Desde que foi apresentado como um anti-Fusion no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2008, o Chevrolet Malibu é um carro cotado para o mercado brasileiro. Com a crise financeira internacional, que solapou os mercados mundiais e também o brasileiro, em menor escala, a importação do sedã médio-grande foi protelada. Mas agora é certo: a General Motors confirmou que fará o lançamento do modelo para a imprensa brasileira entre os dias 15 e 16 de maio nos Estados Unidos.
A demora talvez comprometa o ciclo de vida do Malibu. Uma versão renovada é esperada nos Estados Unidos para 2011, já como modelo 2012. De acordo com a imprensa norte-americana, o novo modelo já foi apresentado em um evento fechado em agosto de 2009, além de ter sido flagrado em testes. Alguns desenhos vazaram na internet no mês passado, quando o Vrum deu a notícia (12/03). Os sketches apontam para um carro mais esportivo, com um perfil afilado e lanternas traseiras duplas, como no Camaro (leia mais no link ao final da matéria).
Com preço estimado entre R$ 90 mil e R$ 100 mil, o três volumes deverá chegar na versão LTZ com motor Ecotec 2.4 16V, o mesmo utilizado pelo crossover mexicano Captiva, e câmbio automático sequencial de quatro marchas. O preço será penalizado pelo aumento na alíquota de importação de automóveis americanos, de 35% para 50%, o que o deixa em desvantagem face o Fusion, que chega por R$ 79,9 mil graças ao acordo comercial entre Brasil e México.
Nos EUA ainda há uma versão com motor V6 3.6 Alloytec, também presente no Captiva e no australiano Omega, com 255 cv e 37,7 kgfm, que não está fora de questão. Mas essa versão sairia mais cara e com um preço próximo ao do Omega, vendido atualmente por R$ 122.400. O sedã executivo tem a importação ameaçada desde que a GM começou a planejar a vinda do Malibu, mas comunicados oficiais desmentem a descontinuação do três volumes.
Leia mais sobre a segunda geração do Malibu.