UAI

Designer projeta modelos para a Saab Spyker

O britânico Eduard Gray fez uma releitura do modelo 92 no arrojado 92010 e também criou um superesportivo, o Spyker 9+ Tribute

Publicidade
Foto:

O britânico Eduard Gray, da Gray Design, é um dos fãs empedernidos da Saab. Logo após a compra da companhia pela holandesa Spyker, Gray criou um conceito virtual, o Saab Spyker 9+ Tribute, um bólido que reúne o passado da companhia de superesportivos com uma pitada do típico desenho escandinavo. A mais nova criação de Gray é o hatchback 92010 Sixten, uma interpretação moderna da linha 92 criada originalmente por Sixten Sason.

Veja mais fotos das criações da Gray Design!

A numeração brinca com o antigo Saab 92001, mas com um visual bem mais sofisticado do que o original, um pequeno cupê aerodinâmico apresentado em 1949, que deixou saudade com o seu motor 2 tempos. Tão sofisticado que recebeu um número de batismo que é o mesmo código postal de Beverlly Hills, uma rica cidade que faz parte da grande Los Angeles, Califórnia. Com formas agressivas, que lembram ligeiramente o formato de gota do original, o 92010 Sixten poderia ser equipado com uma motorização híbrida.

O 92010 homenageia o clássico 92001, o pequeno cupê da década de 40



De acordo com especulações da imprensa europeia, o executivo chefe da Saab Spyker, Victor Muller, estaria tentado a lançar um compacto retrô para competir com o 500 e Mini Cooper. E a base de inspiração para o carro seria justamente o 9-2.

Leia mais sobre a sueca Saab

Spyker finaliza a compra da Saab.

Veja as manifestações de apoio a Saab.