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Confira a avaliação técnica do novo Picanto

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Foto:

Estilo marcante, com linha de linha de cintura ascendente, faróis enormes e capô curto

AVALIAÇÃO técnica

Acabamento da carroceria

O capô e a tampa traseira estão descentralizados. As quatro portas têm pontos com desnivelamento entre si e a carroceria. A qualidade da pintura é boa. As portas não têm friso protetor e é boa a montagem das minissaias nas soleiras. REGULAR

Vão motor

O capô é muito leve e tem ótimo ângulo de abertura. O resultado da insonorização é muito bom em relação ao habitáculo. O acesso à manutenção é razoável. POSITIVO

Altura do solo

Raspa a aba inferior do para-choque dianteiro em saída de garagem com desnível e ao trafegar sobre piso de terra um pouco irregular. Não tem chapa protetora para a parte inferior do motopropulsor, que tem uma boa distância do solo. REGULAR

Climatização

Apresentou bom funcionamento. São quatro as velocidades da caixa de ar e cinco as opções de direcionamento do fluxo. É por comando manual, está bem vedado e a rumorosidadede funcionamento é satisfatória. POSITIVO

Freios

Não tem ABS. O pedal de freio tem boa sensibilidade e o freio de estacionamento atuou normal. Apresentaram comportamento dinâmico positivo, com reações homogêneas nos dois eixos, e boa desaceleração. Em frenagem de emergência simulada manteve a trajetória imposta e o espaço percorrido foi coerente com a velocidade. Numa utilização severa em longa descida sinuosa, com frenagens fortes na entrada das curvas, a resistência térmica foi razoável. POSITIVO

Câmbio

A embreagem é macia, tem boa progressividade e curso. A qualidade de engate é ótima e o curso da alavanca correto. As relações de marchas/diferencial atendem bem o peso e rendimento do motor, mas as trocas são mais constantes com carga máxima e ar-condicionado ligado. POSTIVO

Motor

Surpreendeu a sua performance e dirigibilidade proporcionada para a cilindrada. A construção e arquitetura são muito modernas, com três cilindros, comando variável e curva que fica pouco a dever a um 1.4. O seu acionamento é por corrente, mais prático, e a rumorosidade de funcionamento é muito baixa, somado ao baixo ruído de aspiração do filtro de ar com sua tomada frontal (ar frio) e caixa de ressonância eficiente. Com 400kg de carga útil e ar-condicionado ligado é aceitável a perda em aceleração e retomadas de velocidade. POSITIVO

Vedação

Boa contra água e poeira. POSITIVO

Nível interno de ruídos

Ao trafegar sobre piso de paralelepípedo, terra e asfalto ruim surgem vários ruídos no habitáculo. O efeito aerodinâmico inicia-se a 110km/h. NEGATIVO

Suspensão

A estabilidade é muito boa. Contorna curvas em velocidade com precisão e inclinação mínima da carroceria. O conforto de marcha não tem um bom acerto pelo grau da transferência das imperfeições do solo, principalmente pela suspensão traseira para um hatch leve e com motor de baixa potência. Em algumas situações as suspensões não são silenciosas. REGULAR

Direção

A coluna de direção tem ajuste em altura com bom curso, e o volante, boa pega. A assistência é elétrica progressiva, que proporciona conforto/leveza no uso urbano e para estacionar, sendo firme e segura em velocidades mais altas. O diâmetro de giro é pequeno, o que favorece manobras em espaços limitados, e a velocidade do efeito retorno satisfaz. A precisão na reta e em curvas é satisfatória. POSITIVO

Iluminação

Há luz de cortesia somente no porta-malas. No teto tem uma única lanterna junto ao retrovisor com resultado razoável em iluminação para o habitáculo. O quadro de instrumentos tem iluminação permanente e boa leitura. Os faróis têm parábola única e apresentaram eficiência normal no alto/baixo. Contam com o auxílio de faróis de neblina. Não tem de série regulagem elétrica de altura dos fachos. POSITIVO

Limpador de para-brisa

A área varrida no para-brisa do lado do condutor prejudica o campo de visão, pois deixa uma área junto à coluna A sem limpar. Os esguichos são eficientes (para-brisa/vidro traseiro), assim como a qualidade das palhetas e campo de visão traseiro. É fácil o acesso ao reservatório de água instalado dentro

do vão do motor. REGULAR

Estepe/ macaco

O estepe é específico para pequenos deslocamentos, com velocidade máxima de 80km/h. Está dentro do porta-malas sob as bagagens. A operação de troca é normal e conta com o auxílio de quatro prisioneiros fixos por cubo que ajudam na centralização e apoio na troca. Essa solução de estepe diferente dos de uso não é funcional nem prática no Brasil.

Ferramentas

Há uma chave de boca de 10x12mm e uma chave de fenda combinada com Philips. POSITIVO

Alarme

Somente a porta do condutor tem abertura/fechamento do vidro por um toque e o sistema antiesmagamento atuou com precisão. A chave de ignição é especial do tipo canivete com teclas de travar/destravar as portas. Existe proteção perimétrica das partes móveis, mas não tem a volumétrica contra invasão pela quebra dos vidros. REGULAR

Volume do porta-malas

O declarado pela fábrica é de 200 litros e o encontrado foi de 180 litros, com a tampa do bagagito fechada e apoiada nos suportes laterais, além do fechamento suave da tampa traseira.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Palavra de especialista

Mudou para melhor

DANIEL RIBEIRO FILHO

ENGENHEIRO

Com o Picanto, a Kia está muito bem representada no Brasil no segmento dos subcompactos. Em relação ao modelo anterior permaneceu somente o nome e mudou para melhor. É um automóvel muito agradável de dirigir na cidade e satisfaz em rodovias. O novo e moderno motor de três cilindros flex de 12 válvulas e comando variável merece destaque pela dirigibilidade proporcionada para a sua cilindrada e curva (potência/torque x rpm) gerada. O seu amplo pacote de equipamentos de conforto/conveniências, e tecnologia/segurança é ótimo, mas peca por não ter ABS de série.

Comandos dos vidros têm fácil visualização no puxador da porta

Ficha técnica

MOTOR

Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 998cm³ de cilindrada, que desenvolve 77cv a gasolina e 80cv de etanol de potência máxima a 6.200rpm e 9,6kgfm (g) e 10,2kgfm (e) de torque a 4.500rpm

TRANSMISSÃO

Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas

DIREÇÃO

Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS

Dianteira independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira com eixo de torção / 5 x 14 polegadas (em liga leve) / 165/60 R14

FREIOS

Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira

CAPACIDADES

Do tanque, 35; de carga (ocupantes e bagagem), 400kg