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Boris Responde - 28/08/2011

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NO POSTO

Solução para quando o frentista erra a mão

Almir Trinchão
Salvador

O que fazer para não queimar a pintura do carro quando, ao abastecer, o frentista derrama gasolina ou álcool? Já fui orientado que tenho que passar óleo diesel imediatamente e depois água com sabão. Isso está certo?

Caro Almir. Dispense o óleo diesel, que pode prejudicar ainda mais a pintura. Basta lavar o local com água e sabão em abundância e o problema está resolvido.


PARCERIA
Lembranças da época da M Powertrain no Brasil


Guilherme Ferreira
Presidente Olegário (MG)

Gostaria de saber se o motor do Fiat Stilo tem o mesmo bloco do Chevrolet Kadett.

Olha, Olegário, durante alguns anos a GM e a Fiat tiveram uma parceria mundial. No Brasil, o motor 1.8 usado pela Fiat em seus automóveis era o mesmo da linha Chevrolet.

PASSAT
Posso mudar o motor do carro de gasolina para álcool?


Wibson dos Santos Duarte
wibsat@ig.com.br

Tenho um Volkswagen Passat 1986, motor 1.6 a gasolina. Gostaria de substituir este motor por um 1.8 a álcool. É possível? O que isso implica no desempenho do veículo? É legal?

Oi, Wibson. Tecnicamente é possível substituir o motor gasolina por outro a álcool. Mas não sei se é viável economicamente, pois vários outros componentes por onde passa a gasolina terão de ser substituídos também. Em termos legais, como se trata de mudança de característica do veículo, será preciso alterar o documento do carro. Antes, porém, você deverá obter uma autorização prévia no Detran do seu estado para, depois de feita a troca do motor, procurar um organismo de inspeção autorizado pelo Inmetro e fazer uma vistoria. Depois basta retornar ao Detran para regularizar a documentação.


MANUTENÇÃO
Onde há fumaça branca há leo queimado no motor

Sérgio Feliciano
Jaú (SP)

Tenho um Fiat Siena 2002, a gasolina, com 105 mil quilômetros rodados. De uns tempos para cá, o carro vem soltando uma fumacinha branca pelo escapamento que, na verdade, parece ser um vapor com um cheiro desagradável. Será que é problema no catalisador?

Oi, Sérgio. Com toda essa quilometragem, sua fumaça branca saindo pelo escapamento está mais com jeito de ser óleo em excesso sendo queimado no motor. Confira seu consumo: se estiver baixando acima do normal, o problema está aí.

TEMPERATURA
Nem a troca do cebolão segura a ventoinha

Fabiano Calheiros Lacurte
fabianolacurte@ig.com.br

Meu Fiat Uno 1993 ligava a ventoinha bem próximo da marca vermelha do marcador de temperatura. O mecânico trocou o cebolão, mas o problema continuou. Trocou novamente o cebolão para armar a ventoinha aos 90 graus e desligar aos 88 graus, e retirou a válvula termostática. Gostaria de saber se esse procedimento é correto e se não prejudica o motor.

Seu mecânico está resolvendo um problema e criando outro, Fabiano. Sem a válvula ele vai demorar depois a chegar à temperatura correta de funcionamento do motor, o que pode prejudicá-lo. O ventilador tem que armar e desarmar na temperatura correta com a válvula instalada. Se ela estiver defeituosa, a solução não é retirá-la, mas substituí-la.

ARREFECIMENTO
Completar o nível ou trocar o líquido do reservatório?


Jeferson Teixeira Soares
jefersonsoares@indg.com.br

Tenho um Chevrolet Corsa Premium 1.4, hatch, 2007/2008, com 86 mil quilômetros rodados. Completo o reservatório de liquido de arrefecimento somente com água filtrada. Devido à alta quilometragem, tenho que trocar o liquido do reservatório, ou basta completar?

Caro Jeferson. Cada fabricante recomenda a limpeza do sistema de arrefecimento em prazos determinados. Para evitar problemas de superaquecimento do motor é preciso manter o compartimento sempre abastecido com a mistura certa de água e aditivo (etilenoglicol). O ideal é seguir a recomendação do fabricante registrada no manual do proprietário. De uma maneira geral, a troca deve ser feita a cada dois anos, no máximo.

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