A Chrysler deu início a um recall de 24,177 carros nos Estados Unidos, envolvendo modelos 2010 do Chrysler Sebring, Dodge Avenger e Nitro, além dos Jeep Liberty, Commander e Grand Cherokee, o que inclui 16.872 Dodge Ram ano/modelo 2009/2010. O chamado foi iniciado por uma possível falha no sistema de freio, que pode resultar em uma perda súbita da capacidade de frenagem.
Em alguns dos veículos, o clipe de retenção do pino do pedal de freio foi instalado de maneira errada ou simplesmente não instalado durante a fabricação, admite a Chrysler. Isso impediria o correto acionamento do sistema, por um problema no servo-freio. Embora a companhia relate que não há relatos de acidentes, a gravidade do problema não motivou uma ação tão rápida quanto seria esperado.
O defeito foi constatado na linha de Toledo, Ohio, em novembro último. Mas em dezembro o mesmo problema foi detectado na planta de Saltillo, no México, onde são produzidas as Ram destinadas ao mercado brasileiro. Os proprietários terão que levar os seus veículos em uma das concessionárias da marca para corrigir o defeito ou, simplesmente, instalar a peça que falta.
A companhia, que está sendo reestruturada pela administração da italiana Fiat, foi prejudicada pela grande queda em vendas nos Estados Unidos. O total de carros comercializados pelo grupo norte-americano caiu 36% no ano passado, quando comparado aos números de 2008. É a maior queda entre os fabricantes do país.
Leia sobre os casos de incêndio envolvendo as gerações anteriores do Jeep Grand Cherokee.