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Chevrolet lança o novo Prisma, o Onix de bumbum empinado

Depois do hatch, a General Motors lança agora o modelo sedã, com opção de motor 1.0 ou 1.4, três versões de acabamento e porta-malas com 500 litros de capacidade

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A traseira se harmoniza com o conjunto, a tampa do porta-malas mantém a curvatura do modelo hatch e as lanternas são em formato trapedoizal

O segmento dos compactos está cada vez mais movimentado no Brasil. Diante do acirramento da concorrência, com a chegada do Hyundai HB20, Toyota Etios, entre outros, as marcas que já estavam há mais tempo nessa arena começaram a se mexer. A Volkswagen deu um tapa no Gol e Voyage, a Fiat renovou Palio e Siena e a GM lançou o Onix hatch, um modelo completamente novo. Para jogar com o mesmo número de cartas que os outros, faltava para a GM lançar o sedã derivado do Onix. Em vez de colocar o nome sedã, a marca optou por Prisma, que designava o modelo três volumes do hatch Celta, que saiu de linha no ano passado. O Celta entretanto continua em produção e deve ganhar airbag e ABS ainda este ano para se adaptar à legislação.

 

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Desenvolvido no Brasil, em um projeto paralelo ao do modelo hatch, o novo Prisma conserva a frente do hatch (com a grade bipartida e ostentando a gravata dourada que já se transformou em um elemento estilístico de identificação dos carros da marca Chevrolet, os faróis espichados e os vincos acentuados no capô) e é igual até a porta traseira. De perfil, chamam a atenção a linha de cintura bem alta e ascendente, o vinco bem acentuado que percorre quase toda a parte de cima (unindo os faróis às lanternas traseiras), e as rodas de liga leve com desenho mais esportivo (a GM chama o carro de sedã esportivo). A traseira ficou bem resolvida, se harmonizando bem com o resto do conjunto. A tampa do porta-malas incorpora a curva do hatch e as lanternas têm formato trapezoidal e invadem os para-lamas.

Interior idêntico ao do hatch, com instrumentos analógicos e digitais

POR DENTRO O espaço para as pessoas é o mesmo da versão hatch, que acomoda bem quatro adultos. A grande diferença está no porta-malas, cuja capacidade é de 500 litros (200 a mais que no modelo de dois volumes). Por dentro, tudo igual: painel de instrumentos têm iluminação azul e mistura mostradores digitais (velocímetro) e analógicos (conta-giros); o volante de três raios é o mesmo do Cruze, porém sem as multifunções e sem a regulagem de distância; sistema multimídia MultiLink (de série na LTZ e opcional na LT); e airbag, freios ABS, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura e sensor de estacionamento como itens de série.

O novo Prisma será comercializado nas versões LT (mais básica) e LTZ (topo). Quando equipada com motor 1.0, a primeira inclui de série (além dos equipamentos já citados) travamento automático das portas ao atingir 15km/h, alarme, sistema que deixa os faróis acesos por um tempo depois de desligar o motor e fechar e travar as portas, abertura elétrica do portas e sistema que acende as luzes externas ao destravar as portas pelo controle remoto, vidros das portas dianteiras com acionamento do tipo “um toque”. A LT 1.4 acrescenta faróis com máscara negra e lente decorativa azul, lanternas traseiras com lentes escurecidas e rodas de aço de 15 polegadas com calotas na cor prata. A LTZ soma mais faróis de neblina, vidros traseiros e retrovisores externos com comando elétrico, computador de bordo e rodas de liga de 15 polegadas.

 

QUANTO CUSTA Os preços variam de R$ 35 mil a R$ 45 mil conforme versão e motorização.

 

Ficha técnica
» MOTORES – 1.0, que gera potências de 78cv (gasolina) e 80cv
(etanol) e torques de 9,5kgfm (gasolina) e 9,8kgfm (etanol); e 1.4, que desenvolve 98cv e 106cv e 12,9kgfm e 13,9kgfm, respectivamente

» TRANSMISSÃO – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

» DIMENSÕES (metro) – Comprimento, 4,27m; largura, 1,70m; altura,
1,48m; e entre-eixos, 2,52

» ACELERAÇÃO ATÉ 100KM/H – 1.0, 13,0s(g) e 12,7s(e); e 1.4, 10,7s(g)
e 10,1s(e)

» VELOCIDADE MÁXIMA – 1.0, 169km/h(g) e 173km/h(e); e 1.4,
180km/h (a) e (e)

(g): gasolina e (e): etanol 

Linha de cintura ascendente e vinco superior acentuado se estende pela lateral