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Cuidado! Vacilão na pista

Bermudão, óculos, boné, chinelo e aquele monte de tralha no porta-malas. O cara vai se achando para a estrada. Mas na sua bagagem o pacote de segurança ficou para trás

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Vai viajar? Quer que seu carro seja um parceiro nessa empreitada ou apenas uma daquelas malas com a rodinha quebrada que você vai ter que arrastar durante todo o trajeto? Ou pior, quer que ele seja arma carregada, prestes a disparar e colocar em risco a sua vida, da sua família e dos outros? Então faça a checagem dos principais itens de segurança e uma manutenção preventiva no carro, além de tomar alguns cuidados importantes antes de “cair na estrada”.

SAPATO NOVO Pneus são componentes de segurança e merecem atenção especial. Os carecas devem ser substituídos e os meia-vida carecem de cuidados. Os melhores ficam sempre no eixo traseiro, pois assim se diminui a possibilidade de um acidente grave. Isso porque, se um pneu dianteiro estourar, o motorista ainda pode tentar fazer algo, já que tem o controle do volante. Mas, se o estouro for na traseira, fica mais difícil manter o carro na trajetória. Além disso, com os pneus em bom estado na traseira, o motorista obtém melhor controle do carro em curvas. A calibragem dos pneus deve ser feita de acordo com o manual do fabricante, levando-se em consideração o peso adicional da bagagem. Calibre os pneus quando estiverem frios para evitar variações da pressão. Lembre-se, também, de verificar o estepe.

BALANÇO LEGAL O peso adicional das bagagens de férias acaba exigindo mais das suspensões do carro. Por isso, é recomendável fazer uma revisão completa de amortecedores, molas, buchas, batentes etc., e conferir o alinhamento de todo o conjunto. Não existe troca preventiva dos amortecedores aos 40 mil quilômetros. Isso é maracutaia, pois ele pode durar 10 mil ou 100 mil quilômetros, dependendo da utilização (peso, tipo de piso etc.). O componente somente deve ser substituído depois de um apurado e criterioso exame visual, no qual se verifica o estado das buchas, selo, haste etc., além de possíveis vazamentos. Mas o dono do carro deve fazer uma inspeção a cada 15 mil quilômetros ou quando houver alguma irregularidade.

PARANDO NA BOA Não se esqueça de fazer uma revisão do sistema de freios. Se ele já é importante com o carro vazio, imagine com todo esse peso extra da viagem de férias e em uma descida longa e sinuosa, em velocidade mais elevada. Antes da viagem, peça ao mecânico para conferir o estado das pastilhas, lonas, discos, fluido etc., pois isso vai garantir que você pare com segurança, principalmente em uma emergência. Lembre-se de que colocar o câmbio em ponto morto na descida para economizar combustível é coisa do passado e, além de não poupar nada (o sistema somente para de injetar quando há uma marcha engatada), sobrecarrega o sistema de freios, desprezando a ajuda do freio motor.

CORREIAS Na revisão, peça ao mecânico para conferir também as correias (dentada, alternador e ar-condicionado), que podem estar ressecadas ou trincadas, aumentando o risco de arrebentarem durante a viagem. Outro item fundamental é o sistema de refrigeração, que deve passar regularmente por uma checagem completa, mesmo no inverno.
 
SEM VOO CEGO Ver e ser visto é uma das regras básicas de segurança no trânsito. Portanto, regule faróis antes da viagem. Com isso, você evita a perigosa “guerra de luzes”, pois o motorista que trafega em sentido contrário não sabe que o seu farol está desregulado e contra-ataca; e enxerga melhor o caminho à frente. Ao parar em um posto para abastecer ou se alimentar, lembre-se de lavar os faróis, pois isso vai garantir uma iluminação segura e eficiente. Usar farol alto durante a neblina é incorreto, pois o motorista precisa de iluminação numa área mais próxima do carro, principalmente para os lados, para melhorar a visibilidade. O correto é usar o farol baixo. Não ligue a luz de neblina quando estiver trafegando fora dessas condições, pois ela tem a mesma potência da luz de freio e atrapalha bastante a visão do motorista que vem atrás. Outro item fundamental para a boa visibilidade são as palhetas dos limpadores do para-brisa e vidro traseiro, que devem estar em perfeito estado.

LIGADO NA FITA
Respeite os limites do seu corpo, pois quando a sonolência/fadiga se manifesta é sinal de que o cérebro está no limite. Algumas medidas podem ajudar na prevenção de acidentes: procure dormir bem na noite anterior à viagem; evite alimentos de difícil digestão (churrascos ricos em gorduras, feijoada, frituras etc.); evite a ingestão excessiva de cafeína e nicotina, pois são estimulantes que interferem na qualidade do sono; e evite dirigir por longos períodos, programando paradas para descanso, pois 30 minutos de cochilo ajudam muito mais (e de forma saudável) do que qualquer estimulante.

AS TRALHAS Na hora de arrumar a bagagem, não esqueça a segurança. Objetos soltos dentro do carro podem se transformar em poderosas armas, em caso de acidente. Ao contrário do que o nome sugere, o bagagito (espaço que fica entre o banco e o vidro traseiro) não é apropriado para levar nenhum tipo de objeto, pois eles ficam soltos e podem atingir os ocupantes, em caso de acidente ou freada forte, atrapalhar a visão do motorista e danificar a resistência elétrica do desembaçador do vidro traseiro. Para bagagem extra, o motorista pode optar pelo bagageiro de teto, lembrando que eles devem respeitar a lei (a Resolução 577/81 do Contram prevê altura máxima de 50cm, largura não pode ultrapassar a parte de cima da carroceria etc.) e que eles alteram o centro de gravidade (e consequentemente a estabilidade) e aumentam o arrasto aerodinâmico (e, por isso, o consumo de combustível). Nunca carregue o carro acima do limite de carga útil (ocupantes e bagagem), pois isso vai afetar a suspensão, a direção e os freios, comprometendo a segurança do veículo. Consulte o manual do veículo para conhecer este limite.

O QUE LEVAR Uma pequena lista para ajudar a lembrar de (quase) tudo: lanterna com pilhas novas, duas chaves (uma de fenda e outra Philips), água ou suco, lanches leves, remédios (os prescritos e aqueles para enjoo, dor de cabeça etc.), celular carregado, documentos pessoais e do veículo (todos em dia), dinheiro trocado para os pedágios, telefones da seguradora (cartão de seguro do carro), extintor de incêndio em perfeito estado, luvas, um pano velho e cabos para fazer uma chupeta na bateria. Antes de ir para a estrada, não custa nada consultar (no site do Dnit, DER, administradoras de estradas com pedágio etc.) o estado das estradas por onde vai passar, pois isso pode evitar surpresas desagradáveis.