UAI

Carros populares brasileiros têm nivel de segurança de 20 anos atrás

Crash test em modelos vendidos na América Latina revela péssimas condições de segurança. Ka, Novo Uno, Celta e Corsa Classic ganham apenas uma estrela

Publicidade
Foto:

Novo Uno ganhou só uma estrela para adultos


Em 2014, todo carro nacional deverá sair de fábrica com airbag de série. Mas, até lá, é bom o motorista tomar muito cuidado. Os veículos populares brasileiros estão longe de serem exemplos de segurança e levaram bomba no crash test divulgado pela Latin NCAP, nesta quinta-feira.

Ford Ka, Chevrolet Celta, Corsa Classic, Fiat Novo Uno receberam apenas uma das cinco estrelas possíveis. O Nissan March ganhou duas estrelas, graças à presença de airbag duplo de série. A pontuação diz respeito a danos em passageiros adultos.

Em relação a crianças, conduzidas em cadeiras no banco traseiro, o resultado foi um pouco melhor. Ford Ka ganhou três estrelas; Novo Uno e Celta receberam duas. Corsa Classic e March ficaram apenas com uma estrela.

Chevrolet Celta: 1 estrela para adultos e 2 estrelas para crianças



Nos veículos médios, a situação é um pouco mais animadora. A Latin NCAP avaliou o sedã Chevrolet Cruze e os hatches Ford Focus e Nissan Tiida, todos equipados com airbag duplo. O trio ganhou quatro estrelas para adultos. Focus e Cruze conseguiram três para crianças, enquanto o Tiida apenas uma. Uma versão do Tiida apenas com airbag para o motorista teve três estrelas para adultos.

Os testes da Latin NCAP seguem os mesmos parâmetros da avaliação europeia. Os veículos colidem com um obstáculo fixo numa velocidade de 64 km/h. A área atingida é de 40% da parte dianteira do automóvel. Além da colisão frontal, existem testes de batidas laterais e traseiras, que ainda não são mensurados na versão latino-americana.

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById('d_target_150346').innerHTML='';}



A análise dos resultados feita pela entidade é alarmante. Segundo a NCAP, “os automóveis que são atualmente mais vendidos na região oferecem níveis de segurança de vinte anos atrás, comparados ao padrão comum “cinco estrelas” na Europa e América do Norte. Infelizmente, os carros de uma 'estrela' são os que dominam o mercado na América Latina e Caribe”.

Maior oferta de airbag e melhoras na carroceria dos veículos vendidos por aqui são duas das alternativas apontadas pela entidade para melhorar os níveis de segurança dos modelos. Cruze e Focus agora detêm o recorde de maior pontuação do teste. O pior carro continua sendo o chinês Geely CK1, não vendido no Brasil, e que não conseguiu estrela nenhuma.

Apesar da pouca proteção para passageiros da frente, o Ka ganhou três estrelas para crianças



Resultados do Latin NCAP

Veículo - Nota adultos / Nota crianças


Chevrolet Celta (sem airbags): 1 estrela adultos – 2 estrelas crianças
Chevrolet Classic (sem airbags): 1 estrela – 1 estrela
Ford Ka Fly (sem airbags): 1 estrela – 3 estrelas
Fiat Novo Uno (sem airbags): 1 estrela – 2 estrelas
Nissan March (2 airbags): 2 estrelas – 1 estrela
Nissan Tiida (um airbag): 3 estrelas – 1 estrela
Nissan Tiida (dois airbags): 4 estrelas – 1 estrela
Ford Focus (dois airbags): 4 estrelas – 3 estrelas
Chevrolet Cruze (dois airbags): 4 estrelas – 3 estrelas

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById('d_target_150345').innerHTML='';}