UAI

Coluna do Boris - 03/02/10

O que rola de novo no mundo automotivo

Publicidade
Foto:

Novidade ? Classic ganha uniforme chinês

O Chevrolet Classic é um bom exemplo de como alguns modelos têm vida longa no mercado brasileiro. Derivado da primeira geração do Corsa, que começou a ser vendida no Brasil em 1994, o sedã compacto têm boa relação custo/benefício e vem sobrevivendo com méritos, pois, até os últimos meses de 2009, ocupava a quarta/quinta posição no ranking dos mais vendidos. Em janeiro, despencou para o sétimo lugar, mas ainda é colocação interessante para um carro de mais de 15 anos. Para dar fôlego ao modelo, a General Motors vai promover pequena reestilização no sedã (faróis, grade, capô, lanternas e para-choques), que vai ficar parecido com o que foi comercializado na China com o nome de Sail e deve chegar ao mercado no fim de março ou início de abril. As versões com camuflagem zebrada estão sendo flagradas em São Paulo. Lateral é praticamente a mesma, e interior e mecânica não devem sofrer alterações significativas, continuando o motor 1.0 VHCE Flex, que desenvolve potências de 77cv (gasolina) e 78cv (álcool) e torques de 9,4kgfm (gasolina) e 9,7kgfm (álcool). Com a legião de fãs que tem no Brasil, o "Corsinha" merecia um traje mais moderno e não um "uniforme" de chinês aposentado.

O Corsa Classic renovado já está em fase final de testes nas ruas brasileiras



Conceito nacional

A Volkswagen do Brasil decidiu construir uma unidade do conceito IN, vencedor da edição de 2008 do concurso Talento Volkswagen, que tem como objetivo revelar designers. Criado por Kauré Martins, Rogério Okabe e Guilherme Motta, o conceito é um carro urbano, de propulsão híbrida (conjugando motor a álcool com elétrico), 2,5m de comprimento e linhas que misturam inspirações no Fox e Smart ForTwo.

Veja mais fotos do Corsa Classic e de outras novidades!

Levantando a poeira

Para divulgar seu mais recente lançamento nos Estados Unidos, o compacto Fiesta, a Ford criou uma versão para disputar sete provas de rali na terra do Tio Sam. O modelo, que vai competir pela equipe Monster, foi preparado na Europa pela empresa Olsbergs Motorsports Evolution e tem motor Duratec 2.0 turbo, que desenvolve 500cv, mas limitado a 300cv (conforme regulamento da competição, que prevê uma restrição da entrada de ar).

Visão do futuro

A BMW decidiu produzir uma versão do Vision EfficientDynamics Concept, um conceito com carroceria do tipo 2 2 lugares, que foi apresentado no ano passado. O modelo chegaria ao mercado em 2013, com propulsão híbrida (um motor turbo de três cilindros a diesel, conjugado com outros dois elétricos, que, juntos, desenvolvem 360cv), mas com uma estrutura mais sólida do que o conceito, que utiliza bastante fibra de vidro. O Vision acelera até 100km/h em menos de cinco segundos, tem velocidade máxima limitada (eletronicamente) em 250km/h, faz 26,5km/l e emite apenas 99g/km de CO2.

BMW e PSA

O fabricante alemão BMW assinou acordo de cooperação com o grupo PSA Peugeot Citroën para o desenvolvimento de uma nova geração de motores a gasolina de quatro cilindros que se enquadre nas novas normas europeias antipoluição e que deve equipar os modelos das três marcas dentro de dois anos. As duas empresas formam parceria nessa área e já produziram 1,3 milhão de motores, desde 2006.

Problema nos cabos

Completou 180 dias, ontem, recall da BMW para os modelos 130i (chassis WBAUD51099EH90853, WBAUD51009EH90854, WBAUD51089EH90861 e WBAUB11039VB84298), 120i (de WBAUD31079PT33044 a WBAUD31009PT33046, de WBAUD31069PT33052 a WBAUD310X9PT33054; WBAUD31029PT33095, WBAUD31049PT33096, WBAUL51049VG71224, WBAUL51049VG71207 e WBAUL51049VG71224), 325i (WBAWB31049P113052) e 335i (WBAWL71069P168980). Deve ser substituído o chicote de ligação da linha do airbag lateral, nos bancos dianteiros. Foi constatada a possibilidade de montagem equivocada dos conectores dos cabos elétricos, podendo causar inoperância dos airbags ou tensores dos cintos de segurança dianteiros. O defeito é indicado por acendimento da luz de advertência do airbag no painel, quando se liga a ignição. Embora o recall nunca termine, proprietários que ainda não compareceram ao chamado devem procurar uma concessionária.

Sem sorteio

A promoção da Citroën do Brasil, que premia com uma passagem aérea para Paris, ida e volta, quem comprar um modelo da marca francesa foi prorrogada em fevereiro. A campanha faz parte das comemorações dos 90 anos da marca do leão.