De Monthèlie, França - A linha DS é o segmento de luxo da Citroën. O primeiro da família a desembarcar no país foi o compacto DS3 e até março do ano que vem estarão à venda os modelos DS4 e DS5. Avaliamos na França o médio DS4 com desempenho esportivo e acabamento refinado em couro bicolor no interior e muitos equipamentos de segurança e conforto de série. O DS4 é uma variação do C4 com alterações de estilo e de dimensões.
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À primeira vista, o DS4 não esconde o jeitão de cupê, apesar das quatro portas. As maçanetas traseiras ficam escondidas no alto da moldura das portas e a curvatura do teto evidencia o estilo inaugurado pela Mercedes e seguido por outros fabricantes. Cupês de quatro portas viraram moda. Os conjuntos dianteiro e traseiro se harmonizam, com apliques cromados no interior e em partes da carroceria, inclusive nas enormes rodas de 18 polegadas.
DENTRO O acabamento interno é muito bom, com uso de material emborrachado no painel central, quadro de instrumentos estilizado e bancos dianteiros muito confortáveis, com regulagens elétricas de altura, distância e lombar, que posiciona corretamente a pelve. O espaço é amplo na frente e apenas suficiente no banco traseiro, sendo apropriado para dois adultos e uma criança. As dimensões do porta-malas são coerentes com as da maioria dos hatches médios. A posição de dirigir elevada permite boa visualização, enquanto a traseira é limitada pela coluna C larga. Porém, há sistema que detecta pontos cegos no retrovisor, indicando a presença de outro carro fora do campo de visão. O sistema de áudio é de alta qualidade assim como a possibilidade de escolher diversos tipos de sons para os sinais de alerta e níveis diferentes da climatização.
DIRIGINDO A família DS se caracteriza pela sofisticação e esportividade. Por isso, o comportamento dinâmico é excelente em todas as situações e as suspensões privilegiam mais a estabilidade do que o conforto. O rodar não é suave nem desconfortável, mas firme e ainda mais na versão testada com rodas aro 18 e pneus 225/40. As dimensões do conjunto roda/pneus tornam o diâmetro de giro grande, o que exige mais espaço para manobrar. Os controles eletrônicos de tração e estabilidade contribuem para tornar o DS4 mais estável e seguro. A direção é precisa e com calibragem esportiva, mas o volante tem aro fino. Além disso, os muitos comandos agrupados ali complicam a ergonomia. Como o irmão menor, a linha DS é feita para quem gosta de dirigir. O carro responde prontamente aos comandos e é puro prazer. Nunca falta força.
COMBUSTÍVEL A versão importada para o Brasil terá o mesmo motor 1.6 HPTI a gasolina que equipa o DS3 e alguns modelos da Peugeot. A versão Sport Chic avaliada na França estava equipada com motor 2.0 turbodiesel de 163cv e torque descomunal de 34,7kgfm. A 110km/h, o motor gira a 1.900rpm e o consumo de combustível é superior a 20km/l na estrada. O DS4 deverá ter preço sugerido em torno de R$ 100 mil; e o DS5, de R$ 130 mil.
Ficha técnica
» Motor – turbodiesel de 163cv a 3.750rpm e torque de 34,7kgfm a 2.000 rpm
» Direção – hidráulica com assistência elétrica
» Freios – discos ventilados na dianteira e de sólidos na traseira
» Suspensão – tipo McPherson na dianteira e eixo semirrígido na traseira
» Dimensões (metros) – comprimento, 4,27; largura, 1,81; altura, 1,53 e distância entre-eixos: 2,61
» Capacidades (litros) – tanque, 60; porta-malas, 350