Passou da hora de acabar com as gambiarras no transporte de pequenos volumes. Esta história de motocicletas levando galões de água mineral, cilindros de gás e outros objetos dependurados em estruturas metálicas é um atentado à segurança. Já existem no mercado algumas interessantes soluções para esse tipo de transporte, sem abrir mão da economia proporcionada pela moto e com a garantia do correto acondicionamento do produto e da segurança de terceiros. A Brazcar, empresa de Patos de Minas, Região do Alto Paranaíba, comercializa o prático Tricargo, um triciclo acoplado a uma moto, que pode ter estrutura de madeira, ferro e fibra de vidro, próprios para levar também passageiros, cães e até lixo.
Com 23 anos de atuação no mercado automotivo, a Brazcar é uma empresa especializada em adaptações. No início, a atividade era basicamente a transformação de picapes de cabine simples para dupla, com o uso de fibra de vidro. Mas, de acordo com Lisandro de Queiroz Bicalho, dono da empresa, a ideia do Tricargo surgiu e virou a atividade principal. Em cinco anos já foram produzidas e vendidas mais de 3 mil unidades dos kits, que são facilmente montados.
Lisandro explica que os kits podem ser acoplados em motos Honda, Suzuki ou Yamaha de 125cm³ ou 150cm³ de cilindrada. Basta retirar a roda traseira e o para-lama e prender o kit apenas com o uso de quatro parafusos. Um dos primeiros Tricargo desenvolvidos pela Brazcar foi o Trip Wind, modelo tipo Tuc Tuc que leva o piloto e dois passageiros, com estrutura de metal e carroceria de fibra de vidro. Os assentos traseiros contam com cintos de segurança abdominais e há ainda um compartimento para carga.
TRENÓ Mas a Brazcar tem também Tricargo para o transporte de cilindro de gás e galões de água mineral, carroceria de madeira, plataforma para rebocar motos, baú e até caçamba basculante para coleta de lixo, que já foi adotada pela Prefeitura do Rio de Janeiro para o serviço em algumas comunidades. “Ele tem a vantagem de ser compacto e trafega em vias estreitas”, afirma Lisandro. A Brazcar desenvolveu também um reboque no estilo trenó, com esquis no lugar das rodas, para atender as necessidades de transporte da equipe brasileira que trabalha na reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz.
O Tricargo tem estrutura de metal, com diferencial, rodas traseiras aro 13 polegadas com pneus 145 ou 165, freio a disco do Uno Mille e suspensão com feixe de mola e amortecedores. Os triciclos são homologados e têm carga útil de 180 quilos quando a moto é 125cm³, e 250 quilos para as de 150cm³. De acordo com Lisandro, as principais vantagens do Tricargo são versatilidade, economia de combustível, já que atinge a marca de 25km/l, e a manutenção fácil e barata.
O empresário revela que os preços dos kits variam de R$ 5,5 mil (para gás) a R$ 8,5 mil (baú com cobertura), sem a moto. “Fica mais barato para o cliente comprar somente o kit e providenciar a montagem, pois se a Brazcar vender o triciclo montado o preço do frete acaba encarecendo o produto”, explica. Lisandro informa ainda que o kit pode ser financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
SERVIÇO
Brazcar
Rua Duque de Caxias, 375
Patos de Minas
(34) 3823-1940
brazcar@brazcar.com.br