UAI

Confira quais modelos são mais seguros no novo índice divulgado pelo Cesvi

Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) divulga seu novo Índice de Segurança que aponta Volvo XC90 e Ford Focus como os veículos mais seguros vendidos no Brasil

Publicidade
Confira quais modelos são mais seguros no novo índice divulgado pelo Cesvi
Confira quais modelos são mais seguros no novo índice divulgado pelo Cesvi Foto: Confira quais modelos são mais seguros no novo índice divulgado pelo Cesvi

O Volvo XC90 Inscription é o veículo mais seguro vendido no Brasil, enquanto o Ford Focus Titanium Plus é o primeiro em segurança entre os mais comercializados no país. Esse é o resultado da edição mais recente do Índice de Segurança do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), que divulga o ranking desde 2008. A classificação é baseada no nível de itens de segurança que equipam os principais modelos vendidos no nosso mercado, e a novidade desta edição foi a atualização dos critérios usados para ranquear os veículos, já que os recursos de segurança evoluem a cada ano.

De acordo com os novos critérios, além do tradicional índice numérico (onde quanto menor o valor mais bem avaliado é o veículo), a avaliação também é feita em estrelas, de acordo com o desempenho do veículo nos cinco grupos de equipamentos, sendo que a pontuação máxima é de cinco estrelas. Para dar maior equilíbrio ao resultado, cada grupo de equipamentos tem peso diferente, de acordo com sua importância. O Cesvi estudou nada menos que 47 itens de segurança, que vão da estrutura do veículo até tecnologias que evitam acidentes sem a intervenção do motorista. Com essas duas classificações, estrelas e numérica, fica mais fácil perceber qual modelo é superior em segurança.

GRUPOS Os grupos mais importantes, tendo 30% de peso cada um, são os que envolvem a segurança ativa – ou seja, aqueles itens que atuam para prevenir um acidente, como freios ABS e controles eletrônicos de tração e estabilidade – e a segurança passiva, aqueles equipamentos que amenizam os danos aos ocupantes quando o acidente é inevitável, como cintos de segurança, airbags, sistema Isofix para fixação de assentos infantis e barras de proteção lateral (ao todo, são 18 itens nesse grupo).

O grupo de assistência à condução, com peso de 20%, foi inserido agora. São 16 itens, que vão de sofisticados detectores de faixa de rodagem e limitadores de velocidade ao bom e velho desembaçador traseiro. Com 15% de peso na classificação está a assistência à segurança, que contempla cinco itens: alerta de desativação de airbag, alerta de uso de cinto de segurança para motorista e passageiro, alerta de uso de cinto para todos os ocupantes e detector de fadiga. O último grupo, de itens de proteção ao pedestre, tem peso de 5%, onde somam pontos equipamentos raros, como capô ativo, barra de proteção ao pedestre e airbag para pedestre.

RESULTADOS De acordo com o Cesvi, o ranking divulgado corresponde a 90% dos veículos novos comercializados no ano passado. Foram estudadas 293 versões de 58 modelos de 14 marcas de veículos. Entre os veículos mais vendidos do mercado, o modelo que reúne mais equipamentos de segurança é o Ford Focus na versão Titanium Plus, seguido pelo Jeep Renegade Limited Edition e Ford Ranger Limited. Versões menos equipadas desses modelos se alternam até a 11ª colocação. O 12º do ranking é o Volkswagen Golf GTI. O único modelo testado pelo Cesvi a alcançar cinco estrelas foi o Volvo XC90, que ficou de fora do ranking por não estar entre os mais vendidos. O modelo conseguiu a quinta estrela por contar com a assistência ao pedestre. O sueco também obteve uma excelente classificação numérica, 14 pontos, enquanto o Focus ganhou 22 (lembrando que quanto menor a nota, mais seguro é o veículo). O ranking completo está disponível no site do Cesvi Brasil.