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Concept X6 - Cara de um, bumbum de outro

Conceito da BMW mistura cupê e utilitário-esportivo em um só veículo. Com objetivo de criar novo segmento, protótipo deve dar origem a novo modelo de nicho da marca

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Crossover, palavra em inglês que significa algo como atravessar uma barreira ou obstáculo. No setor automotivo é usada para carros com características de mais de um segmento, mais especificamente, para os veículos que têm habilidade de fora-de-estrada, mas mantêm aspectos de dirigibilidade e construção mais próximos dos carros de passeio.

Além disso, o crossover é a nova febre entre os construtores. Com os SUVs começando a ficar um pouco fora de moda, quem quer se manter no segmento dos utilitários tem que ter crossover. A mais nova representante do clube é a BMW, com o seu Concept X6, que, por enquanto, é um conceito, mas vai dar origem ao terceiro modelo da série X.

Levando-se em consideração a vocação esportiva da BMW, não é de surpreender que na hora de projetar o seu crossover tenha projetado um carro que, em vez de ter aparência de perua superdesenvolvida, é misto de utilitário com cupê. A marca tem até mesmo a pretensão de inaugurar novo segmento, o dos SACs (Sport Activity Coupé).

Em termos de estilo, por exemplo, a frente é praticamente a mesma do renovado X5, mas a lateral revela um hatch com linha de cintura alta e ascendente e vidro traseiro bastante inclinado, numa referência aos esportivos cupês da Série 6. Outra característica particular que o X6 incorpora é o balanço curto (distância entre as rodas e o pára-choque) dianteiro e longo traseiro, típicos de modelos esportivos.

Modelo tem o balanço dianteiro curto e o traseiro longo, característica comum aos esportivos, e as laterais revelam um hatch com linha de cintura alta e ascendente, numa referência aos cupês da Série 6


No entanto, uma outra olhada remete novamente aos utilitários. Para começar, são quatro portas, característica pouco comum em um verdadeiro cupê. Os arcos de roda, com pára-lamas proeminentes e a generosa altura do solo, são indicações de que o modelo está preparado para enfrentar terrenos não tão bem pavimentados.

As dimensões também não deixam dúvidas sobre a singularidade do modelo. Com 1,70 m de altura, 1,98 m de largura, 4,88 m de comprimento e 2,93 m de entre-eixos, o tamanho do X6 está além da maioria dos cupês.

Tecnicamente, a BMW destaca a estréia do sistema Dynamic Performance Control (controle dinâmico de desempenho), que distribui a força entre as rodas de acordo com a condição de direção, aumentando, sempre que necessário, o torque no eixo traseiro. O principal objetivo é melhorar a estabilidade, principalmente em curvas.

Na apresentação, o fabricante não forneceu detalhes sobre motores, peso ou desempenho do X6, mas as especificações técnicas não devem ser muito diferentes do utilitário X5.