Por pouco, a Toyota não ultrapassou a General Motors em venda de veículos no ano passado. Mas a escalada dos japoneses continua, com a sensibilidade habitual para entender as expectativas do mercado e criar produtos que se encaixem nas necessidades de consumo. No Salão de Detroit, em janeiro, um dos conceitos apresentados pela marca foi a picape A-Bat, que, além de ser menor que as mais vendidas americanas (Ford F-150 e Chevolet Silverado), tem desenho que a aproxima de um veículo de passeio e a tão propalada tecnologia ambiental, a meca para qual o mercado norte-americano está voltada, devido, é claro, ao preço elevado do petróleo.
A A-Bat é uma picape de cabine estendida, com dois motores: um de quatro cilindros e outro elétrico. A flexibilidade não fica apenas na propulsão. Se a divisória entre a caçamba e o interior for rebatida, o espaço da caçamba cresce de 122 cm para 183 cm em comprimento. Espaço, aliás, muito bem dividido, iluminado e repleto de itens: como divisão para a carga sob o assoalho, gavetas nas laterais, lanterna e kit de primeiros socorros em locais apropriados.
O entre-eixos da A-Bat é de 2,85 m e tem 4,60 m de comprimento. Os excessos de lata na lateral "engordam" a picape e conferem aspecto robusto ao conceito. No interior, porém, a leveza dá o tom, com painéis solares no topo do quadro de instrumentos, para captar energia. As tomadas estão no console central, que, assim como todo o interior, é revestido em alumínio e fibra de carbono, usados para reduzir o peso. O sistema de alimentação solar permite ligar uma série de aparelhos, entre eles, computador portátil e equipamentos de som.
As rodas aro 19 ficam discretas se comparadas com desenho encorpado, principalmente em relação às colunas traseiras largas. Desenvolvida pelo Centro de Estilo da Toyota, em Newport Beach, na Califórnia (EUA), as portas se abrem de forma suicida, para facilitar o acesso ao habitáculo. De acordo com os criadores do conceito, o desenho da A-Bat é inspirado na lateral em forma de trapézio do híbrido Prius. Outra fonte de inspiração dos criadores da Toyota foram os caminhões militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).