Crossover, palavra em inglês que significa algo como atravessar uma barreira ou obstáculo. No setor automotivo é usada para carros com características de mais de um segmento, mais especificamente, para os veículos que têm habilidade de fora-de-estrada, mas mantêm aspectos de dirigibilidade e construção mais próximos dos carros de passeio.
Além disso, o crossover é a nova febre entre os construtores. Com os SUVs começando a ficar um pouco fora de moda, quem quer se manter no segmento dos utilitários tem que ter crossover. A mais nova representante do clube é a BMW, com o seu Concept X6, que, por enquanto, é um conceito, mas vai dar origem ao terceiro modelo da série X.
Levando-se em consideração a vocação esportiva da BMW, não é de surpreender que na hora de projetar o seu crossover tenha projetado um carro que, em vez de ter aparência de perua superdesenvolvida, é misto de utilitário com cupê. A marca tem até mesmo a pretensão de inaugurar novo segmento, o dos SACs (Sport Activity Coupé).
Em termos de estilo, por exemplo, a frente é praticamente a mesma do renovado X5, mas a lateral revela um hatch com linha de cintura alta e ascendente e vidro traseiro bastante inclinado, numa referência aos esportivos cupês da Série 6. Outra característica particular que o X6 incorpora é o balanço curto (distância entre as rodas e o pára-choque) dianteiro e longo traseiro, típicos de modelos esportivos.
No entanto, uma outra olhada remete novamente aos utilitários. Para começar, são quatro portas, característica pouco comum em um verdadeiro cupê. Os arcos de roda, com pára-lamas proeminentes e a generosa altura do solo, são indicações de que o modelo está preparado para enfrentar terrenos não tão bem pavimentados.
As dimensões também não deixam dúvidas sobre a singularidade do modelo. Com 1,70 m de altura, 1,98 m de largura, 4,88 m de comprimento e 2,93 m de entre-eixos, o tamanho do X6 está além da maioria dos cupês.
Tecnicamente, a BMW destaca a estréia do sistema Dynamic Performance Control (controle dinâmico de desempenho), que distribui a força entre as rodas de acordo com a condição de direção, aumentando, sempre que necessário, o torque no eixo traseiro. O principal objetivo é melhorar a estabilidade, principalmente em curvas.
Na apresentação, o fabricante não forneceu detalhes sobre motores, peso ou desempenho do X6, mas as especificações técnicas não devem ser muito diferentes do utilitário X5.