Para exigir respeito é preciso respeitar. Esse é o tema da segunda edição da série Trânsito civilizado, que esta semana enfoca a cara de pau de motoristas que cometem infrações diariamente sem o menor constrangimento e depois reclamam do trânsito tumultuado. São atitudes condenáveis que contribuem para tornar a convivência nas ruas e avenidas das cidades cada vez mais perigosa. A série contou com a colaboração do consultor em transporte e trânsito Osias Baptista Neto, que acumula experiência em vários órgãos públicos ligados ao trânsito.
Celular
Sem dúvida, é a infração campeã. Todos ignoram e tagarelam desenfreadamente pelo trânsito, como se estivessem na sala de casa. Mas está mais do que provado que falar ao celular e escrever mensagens de texto tiram a atenção do motorista, além de ocupar uma de suas mãos. Custa muito encostar o carro para atender a ligação? Para quem respondeu sim, existem sistemas de telefonia que permitem fazer e receber chamadas com comando de voz.
Cruzamento
Poucas coisas são tão estressantes e irritantes como ficar parado no trânsito porque alguém bloqueou o cruzamento. Para evitar essa situação desagradável, basta o motorista ficar atento ao trânsito e só transpor o cruzamento quando tiver a certeza de que existe espaço do outro lado para avançar.
Apressadinhos
São aqueles motoristas que ficam parados no sinal, com a marcha engatada, olhando para o sinal de pedestre. Eles arrancam logo que sinal para pedestres começa a piscar, esquecendo de olhar se ainda tem alguém atravessando pela faixa de pedestre. O ideal é deixar para engatar a marcha quando o semáforo acende a luz verde, dando segurança ao pedestre e se precavendo de bater em algum carro que passou no amarelo e acabou avançando o cruzamento.
Sinalizar
Pouquíssimas pessoas se dão ao trabalho de sinalizar uma conversão usando a seta. Muitos acidentes são causados pelo simples mal-entendido e poderiam ser evitados com a simples comunicação entre motoristas e pedestres.
Beber e dirigir
Se esta consciência não vier pelo bom senso, que seja pela punição. A Lei Seca diminuiu consideravelmente o limite de álcool tolerável no sangue dos motoristas. Se antes as pessoas já não tinham muita noção do quanto podiam beber, o mais indicado atualmente é não beber nada, já que a punição é severa: multa pesada, fiança, perda do direito de dirigir e até prisão.
Costurar
Claro que trocar de faixa de trânsito é uma manobra normal. Arriscado é usar a troca de faixa para ‘costurar’ no trânsito e ultrapassar a massa de veículos. A faixa destinada a ultrapassagem é a da esquerda.
Fila
Quando aparece aquele caminhão molenga na estrada, não é apenas você que quer ultrapassá-lo. Por isso, antes de tomar a contramão e disputar espaço com a fileira que espera pelo momento seguro de ultrapassagem, sinalize sua intenção e espere a vez. Os motoristas que não manifestarem intenção de ultrapassagem devem manter uma distância suficiente para permitir ao veículo que quer ultrapassar a possibilidade de se intercalar na fila com segurança.
Outro exemplo é fazer da linha divisória das faixas um corredor, muito feito por motos. Se o sinal fecha, eles se concentram à frente do primeiro carro da fila, muitas vezes tomando até a faixa de pedestre. Qual seria a justificativa para os motociclistas terem o privilégio de arrancar antes do veículo que chegou primeiro?
Atenção
Quando estiver dirigindo, nada de ficar olhando pela janela, lendo jornal, lanchando ou lixando as unhas. Foco no trânsito para ter tempo de reagir a todas as situações.
Avançar sinal
O sinal de trânsito serve para organizar um cruzamento, para que os veículos que trafegam em cada via (e também os pedestres) possam atravessá-lo com segurança. Avançar o sinal é perigoso, pois, passar por aquele espaço implica a análise rápida e correta da situação. E, se ocorrer uma falha, pode ser fatal.
Velocidade
Para a segurança de todos e o devido cumprimento das leis de trânsito é importante circular dentro dos limites de velocidade. Nas cidades, geralmente, a velocidade máxima permitida é de 60km/h. Nesse cenário, motorista apressadinho só esquenta a cabeça e os discos de freio, além de gastar mais combustível. À noite, o cuidado deve ser maior, para se defender dos motoristas que aproveitam do menor volume de carros e da falta de fiscalização para fazer o que querem.
Na esquerda
Por incrível que pareça, tem hora que a pista rápida, de maior fluidez, não é a da esquerda. Então fica combinado: veículos mais lentos e de maior porte na direita; a esquerda fica reservada para a ultrapassagem e o deslocamento de veículos em velocidade mais elevada. Assim, cada um fica na sua e evita conflitos. Lembrando que não dar espaço para o veículo que solicita a ultrapassagem é considerado infração média. Vale esclarecer que circular na velocidade máxima permitida não assegura o direito de negar passagem a quem quer ultrapassar.