Estava muito bom. Mas tudo que é bom também chega ao fim. Depois de umas férias bem curtidas, é hora de fechar as malas e voltar para casa, para a rotina. Se você fez uma viagem longa, provavelmente seu carro encarou uma verdadeira maratona, tanto na ida quanto na volta, e agora necessita de alguns pequenos cuidados para entrar na rotina longe de problema.
Palhetas
Como seu carro deve ter ficado muito exposto ao sol, poeira, vento e outras ações destrutivas durante sua viagem de férias, confira o estado das borrachas das palhetas do limpador do para-brisa, que podem estar ressecadas. Lembre-se: limpadores em mau estado podem provocar a perda de até 30% da visibilidade.
Suspensão
Com a buraqueira de nossas estradas federais, um dos sistemas do carro que mais sofreu durante a viagem foi a suspensão, que deve ter trabalhado pesado. Portanto, faça uma checagem do sistema (molas, amortecedores, alinhamento, balanceamento, buchas etc.).
Reservatório
Durante a viagem de férias, você provavelmente usou bastante o líquido do reservatório do limpador do para-brisa para retirar a sujeira da estrada (óleo, poeira etc.). Portanto, cheque o nível e complete apenas com produtos adequados. Não use detergente comum, que ataca a pintura. Existem produtos que já vêm prontos para ser despejados no reservatório.
Pneus
Antes da viagem, você provavelmente calibrou os pneus com algumas libras a mais para rodar com o carro carregado. Agora, sem o peso das pessoas e das bagagens, você deve voltar a calibragem para a condição que você roda normalmente na cidade (consulte o manual do veículo), para evitar maior desgaste dos pneus. Aproveite para checar o estado deles, observando se apresentam desgaste irregular, que pode indicar problemas de falta de alinhamento; calibragem errada; alguma "bolha", que indique problemas de impacto, gerados por buracos, pedras etc.; ou cortes, provocados por choques ou impactos.
Porta-malas
Aquelas tralhas (cadeiras de praia, pequenos móveis, peças que foram trocadas etc.) que você levou na viagem e ficou com preguiça de descarregar na volta representam um aumento nas despesas com combustível, pois o consumo vai subir. Livre-se logo deste ?peso morto?, colocando-o no quarto de despejo, em vez de ficar passeando com ele, e aproveite para dar uma geral no porta-malas.
Óleo do motor
Você deve ter em mente que, depois de uma viagem de férias, na qual seu carro rodou provavelmente alguns milhares de quilômetros, o período de troca do óleo lubrificante pode ter se aproximado. Portanto, confira quando foi feita a última troca e lembre-se de que esse procedimento deve ser feito por quilometragem ou por tempo, dependendo das condições de uso do veículo. Para se informar melhor, consulte o manual do veículo, no qual consta como deve ser feita a troca e as especificações corretas do óleo. Entretanto, é importante lembrar que alguns manuais estão defasados, pois algumas montadoras alteraram os prazos e as especificações do óleo para um mesmo motor. Neste caso, procure uma concessionária da marca ou um posto de troca que tenha informações mais atualizadas.
Também é preciso levar em consideração que, se durante a viagem de férias seu carro estava rodando próximo do regime "leve" (trânsito livre e fluente, velocidade média acima dos 60 km/h etc.), agora seu veículo vai passar para o regime "severo" (percursos com menos de 15 minutos, como ir e voltar do trabalho, trânsito congestionado, velocidade média abaixo dos 60 km/h etc.), o que reduz bastante o prazo de troca do óleo. Aproveite e troque também o filtro do sistema, pois o óleo sujo e desgastado que fica dentro dele vai contaminar o lubrificante novo.
Faróis
Antes da viagem, você mexeu naquela regulagem (interna ou externa) de altura dos fachos dos faróis para evitar o ofuscamento da visão do motorista que vinha em sentido contrário porque seu carro estava carregado. Agora, não esqueça de voltar a regulagem para o ponto normal (ou seja, para quando o carro está vazio) para que os faróis iluminem melhor, pois, caso contrário, não serão eficientes em médias e longas distâncias.
Lavagem
Se você está preocupado com a proliferação de ferrugem na parte de baixo do carro, devido à ?maresia?, não leve o carro para um banho de água com óleo vegetal (antes era de mamona). Pode ser bom para evitar a oxidação, mas ataca os componentes de borracha e plástico, que atualmente são abundantes nos automóveis. Antes de pedir a alguém para lavar e aplicar cera, retire os respingos de asfalto, atirados pelas rodas, e os pequenos insetos que grudam na carroceria. Nunca use solvente, pois danifica a pintura. Vale lembrar que existem removedores especiais para este tipo de limpeza. Dê uma geral por dentro, aspirando para retirar a areia e poeira, que podem danificar tecidos e couros.