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Concessionárias de BH traçam estratégias para contornar alta do IPI

Embora haja um receio geral dos consumidores sobre o real aumento repassado, algumas marcas decidiram não alterar a tabela de preço dos veículos

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O anúncio da alta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados de marcas que não preenchem os quesitos impostos pelo governo brasileiro causou uma verdadeira corrida às concessionárias de Belo Horizonte. Embora haja um receio geral dos consumidores sobre o real aumento repassado, algumas marcas decidiram não alterar a tabela de preço dos veículos.

Entre os requisitos estabelecidos para se livrar do aumento do imposto, estão o investimento em tecnologia, o uso de 65% de componentes nacionais (do Brasil e da Argentina). As montadoras também terão de cumprir pelo menos seis de 11 requisitos.

JAC Motors
O presidente da JAC Motors, Sérgio Habib, disse no último domingo que os carros da marca não teriam reajuste de preço. O modelo de entrada, o hatch J3 continua custando R$ 37.900 e o sedã R$ 39.900. A concessionária da marca em Belo Horizonte registrou um aumento de 30% no movimento nesta semana. Pelo fato de a marca manter um estoque já nacionalizado, os veículos podem ser entregues imediatamente. No entanto, a JAC afirma que os valores serão mantidos mesmo para os veículos que ainda serão importados.

Chery
A montadora chinesa, que conseguiu liminar na Justiça do Espírito Santo, para suspensão provisória da cobrança do IPI, ainda não redefiniu a tabela de preços. Na concessionária Chery Beijing, localizada na Avenida Barão Homem de Melo, o modelo de entrada, QQ, que custava R$ 24.990 antes da mudança da alíquota, além de não ter novo preço definido, o consumidor terá de esperar 120 dias para a chegada do carro. Procurada pela reportagem, a Beijing, não quis comentar o assunto, mas informou que a tabela com os novos valores será concluída na próxima segunda-feira.

Audi
A Audi informou que possui estoque de aproximadamente 900 carros 2011 já nacionalizados e, que esses não sofrerão aumento. Contudo, os modelos 2012 terão alta gradativa de preços: o reajuste será de 10%, válido até 31 de outubro deste ano. Em BH, a concessionária Audi Carbel, mantém o A1 2011, por exemplo, em estoque, mas reajustou o preço em R$ 1mil, custando R$ 90.900. A concessionária alega ainda que o aumento nada tem a ver com o novo imposto, se tratando de um ágio, por ser um lançamento.

Kia
As concessionárias Kia não alteraram os preços, porém não aplicam mais os bônus oferecidos antes da alta do IPI para importados.

Hyundai
A concessionária Caoa, na capital mineira, já reajustou o preço de alguns de seus modelos. O hatch I30, por exemplo, saltou de R$ 55 mil para a partir de R$ 57 mil. Ainda é possível encontrar o sedã Sonata por R$ 97 mil, mas o valor será reajustado para R$ 102 mil equiparando a tabela normal do carro.

Em 60 dias, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior verificará a habilitação das empresas que cumprem os requisitos não terão aumento de imposto. Além disso, as empresas terão prazo de 15 meses para manterem ou ampliarem os investimentos em tecnologia.