UAI

BYD e6 - Chinês misterioso

Cotado para o mercado brasileiro, fabricante oriental BYD mostrou modelo de série do e6 nos Estados Unidos. Ponto forte do elétrico é a autonomia, de 330 quilômetros

Publicidade
Foto:

Apesar de não ter prestado muitas informações a respeito de seu principal produto durante o Salão de Detroit, em janeiro, a chinesa BYD, sigla para Build Your Dreams (?construa seus sonhos? em português), garantiu que vai lançar o crossover elétrico e6 no mercado americano ainda este ano. Há rumores de que a chegada dos modelos da marca no mercado brasileiro não demorará.

Veja mais fotos do BYD e6!

O destaque do modelo elétrico é a autonomia, de 330 quilômetros, que permite até mesmo fazer pequenas viagens sem se preocupar com a recarga, proeza atribuída ao uso de uma bateria denominada Fe. O know-how da BYD estaria no fato de que seu negócio original era justamente a produção de baterias recarregáveis para celular. Apenas em 2003 foi criada uma subsidiária no setor automotivo.

De acordo com a empresa chinesa, essa bateria traz como benefício segurança, durabilidade e baixo custo. A BYD tem como compromisso o desenvolvimento de tecnologias de fontes alternativas de energia. Essa bateria é feita com substâncias químicas completamente recicláveis, o que significa que, além de o veículo ter emissão zero, seu processo de descarte também é limpo.

Desempenho

Modelo é equipado com motor elétrico dianteiro de 102cv de potência e 46kgfm de torque e atinge a velocidade máxima de 140km/h. Acelera até 100km/h em menos de 14 segundos. Mas outras motorizações (todas elétricas) estão anunciadas para o mercado americano: esta versão convencional com mais um motor traseiro de 54cv; um motor dianteiro mais potente, de 215cv, que pode ser associado ao traseiro, de 54cv.

A BYD não informou ainda o tempo de recarga das baterias do e6



Como crossover, o carro é uma mistura de utilitário-esportivo com automóvel. Apesar da linha de cintura alta, o e6 tem boa área envidraçada e visibilidade. O carro tem 4,55 metros de comprimento, 1,88m de largura, 1,63m de altura e 2,83m de distância entre-eixos. A BYD garante que há espaço no habitáculo para cinco pessoas. Já para a bagagem não se pode dizer o mesmo.