UAI

Câmbio manual já está chegando ao fim para algumas marcas; entenda

O câmbio automatizado de dupla embreagem também chegará ao fim

Publicidade
Fim do câmbio manual acompanha tendência de mercado
Fim do câmbio manual acompanha tendência de mercado Foto: Fim do câmbio manual acompanha tendência de mercado

Câmbio manual vem perdendo cada vez mais a preferência popular. No exterior, por exemplo, carros com câmbio manual são minoria – e são adquiridos, geralmente, por entusiastas, puristas, que têm um apreço maior por veículos tradicionais. E a BMW sempre gostou de agradar este grupo – pelo menos, até então, já que, pelo o que parece, essa transmissão já tem prazo de validade nos modelos da marca alemã, que devem, em breve, ser limitados ao câmbio automático.

Sim, é isso mesmo. O futuro da BMW é automático. E isso vale tanto para os câmbios manuais quanto para os automatizados de dupla embreagem. Ambos serão extintos, dando lugar a câmbios automáticos com conversor de torque.

Certamente, a longo prazo, mais marcas também passarão por essa mudança. Mas, no caso da BMW, este futuro parece estar mais próximo, como sugeriu Dirk Hacker, chefe de desenvolvimento da BMW M, em entrevista à revista TopGear.

Na ocasião, o executivo ainda foi mais otimista em relação aos câmbios manuais em detrimento dos de dupla embreagem, os quais, segundo ele, "já acabaram".

“A embreagem dupla, do ponto de vista da BMW M hoje em dia, acabou. Agora é manual ou automática e eletrificada automaticamente para o futuro”

Dirk Hacker, executivo da BMW M

Além disso, a justificativa apresentada por Hacker estaria ligada ao fato do câmbio automático com conversor de torque ser mais confortável para a condução diária – algo que foi consentido entre toda a equipe após longas discussões sobre o assunto.

Ao mesmo tempo, ainda como explicou o executivo, a mudança também acompanha uma tendência do mercado:

“Não é apenas uma decisão da BMW, é também uma decisão dos fornecedores. Se você der uma olhada, verá que o futuro dos fornecedores de caixas de câmbio manuais diminuirá. Portanto, não tenho certeza se teremos essa possibilidade no futuro – mas no futuro significa seis, sete anos de previsão”

Dirk Hacker

Novo BMW M2 deve ser o último carro M com câmbio manual

Pelas recentes manifestações de Dirk Hacker, é muito provável que o recém-lançado M2 seja o último modelo M da BMW com câmbio manual.

Segunda a revista Top Gear, haverá um facelift do modelo em quatro anos, um M2 CS posteriormente, e, finalmente, o fim do modelo por volta de 2030. Nesta data, a expectativa é que não só este modelo, mas todos da linha esportiva M – M2, M3, e M4, que ainda preservam a transmissão manual – virem automáticos.

Bom, pelo menos, os amantes puristas da BMW ainda têm até o fim desta década para curtir os últimos momentos do câmbio manual.