Monterey (EUA)
No domingo passado, em sua 57ª edição, havia cerca de 200 automóveis de 12 países que atraíram cerca de 15 mil pessoas, pagando cada uma a bagatela de US$ 175 (R$ 350) para curtir de perto por algumas horas as preciosidades expostas.
E está enganado quem pensa que colecionador inscreve seu carro para o encontro: a comissão organizadora é que decide quem merece figurar na praia e faz o convite. Com todas as despesas pagas. Pelo proprietário, é claro. Este ano vieram automóveis da Itália, Suíça, Holanda e até do outro lado, do mundo como Hong Kong, Austrália e Argentina.
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA!
Os organizadores do encontro - que sempre acontece no terceiro domingo de agosto - limitam em 200 o número de carros expostos e escolhem cada ano algumas marcas de destaque. Desta vez foram três americanas do grupo Duesenberg-Auburn-Cord e a inglesa Aston Martin.
Claro que os mais raros e famosos destas quatro marcas estavam expostos no lugar de honra do evento. O Aston DB 5 usado por James Bond era um deles. Entre os Duesenberg, os que pertenceram a Clark Gable e Gary Cooper.
Além das raridades, que são referência mundial em termos de qualidade de restauração, duas categorias com predicados radicalmente opostos também eram destaque: os hot-rods, na contramão da originalidade e os preservados, automóveis intocados desde que deixaram a linha de montagem. Alguns, há quase 100 anos.
À tarde, para finalizar o evento, o desfile dos melhores de cada categoria e a apoteose com o Best of Show, prêmio levantado esse ano pelo Duesenberg SJ 1935, carro produzido para as pistas e que recebeu o apelido de "Mormon Meteor", do colecionador americano Ab Jenkins.