Fala-se muito de combustíveis alternativos em todo o planeta. Com exceção do Brasil, em que os veículos flex são utilizados em larga escala, Europa e Estados Unidos ainda têm número reduzido da frota equipada com essa tecnologia e ensaiam passos para depender cada vez menos do petróleo. O Saab 9-4X BioPower é um projeto, mas com todo jeito que se tornará realidade em breve e foi apresentado no Salão de Detroit, em janeiro.
O Crossover de linhas pouco inovadoras é equipado com motor turbo de quatro cilindros 2.0 que pode receber o E85 (com 85% de álcool e 15% de gasolina) e tem 300 cv de potência. O 9-4X é o primeiro carro da Saab com a tecnologia BioPower com tração integral nas quatro rodas. Todo de alumínio, o motor é preparado para oferecer uma potência de 150 cv por litro e 41 kgfm de torque. O motor tem taxa de compressão elevada, 10.5:1, ao invés de 9.2:1, para uma aplicação de somente gasolina, pois o E85 tem classificação de octanagem mais alta do que a gasolina. A eficiência do motor é também melhorada pela injeção direta (ID) e tempo de válvula continuamente variável (VVT) em ambos os lados, admissão e escape, que melhora a resposta turbo em velocidades baixas do motor, bem como contribui com uma dispersão ainda mais ampla de torque.
Além de todo arsenal de sistemas eletrônicos de estabilidade e freios, o 9-4X tem absorção de capotamento para a implementação dos airbags da cortina lateral. Os assentos dianteiros também são equipados com o novo SAHR (sigla em inglês para restrições ao movimento da cabeça), que ajuda a reduzir o risco de ferimentos graves no pescoço. A tração integral Saab XWD distribui o torque entre os eixos de forma eletronicamente controlada, por um diferencial de deslizamento traseiro.
Com espaço para quatro passageiros, interior tem traços típicos da marca, com símbolos da empresa no ramo da aviação, como o velocímetro em forma de altímetro e raios do volante semelhantes a asas. A luz que reveste o interior combina com a proposta do motor e é verde.