UAI

Citroën cria um novo conceito inspirado no Revolte

O Survolt é um cupê esportivo compacto com ares de carro de corrida e propulsão elétrica

Publicidade
Foto:

A Citroën investiu no desdobramento do conceito Revolte, apresentado em setembro passado no Salão de Frankfurt, que reaparece em Genebra em uma nova versão, batizada como Survolt, um carro "ligado ao Volt". Ao contrário do original, que oferecia uma agressiva releitura de outro sucesso da marca, o clássico 2CV apresentado na década de 40, o Survolt se afasta com um estilo francamente esportivo. Totalmente elétrico, o cupê tem uma carroceria compacta de 3,85 metros de comprimento (19 cm a mais que o hatch) e baixa, com apenas 1,20 m, mas que se destaca pela largura de 1,87 metro. A frente manteve a identidade do conceito anterior, com os pequenos faróis em LEDs encimados por uma espécie de sombracelha e a grade cromada arredondada. Mas todo o resto passou por uma longa sessão de exercícios.

Veja mais fotos do Citroën Survolt!

O Survolt é uma típica criatura das pistas. Os para-lamas se tornaram ainda mais salientes. Os spoilers e saias laterais são bem afilados. O arco do teto, que se prolonga até o caimento arredondado da traseira, tem a continuidade quebrada por uma entrada de ar e um enorme aerofólio. A maneira dos superesportivos de motor central, as colunas traseiras se afastam em ponte da cabine. Tal como os faróis, as lanternas em LEDs também são semelhantes às originais. O para-choque, por sua vez, exibe um extrator com um plugue para a tomada no lugar onde seria de se esperar uma saída de escape central.

O esquema de cores valoriza o jogo de múltiplos planos da carroceria, destacado pela pintura em dois tons: fúcsia e cinza carvão. O acabamento dos tons, que vai da aparência polida da tinta perolizada ao aspecto embaçado do cinza fosco, também ajuda neste sentido. Por dentro, há espaço para dois ocupantes. O volante com comandos para o ajuste de parâmetros do carro e as linhas despojadas deixam claro que o lugar do Survolt é nas pistas.

O modelo possui propulsão elétrica, sem especificações definidas pela marca



Não foi revelada a forma de propulsão do estudo, que divide as atenções no estande da marca com o DS High Rider, a base do futuro DS4. O Revolte será produzido como DS2 a partir de 2011, modelo que será a base de acesso da linha DS de alto luxo, inaugurada com o DS3 no ano passado.

Leia sobre outros lançamentos do Salão de Genebra

Audi A1.

Alfa Romo Pandion Concept by Bertone.

Bentley Continental Supersports Convertible.

Carlsson C25.

Citroën DS High Rider.

Citroën DS3 Racing.

Ferrari 599 GTB Hybrid.

Ford Focus Station Wagon.

Kia Sportage.

Lotus Elise 2011.

Mazda5.

Mazda6.

Mini Countryman.

Nissan Juke.

Opel Flextreme GT/E.

Opel Meriva.

Peugeot5.

Porsche 911 Turbo S.

Porsche 911 GT3 R híbrido.

Porsche 918 Spyder.

Porsche Cayenne.

Protoscar Lampo².

Renault Mégane CC.

Renault Twingo CC.

Seat IBE.

Seat Ibiza ST.

Subaru Impreza XV.

Subaru Impreza Cosworth.

Volkswagen CrossGolf.

Volkswagen CrossPolo.

Volkswagen Polo GTI.

Volkswagen Sharan.

Volvo S60.