UAI

Civilidade no trânsito - Barbeiros trapalhões

Seja urbano ou rodoviário, o trânsito lento e tumultuado poderia ser bem melhor se houvesse uma pitada de civilidade. A peça entre o volante e o banco põe tudo a perder

Publicidade
Foto:

Faixa fixada na BR-356 lembra os motoristas que a faixa da esquerda deve permanecer livre

Saiba por que a maioria dos motoristas se comporta de maneira agressiva e egoísta no trânsito, tumultuando o cotidiano da cidade e provocando a ira de muitos. A falta de civilidade e noções de cidadania são evidentes nas pequenas ações. Prova disso é que cidadãos anônimos colocaram até faixas nas saídas de Belo Horizonte implorando aos motoristas comportamento racional e prático ao volante.

DEVAGAR NA ESQUERDA Já virou lugar-comum veículos lentos trafegarem na faixa da esquerda, retardando o fluxo de veículos e provocando congestionamentos enormes. Daí a razão pela qual foram colocadas faixas em rodovias nas saídas da cidade. É que os veículos lentos estão sempre na faixa da esquerda, justamente aquela em que é permitida a ultrapassagem. Não é raro ver motoristas que perdem a paciência e já desistiram de pedir passagem e ultrapassam pela direita, o que é proibido pela lei.

 

FECHAR CRUZAMENTO Esse pecado é imperdoável, pois, além de tumultuar o local, gera o efeito dominó em toda a cidade. Em muitos municípios, a exemplo de Belo Horizonte, os cruzamentos estão pintados de amarelo quadriculado. Porém, há sempre motoristas apressados que não hesitam em tentar tirar proveito da situação, pensando em atravessar rapidamente a pintura quadriculada. Quando não atingem o objetivo, caem no ridículo e impedem a passagem dos veículos que trafegam na perpendicular. Enganam-se os que pensam que se trata apenas de uma mancadinha. Essa atitude imperdóavel também prejudica toda a cidade.

Estacionar em fila dupla é uma prática comum na porta das escolas e em vias movimentadas

FILA DUPLA/TRIPLA Esse pecado é tão grave quanto o anterior. Formar fila dupla, tripla ou quantas forem possíveis na porta de escola tumultua não apenas o local, mas toda a cidade. Se, ao entrar na via, o carro não pode ir adiante, forma-se uma confusão que se estende pelas ruas próximas e assim por diante. Os carros que entregam bebidas nos bares e os brucutus de transporte de valores às vezes também estão nessa situação irregular tumultuando o trânsito. Em alguns casos, isso ocorre porque motoristas sem escrúpulos estacionam nos locais de carga e descarga.

FAIXA DE PEDESTRE Os motoristas desrespeitam a faixa, que não passa de elemento decorativo. Se há faixa sem semáforo é um pandemônio e o pedestre que se arriscar na travessia corre o risco de ir para o além. De uns tempos para cá, a mania de alguns motociclistas (aliás, a prática começou com eles) e motoristas é arrancar com o sinal ainda no vermelho para veículos assim que a luz rubra do sinal de pedestre comece a piscar. A falta de civilidade é tamanha que os pedestres na travessia da faixa são obrigados a correr para não engrossar a estatística de mortes no trânsito. Uma mania hedionda e mesquinha dada a desproporção física entre um veículo de duas ou mais rodas motorizadas contra o indefeso pedestre. Existe faixa de pedestre para quê? Até viatura da Polícia Militar desrespeita a preferência dos pedestres nos locais em que há placa indicativa.