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Defeito na roda do Ka pode causar quebra e capotamento

Consumidor que adquiriu rodas do Ka para reposição na rede de concessionárias Ford deve comparecer ao chamado, pois há dificuldade em localizar quem comprou no balcão

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Concessionárias têm poucos rodas em estoque; reposição será feita mediante pedidos



Já faz um mês da divulgação do recall conjunto entre a Ford e a empresa fornecedora de rodas Hayes Lemmerz e, pelo menos nas concessionárias de Belo Horizonte (e os gerentes acreditam que também no interior), ainda não houve procura pela realização do serviço. Em 29 de julho, as empresas anunciaram a constatação de um sério defeito, em um lote de rodas de aço 13 polegadas, que equipam o Ford Ka desde o ano/modelo 1997 ao 2003. Foi constatado que existe a possibilidade de fissura na região central da roda, com risco de sua quebra e consequente perda de dirigibilidade do veículo, o que pode resultar em acidente. Logo, a roda deve ser trocada.

O problema é que, ao contrário da maioria dos recalls, em que o defeito é constatado em peças que equipam originalmente o veículo quando sai da fábrica, todas as rodas que podem apresentar o defeito foram vendidas separadamente, como peças de reposição, em concessionárias autorizadas Ford. E, neste caso, não há como informar diretamente o cliente enviando cartas, como nos recalls tradicionais, pois, segundo a própria Ford, as concessionárias não têm registro dos clientes que compram peças nos balcões. Para complicar, apesar de o número de rodas comercializadas teoricamente ser pequeno, 621 em todo o Brasil, podem ter sido vendidas em um extenso período: de 1º de abril de 2010 a 27 de julho deste ano.

“Recebemos o comunicado da Ford, mas ainda não houve procura”, afirma o gerente de serviços da concessionária Forlan, Alexandre Nader. Ele confirma que o grande problema é fazer contato com o cliente, pois quando o componente é comprado como peça de reposição não é aberta uma ordem de serviço como nos casos em que o carro dá entrada na oficina. “Nesses casos, contatar o cliente por nota emitida é muito difícil”, completa o responsável pelo setor de garantia da oficina da concessionária Pisa, Paulo Henrique Oliveira. Nela também ainda não houve procura pelo atendimento ao recall.

Aliás, o caderno Vrum ouviu todas as revendas autorizadas Ford de Belo Horizonte e nenhuma recebeu contato de cliente até o fechamento desta edição. Os gerentes de oficina, que também não tiveram notícia de procura em concessionárias do interior, afirmam que as rodas, que são de aço (especificação XS 51-1007-AA), costumam ser compradas como estepe ou em caso de acidente em que a roda original foi danificada. Mas nem sempre a substituição é feita na oficina da própria concessionária, já que é comum o consumidor fazer a compra no balcão e levar a peça para troca em oficina não autorizada. As concessionárias também têm poucas rodas em estoque, mas, segundo a Ford, estão disponíveis no depósito de peças da montadora para serem enviadas imediatamente assim que pedidas pelo distribuidor.

Ford Ka Action 2003: recall é para veículos de 1997 a 2003



SAIBA MAIS:
Automóveis, motos e caminhões
Desde o recall das rodas do Ford Ka, divulgado no fim do mês passado, foram convocados oito recalls envolvendo os seguintes veículos: Chevrolet Classic e Montana 11/12 para instalação de reforço no suporte de fixação da suspensão dianteira esquerda; caminhões VW 13-180 e 15-180 Worker e Constellation 2008 a 2011 para troca dos suportes dianteiros das molas dianteiras e respectivos parafusos, arruelas e porcas; motos Kawasaki Ninja ZX 10R importadas, fabricadas em 2011, para reparo de interferência entre a fiação (chicote principal) e o quadro das motocicletas. Pode haver curto-circuito; Subaru Legacy Sedan 2.0 ano/modelo 2010 com transmissão CVT para troca da mangueira do resfriador do óleo da transmissão. Uma trinca pode provocar vazamento do óleo; Jaguar XF para troca do tubo de direção assistida e verificação do nível do fluido de direção (PAS). Há possibilidade de corrosão prematura, com fuga do fluido e risco de incêndio; Honda Accord LX 2005 para reprogramação da unidade de controle eletrônico; Honda New Civic 2008 a 2011 para troca dos parafusos da polia da bomba d’água do motor; Renault Clio 2010 e 2011, Logan 2010 e Sandero 1.0 16V 2010 para troca das travas das válvulas de admissão e de escape do motor.