UAI

Confira a lista de carros premiados no Brazil Classics Show'2016

Um dos mais importantes do gênero no Brasil, encontro de automóveis antigos em Araxá reuniu cerca de 300 exemplares. Prêmio máximo foi dado ao Lincoln K Coupe Le Baron V12 1936, único no país

Publicidade
Confira a lista de carros premiados no Brazil Classics Show'2016
Confira a lista de carros premiados no Brazil Classics Show'2016 Foto: Confira a lista de carros premiados no Brazil Classics Show'2016

Bugatti 57 Stelvio DropHead Coupé 1939

Araxá - Alguns dos mais emblemáticos automóveis antigos do mundo voltaram a encantar o público durante a 22ª edição do Encontro Nacional de Automóveis Antigos, ou Brazil Classics Show'2016, que terminou no último domingo (29) no Complexo do Barreiro. Bienal, o evento é considerado um dos mais importantes do gênero no Brasil e reuniu cerca de 300 preciosidades, pertencentes aos principais colecionadores e negociadores do país.

Neste ano o destaque ficou para os modelos europeus, presentes em maioria. A consagração maior, contudo, ficou com um clássico norte-americano: o Lincoln K Coupe Le Baron V12 1936 do mineiro Rubio Fernal, de Carmo da Mata (Região Centro-Oeste do estado), recebeu o Troféu Roberto Lee, que premia o carro mais representativo da mostra.

Em sua primeira aparição ao grande público, o único exemplar do Lincoln em território brasileiro enfrentou clássicos de peso na escolha, como o Rolls-Royce Phantom V PV série James Young de 1967 e o Packard Saoutchik 1931. Produzido entre 1930 e 1940, o modelo K foi o precursor do Lincoln Continental, considerado um ícone da divisão de automóveis de luxo da Ford nos Estados Unidos. O motor 6.3 V12 foi aplicado ao modelo a partir de 1933.

Cerca de 300 preciosidades foram exibidas no Complexo do Barreiro, em Araxá

Outros clássicos de alto quilate foram o Bugatti 57 Stelvio DropHead Coupé 1939, também único no Brasil e desenhado por Jean Bugatti, filho de Ettore, fundador da marca, e o francês De Dion-Bouton 1902.



Lincoln K Coupe Le Baron V12 1936 recebeu o Troféu Roberto Lee (The Best of Show)

Para marcar os 130 anos da invenção do automóvel, a Mercedes-Benz, patrocinadora do encontro, expôs uma réplica do Patent MotorWagen 1886. Primeiro veículo automotor do mundo e criado pelo alemão Carl Benz, o triciclo ficou conhecido por ter sido testado por sua esposa, Bertha. Em 5 de agosto de 1888, Bertha acelerou os 0,9cv de potência a 400rpm do MotorWagen num percurso de cerca de 100 quilômetros, entre duas cidades da Alemanha. A invenção pioneira ajudou a aperfeiçoar o automóvel, abrindo caminho para uma nova era de mobilidade.

Packard 1931 encarroçado pela firma francesa Saoutchik

“Estima-se que no Brasil o antigomobilismo tenha aproximadamente 10 mil praticantes e a cada ano milhões de pessoas são atraídas pelos diversos encontros de modelos clássicos que ocorrem em todos os estados”, afirma o presidente do Veteran Car Club de Minas Gerais, organizador do encontro, Otávio Pinto de Carvalho.

Bugatti 57 Stelvio DropHead Coupé 1939

ATRAÇÕES Além da exposição dos antigos, o Brazil Classics Show'2016 manteve a tradição do passeio dos automóveis pelas ruas de Araxá, leilão de veículos na noite de sexta-feira (27) e o famoso “mercado de pulgas”, com peças das mais variadas para os clássicos e os aficionados – desde emblemas e lanternas a vestuário e telas de pintura. A Mercedes-Benz ofereceu ainda a oportunidade de os visitantes realizarem test-drive nos modelos Classe C e GLA.

Confira a lista de automóveis laureados nas categorias do encontro:


- Troféu Roberto Lee (The Best of Show)


LINCOLN K LE BARON COUPE V12 1936 - Rúbio Fernal

- Prêmio preservação histórica

LANCIA ASTURA FARINA 1938 – Irmãos Marx

- Veículos nacionais

SIMCA JANGADA 1965 - Antonio Forte Guedes
CHEVROLET OPALA 1974 - Eduardo Caronne Costa Filho
PUMA DKW GT 1972 (2) - Ailton de Carvalho Gracia

 

Puma GTB 1977

PUMA GTB 1977  - Flávio Carvalho
FORD GALAXIE LANDAU 1979 - Ricardo Kamil Malta

- Melhor esportivo nacional (Premio Flávio Steinbruch)

PUMA DKW - Renato Malcotti

- Produzidos até 1939

Dupla de Cord 1956 e 1957

CORD 1956 - Museu JORM
CORD 1957 - Museu JORM
GRAHAM HOLYWOOD 1939 -   Museu JORM
AUBURN 1929 - Rúbio Fernal
MARMON 1929 - Marcus Vinícius Meduri
WILLYS WHIPPET 1928 - Alvaro Falanga Tognini

- Décadas de 1940 e 1950

JEEP WILLYS MB MILITAR 1943 - Miguel José Saliba Neto
NASH STATESMAN 1950 - Rúbio Fernal
LINCOLN CONTINENTAL 1941 - Léo Steibruch
CHEVROLET BELAIR 1956 - Maurílio de Almeida Alvim

 

Fiat Gran Lucce 1900 B

FIAT GRAN LUCCE 1900 B – 1956 - Alberto Clementino Brunet

- Décadas de 1960 a 1980

LAMBORGHINI ESPADA 1972 - Paulo Souza Lima Junior
LAMBORGHINI MIURA 1969 - José Claudio Gonçalves
TRIUMPH GTG MK3 1972 -  João Daniel Rassi
DE LOREAN 1981 - Museu JORM
DE TOMASO PANTERA  1972 - Alfonso de Castro Gonzales
DE TOMASO MANGUSTA 1969 - Bruno Henriques
FORD TORINO GT 1968 - Fernando Félix da Silva
FORD MUSTANG 1967 - Roberto Moreira
CHEVROLET EL CAMINO 1968 - Bruno Massini
CHEVROLET IMPALA 1960 - Mauro Ribeiro Lopes
ROLLS-ROYCE PHANTOM V PV 23 1967 - Nelson Rigotto Gouvêa

- Picapes

Ford F100 1971

FORD F100 1971- Júlio Cesar Diniz
CHEVROLET C14 1964 - Mário Tittoto

- Troféu FBVA

PACKCARD SAOUTCHIK 1931 - Ricardo Beira

- Troféu Lalique
Entregue a uma personalidade que se destaca no trabalho de crescimento e reconhecimento do antigomobilismo

- PAULO LOCO FIGUEIREDO

- Prêmio Especial Sobre Pressão

Vespa 150 Super 1980 e Ford Thunderbird 1956

FORD THUNDERBIRD 1956
VESPA 150 SUPER 1980 - Joana Morrison Gouvêa

Fonte: Veteran Car Club de Minas Gerais