UAI

Carros autônomos da Ford não voltarão sozinhos para a loja se não forem pagos; entenda

A marca negou que lançará, nos EUA, sistema que faz o veículo retornar às concessionárias por conta própria caso as parcelas da compra não forem pagas em dia

Publicidade
A picape F-150 Lightning é um dos modelos autônomos da Ford, mas ela ainda não é vendida no Brasil
A picape F-150 Lightning é um dos modelos autônomos da Ford, mas ela ainda não é vendida no Brasil Foto: A picape F-150 Lightning é um dos modelos autônomos da Ford, mas ela ainda não é vendida no Brasil

Há alguns dias, repercutiu a polêmica de que a Ford estaria desenvolvendo um sistema capaz de fazer seus carros autônomos, nos EUA, se recolherem sozinhos às concessionárias em casos de pagamento em atraso das parcelas da compra (ou do leasing, como é comum por lá) do veículo. No entanto, a marca veio à público negar os rumores.

De acordo com as notícias que circularam sobre o assunto, a tecnologia, de início, faria com que alguns recursos básicos do carro, como ar-condicionado, fossem desativados a partir do momento em que o cliente parasse de pagar as prestações. A partir daí, à medida que as dívidas fossem ficando maiores, a tendência seria determinar "punições" cada vez mais severas, o que incluiria o desligamento dos motores e, enfim, o retorno sozinho do carro às concessionárias da marca.

Após a alta repercussão na mídia, a Ford se posicionou afirmando que não lançará tal sistema nos EUA – pelo menos, não por agora.

A patente desse sistema da Ford foi registrada em 2021

Apesar de negar a eventual novidade, a verdade é que a Ford registrou sim a patente desse sistema em 2021. Isso indicaria que a marca estaria, há dois anos, trabalhando no desenvolvimento dessa suposta tecnologia de recolhimento de carros autônomos.

Entretanto, na nota de esclarecimento, a Ford deixou claro que diversas patentes são geradas pela marca constantemente. Porém, o registro não significa que as ideias ganharão, de fato, produção. Sim, é possível, mas não existe nada 100% certo ou definitivo.

Dessa forma, o que entende-se é que o sistema da Ford – que faz com que os consumidores tenham seus veículos autônomos ou semiautônomos tomados quando as parcelas da compra não são pagas devidamente – não será uma realidade tão cedo para os consumidores, nem dos EUA, nem do resto do mundo. Ufa!

Você conhece o canal do VRUM? Confira vídeos de testes, dicas do Boris e muito mais sobre o universo automotivo...

https://www.youtube.com/watch?v=kYdo3SYrAu8