UAI

Cross Coupe - Evocando o concorrente

Volkswagen aproveitou o Salão de Tóquio, realizado no início do mês, para apresentar utilitário-esportivo conceito que incorpora as linhas dos futuros modelos da marca

Publicidade
Foto:


Quem visitou o Salão de Tóquio deste ano certamente deve ter tido uma reação parecida com esta ao deparar com o conceito Cross Coupe no estande da Volkswagen: “Não parece o Range Rover Evoque, lançado este ano pela Land Rover?”. Não apenas parece como também deve ser a imagem do próximo concorrente natural, pois as linhas traçadas pela equipe do designer Klauss Bischoff deverão ser incorporadas pelos próximos utilitários-esportivos e crossovers lançados pela marca alemã, incluindo Tiguan e Touareg. A Volkswagen diz apenas que “testou a reação do público”.

O defletor de ar no teto e as linhas retas do para-choque realçam a traseira

De qualquer forma, o Cross Coupe é um modelo que mistura características de um cupê de quatro portas e de um utilitário-esportivo, com capacidade para quatro pessoas, e, embora seja menor em comprimento do que o Tiguan, tem medida de entre-eixos 26mm maior (2,63m), o que garante um amplo espaço interno. O compartimento de cargas não é tão generoso (cabem 380 litros), mas, com o rebatimento dos bancos traseiros, a capacidade aumenta para 1.230 litros.

BARRAS

A nova filosofia de design continua com o para-choque com dois vincos e as barras horizontais na grade dianteira. Mas essas últimas estão mais integradas aos faróis bixênon do Cross Coupe. As luzes de LED abaixo do para-choque parecem herança dos Audi, assim como as lanternas traseiras (se parecem muito com as do A4), enquanto a linha de cintura alta realça a impressão de um crossover. Na traseira, destacam-se também a linha reta do para-choque e o defletor de ar no teto. As rodas de 20 polegadas e as saídas duplas e estilizadas de escape não deixam dúvidas quanto às intenções esportivas do carro.

Poucos comandos no painel e vermelho nos bancos

Por dentro, o habitáculo é bem dividido para os quatro ocupantes, tanto na frente quanto atrás. Os bancos esportivos têm duas cores: vermelha no centro e branca nas laterais. O acabamento também mistura detalhes em alumínio. O painel é quase livre de botões, com dois botões rotativos para ajuste do sistema de climatização e uma tela central, do tipo touchscreen, que pode ser completamente programada e comanda os sistemas de tração integral, entretenimento, áudio, navegação e menu de telefone.

O sistema de propulsão é outra atração do VW Cross Coupe, que combina três motores, sendo um turbo a gasolina, que gera 150cv, e dois elétricos, que desenvolvem 54cv e 116cv. Os dois primeiros movimentam as rodas dianteiras, enquanto o segundo envia força para as traseiras e somente é utilizado quando o carro está rodando no modo puramente elétrico (na cidade) ou quando a opção de tração integral é ativada. O conjunto fornece a potência total de 265cv, o que possibilita aceleração até 100km/h em 7 segundos e velocidade máxima de 201km/h. Segundo a Volkswagen, o conceito consegue média de consumo de 37km/l.