Há dois aspectos que mais chamam atenção dos aficionados, quando o assunto são os carros-conceito: potência e estilo. Como veículos elétricos ainda são vistos com reservas, do ponto de vista do desempenho, a solução é apelar para o design. Foi o caminho tomado pela Nissan com o Denki Cube, pequeno veículo elétrico, recentemente mostrado para o público norte-americano.
De acordo com o fabricante, o veículo também tem o objetivo de preparar o público dos EUA para um veículo menor, mas impulsionado pelo tradicional motor a combustão. A medida é considerada necessária, já que, mesmo os motoristas de lá, acostumados com veículos grandes e potentes, vão ter que começar a pensar seriamente no consumo na hora de comprar seu próximo veículo.
Na hora de projetar o conceito, os estilistas tinham uma referência bem definida: a geração atual do Nissan Cube, um dos veículos mais populares da marca no Japão. O desafio era seguir no sentido contrário da escola atual de estilo automotivo e, ao mesmo tempo, chegar a um projeto que fosse atraente para o público.
Apesar do manter o estilo minimalista e geométrico do veículo de produção, o Denki Cube recebeu alguns toques exclusivos, entre eles, uma grade frontal, com elementos que remetem ao propulsor elétrico e que inclui uma tomada, para recarregar a bateria, escondida atrás do logotipo da marca. Pisca alerta e farol também ganharam tratamento diferenciado.
Assimétrico
Atrás, o veículo conserva o desenho assimétrico das janelas, com vidros que escondem a coluna C. O efeito é potencializado pelo uso de novas lanternas, que ficam camufladas no próprio pára-choque. O teto, que no modelo de produção é feito em metal, ganhou uma cobertura panorâmica em vidro, que aumenta a sensação de espaço interno. Outros toques mais sutis incluem novas calotas, espelhos retrovisores e uma pintura única em branco perolizado.
Por dentro, a sensação era a de estar dentro da sala de casa. Para tal, uma das três fileiras de assentos foi removida e o entre-eixos, alongado (em 24 cm), para melhorar o espaço interno e também permitir o uso de baterias de maior capacidade. O que nos leva ao novo motor.
O propulsor elétrico do Denki Cube fica no lugar do motor 1.3, de quatro cilindros, do modelo de produção. Mas a principal inovação, de acordo com o próprio produtor, é a bateria de íons de lítio. Sua construção laminada permite que sejam mais compactas e que ofereçam mais energia do que as tradicionais, de forma cilíndrica. A Nissan, inclusive, já criou empresa em parceria com a gigante dos eletrônicos, a NEC, para melhorar as características das baterias e lançar carro elétrico viável, ainda no início da próxima década.
Denki Cube - Pequeno e amigável
Conceito da japonesa Nissan tem como objetivo explorar novas tecnologias de baterias e preparar público americano para o novo compacto, a ser lançado em 2009