UAI

Conceito da Mercedes-Benz pode dar origem ao novo CLS

O F800 Style, que tem apresentação marcada para o Salão de Genebra, aponta a nova linha de estilo da marca e é capaz de se guiar sozinho

Publicidade
Foto:

A Mercedes-Benz revelou as primeiras imagens e dados do F800 Style, um conceito de três volumes que antecipa as formas do novo CLS e também a futura orientação de estilo da marca. A matriz é o superesportivo SLS AMG, um bólido retrô. O capô longo, com uma frente em cunha que remete aos antigos modelos da estrela de três pontas, se junta ao estilo curvilíneo e esportivo dos cupês de quatro portas, uma tendência de estilo que o CLS original introduziu em 2004. Uma substituição já antecipada ao menos em silhueta por uma escultura exibida no Salão de Detroit, realizado no mês passado. O F da denominação significa que este é mais um modelo ecológico da linha Fascination de conceitos, na qual a marca já antecipou outros carros de produção, como o novo Classe E e o Classe B, que ainda será lançado.

Veja mais fotos do Mercedes-Benz F800 Style!

A esportividade é confirmada a pela estrela em destaque no centro da larga grade. As linhas curvas da grade do radiador são contornadas pelas entradas de ar. A modernidade está em cada detalhe, em especial nos faróis em filete iluminados por LEDs, tal como as lanternas. O teto em arco, uma assinatura do CLS original, permanece no perfil, que foi dinamizado por um vinco inferior que ascende a partir das rodas dianteiras, um recurso que busca dar uma sensação de movimento.

O jeito retrô também recebe outros toques como os belos vincos em ondas iniciados nos para-lamas dianteiros para continuar pelos traseiros. Quando colocado lado a lado com o CLS, o F800 Style mostra que cresceu em quase todos os quesitos. Se o comprimento é 18 centímetros menor ? 4,73 metros contra 4,91 m ?, a largura e a altura são 6 cm maiores, com respectivamente 1,93 m e 1,44 m. O entre-eixos conta com 2,92 m, contra 2,85 m do predecessor.

Mecânica verde

A base motriz se destaca tanto quanto o estilo arrojado. De acordo com a Mercedes, o F800 Style pode ser movido a energia elétrica provida de duas formas: células de combustível, capazes de proporcionar uma autonomia em torno de 600 km, ou como um híbrido "plug-in", que pode ser recarregado na rede de energia e rodar até 30 km apenas com eletricidade. Os sistemas não prejudicam o espaço disponível para os cinco passageiros e para bagagens, com 440 litros de capacidade no porta-malas. O fabricante germânico afirma que tanto um quanto outro sistema estão muito próximos de serem aplicados em seus modelos de série.



O sistema híbrido recorre a um propulsor convencional, um V6 com injeção direta de 300 cv de potência, que trabalha associado a um motor elétrico que gera energia equivalente a 108 cv, com uma potência combinada de 308 cv. As baterias de íons de lítio podem ser recarregadas. Este mesmo sistema será empregado no S500 híbrido de próxima geração, bem mais prático do que o S400 Hybrid atual. A economia proporcionada é invejável. Segundo dados oficiais, o médio-grande é capaz de atingir uma média de 34,4 km/l, o suficiente para 700 km de autonomia, com emissões de apenas 68 g/km de CO2. Para efeito de comparação, o S400 Hybrid emite 186 gramas por km rodado.

Tudo com um desempenho capaz de agradar os exigentes proprietários de modelos sofisticados, com uma aceleração de zero a 100 km/h em parcos 4,8 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. O sistema elétrico, por sua vez, pode levá-lo a uma velocidade máxima de 120 km/h, o suficiente para enfrentar uma estrada. A exemplo do Nissan Leaf, o navegador exibe o raio máximo de autonomia com tração elétrica no mapa, em um amplo plano de 360º

A opção movida a células de combustível é impulsionada por um motor elétrico cuja energia é obtida através de uma reação química entre oxigênio e hidrogênio, que gera apenas vapor de água, sem poluir. A energia gerada equivale a 136 cv, com 29,5 kgfm de torque. O desempenho não é tão vigoroso, com 11 segundos no zero a 100 km/h e 180 km/h de máxima, mas a autonomia indica que este é um veículo a célula de combustível viável, com 600 km de raio. Sem perder em praticidade. O espaço interno não foi tolhido, já que os pacotes de células foram instalados sob o capô, enquanto as baterias ficam atrás do banco traseiro e dois dos tanques ficam no túnel de transmissão, dispensável, já que o compacto motor está localizado próximo ao eixo traseiro.

Modernidade interior

O sedã inaugura também uma nova interface com o motorista, batizada como HMI, ou Human-Machine Interface. O sistema é composto por uma tela sensível ao toque integrada a uma câmera que capta os movimentos feitos pelas mãos do motorista. Através do reconhecimento dos dedos, é possível dar zoom em um mapa, virar um display ou regular algum acessório, como som, ar-condicionado ou telefone. O motorista vê a imagem translúcida da sua mão no display central acima do console, sem impedir a visualização das funções e comandos acessados. A pressão exercida na tela é ligeira, com um tato semelhante ao toque de uma tecla em um laptop, apenas para que o motorista se assegure que acionou de fato uma função, sem deixar a tela engordurada.

O acesso ao interior em vagas apertadas é facilitado pelas portas
traseiras que deslizam apoiadas na coluna C, sem coluna central. O
interior do F800 Style guarda alguns toques do CLS original, como o
painel esculpido em uma forma côncava e curva, que se liga aos painéis
das portas e exibe saídas de ar circulares nas extremidades, um estilo
até então incomum nos sóbrios sedãs da marca. Para não falar do volante, que não faria feio em nenhum jato comercial moderno.

A preocupação com o baixo peso - de 1.700 kg em ambas versões - chega aos bancos, que contam com estrutura em magnésio e fibra de carbono laminada, mas que mantém o luxo dos arremates em madeira que, em nome da segurança, possuem estrutura em alumínio. Todas as superfícies de revestimento abusam de uma padronagem tridimensional criada pelos técnicos da Mercedes-Benz. Tudo para perpetuar um estilo que entrou em voga.

Sentar e relaxar

O F800 Style conta ainda com uma versão bastante aperfeiçoada do Distronic Plus, um sistema de controle de cruzeiro lançado em 2006 que marcou época por ser capaz de manter a distância dos carros a frente até mesmo em um engarrafamento. O conceito extrapola essa comodidade com uma nova função que é capaz de reconhecer o padrão de movimentos do veículo a frente, não apenas seguindo-o de acordo com a velocidade. Isso permite que o carro siga o veículo a frente em velocidades acima de 40 km/h, com o auxílio de câmeras e radares. É virtualmente um piloto automático, ainda que não desobrigue o motorista a manter as mãos no volante. A função pode ser desabilitada a qualquer momento.

Não apenas em estilo o F800 Style será a base dos futuros Mercedes-Benz



Em segurança, o F800 inova como Pre-Safe 360º. Como o nome indica, o sistema se antecipa a um possível acidente e toma medidas. A novidade é o grau de vigilância, que cobre toda a área em torno do carro. Ao detectar uma iminente colisão traseira, o carro aciona os freios automaticamente, 600 milissegundos antes do impacto. Isso impede que o sedã cause acidentes secundários ao ser arremessado sem controle contra outros veículos ou pedestres. Tal como o Distronic Plus, esse dispositivo é desligado caso o motorista esboce uma reação, como, por exemplo, acelerar para escapar da colisão.   

Leia sobre outros lançamentos do Salão de Genebra

Audi A1.

Alfa Romo Pandion Concept by Bertone.

Bentley Continental Supersports Convertible.

Carlsson C25.

Citroën DS High Rider.

Citroën DS3 Racing.

Kia Sportage.

Lotus Elise 2011.

Mazda5.

Mazda6.

Mini Countryman.

Nissan Juke.

Opel Flextreme GT/E.

Opel Meriva.

Peugeot5.

Porsche 911 Turbo S.

Porsche 911 GT3 R híbrido.

Porsche Cayenne.

Protoscar Lampo².

Renault Mégane CC.

Renault Twingo CC.

Seat Ibiza ST.

Subaru Impreza XV.

Subaru Impreza Cosworth.

Volkswagen CrossPolo.

Volkswagen Polo GTI.

Volvo S60.