O Chevrolet Aveo apareceu como uma nova aposta da General Motors no segmento de veículos compactos, em que muitas companhias estão investindo nos Estados Unidos, como a Ford com a nova geração do Fiesta. Mas, ao contrário do Spark, o modelo atual não goza de um estilo arrojado. Lançado pela Daewoo ? subsidiária sulcoreana da GM ? como Kalos, em 2002, o modelo foi introduzido nos Estados Unidos em 2002, já como Aveo. E, para marcar a segunda geração do compacto, a Chevrolet optou por uma reestilização radical, que irá tomar forma no conceito Aveo RS, de inspiração esportiva. Com linhas mais agressivas, marcadas pelos para-lamas largos, pelos faróis duplos e pelos vincos profundos, o hatchback repete essa modernidade também na cabine, onde chama a atenção o painel do instrumentos com o conta-giros analógico integrado ao velocímetro digital, como em uma moto superesportiva.
Veja mais fotos do Chevrolet Aveo RS Concept!
E, em se tratando de uma versão esportiva, o modelo faz por merecer a sigla RS. A começar pelo motor 1.4 Ecotec, o mesmo que equipa o sedã médio Cruze, que graças a um turbocompressor e a injeção direta de combustível, entrega bons 140 cv de potência e 20,3 kgfm de torque. É menos do que o 1.4 T-Jet da Fiat, mas ainda assim deve proporcionar um bom desempenho ao novo Aveo. O pequeno propulsor trabalha associado a um câmbio manual de seis marchas. Parece que o novo Ford Fiesta terá que se cuidar.