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Citroën C3 - Espaço sideral

Nova geração é lançada em três opções de acabamento e duas de motor, sendo um inédito no Brasil; com garantia de três anos e airbag duplo e freios ABS para todas as versões

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Na frente, destacam-se os para-choques mais largos, a grade pronunciada, que incorpora o chevron ao centro; os faróis em forma de bumerangue e lanternas diurnas em LED

 

De Brasília - O principal apelo do novo Citroën C3 é o para-brisa panorâmico, que é equipamento de série na segunda versão (a Tendance) e na topo de linha (Exclusive). Apenas a opção de entrada (a Origine) não tem o para-brisa, que recebeu o nome de Zenith. Justamente por causa desse amplo vidro dianteiro, Brasília, a cidade que tem o céu mais bonito do Brasil, foi escolhida como palco para a apresentação do modelo. O motor 1.5 também é inédito por aqui. Desenvolvido a partir do 1.4, ele teve a cilindrada e os valores de torque e potência aumentados. Isso significa muito mais prazer ao dirigir.

 

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O novo C3 nacional teve como base o modelo europeu, que foi lançado naquele continente em 2009, justamente o ano em que o modelo para a América Latina começou a ser desenvolvido. O modelo teve o comprimento aumentado de 3,85m para 3,94m; e a largura passou de 1,67m para 1,71m. A altura teve ganho insignificante de dois milímetros e a distância entre-eixos permaneceu com 2,46m.

As lanternas traseiras parecem um bumerangue invertido e entram pela tampa traseira

ESTILO Os para-choques ficaram mais largos, a grade mais pronunciada, com o tradicional chevron ao centro, e os faróis têm forma de bumerangue, com lanternas de LEDs diurnas logo abaixo. Lanternas traseiras também estão em formato de bumerangue, só que invertido. O para-brisa panorâmico é 36cm maior do que o tradicional, que equipa apenas a versão de entrada (Origine). A Citroën espera que os modelos com o para-brisa maior representem 70% das vendas. Volante com regulagem em altura e distância é de série desde a versão de entrada. O sistema Bluetooth somente não está presente na Origine. O Cx (coeficiente de arrasto aerodinâmico) é de apenas 0,31, o que significa mais facilidade para vencer a resistência do ar.

MOTORES Os ganhos de potência e torque são significativos no motor 1.5 em relação ao 1.4. São 9cv a mais e cerca de 2kgfm de torque com etanol. O sistema flex start, que dispensa o tanquinho nas partidas a frio, equipa somente o motor 1.6, que teve aumentos de potência e torque também com adoção do comando de abertura variável de válvulas e taxa de compressão bem alta (12,5:1).

Assim como a geração anterior, o teto também tem forma de arco

CINCO OU QUATRO Os câmbios podem ser manuais, de cinco marchas; ou automático, de quatro velocidades, disponível apenas na versão Exclusive, conjugado com motor 1.6. As versões Origine e Tendance usam motorização 1.5, de oito válvulas. De acordo com a Citroën, as suspensões dianteira e traseira são novas, com bitola da frente aumentada em 1,4cm. O conjunto roda/pneu é 195/60 R15, com rodas de aço ou de liga para as versões com motor 1.5. A opção Exclusive tem roda de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 195/55 R16 liga. A direção mantém a assistência elétrica, com diâmetro de giro pequeno (de 10,3 metros), o que facilita as manobras. Para melhorar o conforto acústico, a espessurra dos vidros das portas dianteiras aumentou em 3,5 milímetros.

QUANTO CUSTA A versão de entrada (Origine) tem preço sugerido de R$ 39.990 e, além de airbags frontais e laterais, tem ar, direção, regulagens em altura e distância do volante, travamento automático das portas, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, retrovisores e vidros dianteiros com comando elétrico e banco traseiro bipartido 1/3 – 2/3. A intermediária (Tendance 1.5) parte de R$ 43.990; e a topo de linha (Exclusive 1.6) tem preços sugeridos de R$ 49.990 (manual) e R$ 53.990. A garantia é de três anos.

O painel é totalmente novo, com instrumentos de fundo branco