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Depois das férias - Acabou a preguiça

Você descansou, seu carro não, pois encarou buracos, maresia, areia, poeira, barro e alguns milhares de quilômetros sob sol escaldante. Cuidado é fundamental

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Visibilidade vital: as palhetas sofrem com a exposição ao sol, sujeira e vento

Estava muito bom. Mas tudo que é bom também chega ao fim. Depois de umas férias bem curtidas, é hora de fechar as malas e voltar para casa, para a rotina. Se você fez uma viagem longa, provavelmente seu carro encarou uma verdadeira maratona, tanto na ida quanto na volta, e agora necessita de alguns pequenos cuidados para entrar na rotina longe de problema.

Palhetas

Como seu carro deve ter ficado muito exposto ao sol, poeira, vento e outras ações destrutivas durante sua viagem de férias, confira o estado das borrachas das palhetas do limpador do para-brisa, que podem estar ressecadas. Lembre-se: limpadores em mau estado podem provocar a perda de até 30% da visibilidade.

Suspensão

Com a buraqueira de nossas estradas federais, um dos sistemas do carro que mais sofreu durante a viagem foi a suspensão, que deve ter trabalhado pesado. Portanto, faça uma checagem do sistema (molas, amortecedores, alinhamento, balanceamento, buchas etc.).

Reservatório

Durante a viagem de férias, você provavelmente usou bastante o líquido do reservatório do limpador do para-brisa para retirar a sujeira da estrada (óleo, poeira etc.). Portanto, cheque o nível e complete apenas com produtos adequados. Não use detergente comum, que ataca a pintura. Existem produtos que já vêm prontos para ser despejados no reservatório.

Pneus

Antes da viagem, você provavelmente calibrou os pneus com algumas libras a mais para rodar com o carro carregado. Agora, sem o peso das pessoas e das bagagens, você deve voltar a calibragem para a condição que você roda normalmente na cidade (consulte o manual do veículo), para evitar maior desgaste dos pneus. Aproveite para checar o estado deles, observando se apresentam desgaste irregular, que pode indicar problemas de falta de alinhamento; calibragem errada; alguma "bolha", que indique problemas de impacto, gerados por buracos, pedras etc.; ou cortes, provocados por choques ou impactos.

Porta-malas

Aquelas tralhas (cadeiras de praia, pequenos móveis, peças que foram trocadas etc.) que você levou na viagem e ficou com preguiça de descarregar na volta representam um aumento nas despesas com combustível, pois o consumo vai subir. Livre-se logo deste ?peso morto?, colocando-o no quarto de despejo, em vez de ficar passeando com ele, e aproveite para dar uma geral no porta-malas.

O período de troca do óleo deve obedecer o critério de tempo ou condições de rodagem



Óleo do motor

Você deve ter em mente que, depois de uma viagem de férias, na qual seu carro rodou provavelmente alguns milhares de quilômetros, o período de troca do óleo lubrificante pode ter se aproximado. Portanto, confira quando foi feita a última troca e lembre-se de que esse procedimento deve ser feito por quilometragem ou por tempo, dependendo das condições de uso do veículo. Para se informar melhor, consulte o manual do veículo, no qual consta como deve ser feita a troca e as especificações corretas do óleo. Entretanto, é importante lembrar que alguns manuais estão defasados, pois algumas montadoras alteraram os prazos e as especificações do óleo para um mesmo motor. Neste caso, procure uma concessionária da marca ou um posto de troca que tenha informações mais atualizadas.

Também é preciso levar em consideração que, se durante a viagem de férias seu carro estava rodando próximo do regime "leve" (trânsito livre e fluente, velocidade média acima dos 60 km/h etc.), agora seu veículo vai passar para o regime "severo" (percursos com menos de 15 minutos, como ir e voltar do trabalho, trânsito congestionado, velocidade média abaixo dos 60 km/h etc.), o que reduz bastante o prazo de troca do óleo. Aproveite e troque também o filtro do sistema, pois o óleo sujo e desgastado que fica dentro dele vai contaminar o lubrificante novo.

Faróis

Antes da viagem, você mexeu naquela regulagem (interna ou externa) de altura dos fachos dos faróis para evitar o ofuscamento da visão do motorista que vinha em sentido contrário porque seu carro estava carregado. Agora, não esqueça de voltar a regulagem para o ponto normal (ou seja, para quando o carro está vazio) para que os faróis iluminem melhor, pois, caso contrário, não serão eficientes em médias e longas distâncias.

Lavagem

Se você está preocupado com a proliferação de ferrugem na parte de baixo do carro, devido à ?maresia?, não leve o carro para um banho de água com óleo vegetal (antes era de mamona). Pode ser bom para evitar a oxidação, mas ataca os componentes de borracha e plástico, que atualmente são abundantes nos automóveis. Antes de pedir a alguém para lavar e aplicar cera, retire os respingos de asfalto, atirados pelas rodas, e os pequenos insetos que grudam na carroceria. Nunca use solvente, pois danifica a pintura. Vale lembrar que existem removedores especiais para este tipo de limpeza. Dê uma geral por dentro, aspirando para retirar a areia e poeira, que podem danificar tecidos e couros.