À medida que a Ford americana vai “eletrificando” parte de sua linha de veículos, surgem novas ferramentas. A última novidade da marca foi o desenvolvimento de um aplicativo, para ser usado no celular, que informa quais são as estações de recarga mais próximas do veículo. O My Ford Mobile, criado para o Ford Focus Electric, também é capaz de gerenciar remotamente o carregamento do veículo, além de fornecer o status da bateria e ajudar a planejar viagens mais seguras usando apenas a eletricidade.
O localizador é gerenciado pela empresa MapQuest, que informa não só a localização desses postos de recarga, mas também seu horário de funcionamento. De carona no rápido crescimento da infraestrutura para veículos elétricos, que hoje conta com mais de 9.400 estações de recarga públicas, o aplicativo é atualizado diariamente. Segundo a Ford esse serviço tem se espalhado por toda parte, de supermercados, lojas, fast foods e cafeterias a mercearias, igrejas e hospitais.
Em 2009, existiam cerca de 2.500 postos de recarga de veículos elétricos nos Estados Unidos. Agora, de acordo com o Departamento de Energia americano, hoje são exatamente 9.445 postos. De acordo com Mike Tinskey, gerente de eletrificação de veículos e infraestrutura da Ford, esse rápido avanço vem ao encontro dos planos da Ford, que até 2013 triplicará sua produção de veículos eletrificados. Até essa data essa gama vai compreender o Focus Electric (já em produção), C-MAX Hybrid, C-MAX Energi (híbrido plug-in), Fusion Hybrid, Fusion Energi (híbrido plug-in).
PERSPECTIVAS Recente pesquisa da Frost & Sullivan aponta que, em 2017, serão cerca de 4,1 milhões de pontos de recarga nos Estados Unidos. Segundo o estudo, 87% dessa estrutura estará nas próprias residências. Aproximadamente 71% dos pontos de recarga serão os de nível 1, como tomadas convencionais, que não exigem nenhum investimento. O ponto negativo é que, com esse tipo de ligação, os carros demoram de 8 a 10 horas para recarregar. Mas isso não deve ser um grande problema, já que os veículos ficam parados na garagem de 10 a 12 horas por dia. Já 27% dos pontos de recarga serão de nível 2, de 240V, que proporcionam recarga mais rápida, como o Focus Electric, que nessas condições pode ser carregado em quatro horas.
Outra pesquisa, esta da Universidade da Califórnia (UCLA), confirma que atualmente a maior parte das recargas são mesmo feitas em casa. De olho nesse cenário a Ford desenvolveu um carregador de 240V projetado especialmente para os veículos da marca. O produto é vendido nos Estados Unidos por cerca de US$ 1.500. A disponibilidade de carregadores com essa voltagem é importante porque acelera o carregamento das baterias.