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Boris responde - 22/01/2012

Mande suas perguntas para o e-mail borisresponde.mg@diariosassociados.com.br

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CURIOSIDADE
Por que os sedãs não têm limpador de vidro traseiro?

Luiz Cláudio Vilaça
Belo Horizonte

Não sei se já foi perguntado, mas uma dúvida que tenho é: por que os sedãs geralmente não têm limpador no vidro traseiro?

Oi, Luiz Cláudio. Os automóveis que têm a traseira vertical, como as peruas ou os hatches, provocam uma turbulência (ocasionada pela própria aerodinâmica e fluxo de ar) que suja o vidro traseiro. Já o sedã, que é mais fluido no vidro traseiro, tem o fluxo de ar até protegendo-o. Repare que, na chuva, o vidro traseiro às vezes nem se molha.

ROEDORES
O que faço para eliminar os ratos no motor do meu carro?

Jailton Ferreira
talita.jailton@globo.com

Estou com problema de rato, camundongo, no motor do meu carro. O que faço para acabar com esse problema? Pensei em colocar veneno, mas fiquei com medo de eles morrerem no motor. O que faço?

Caro Jailton: não vai adiantar colocar ratoeiras dentro do motor nem veneno, que pode comprometer alguns componentes. O ideal é que você espante o bicho e contrate uma empresa especializada para eliminar os ratos de sua garagem. Esse tipo de animal geralmente procura o motor do carro quando está com a temperatura elevada, para fazer seu ninho. Em casos extremos, o roedor pode ser esmagado por uma polia e aí o problema se torna ainda maior.

RECALL
É possível saber se um carro usado já foi chamado para reparo?

Luís Manente
otaviomanente@hotmail.com

Existe alguma forma de saber se o carro usado que desejo comprar passou por recall? Se ele foi chamado, há como saber se aquela unidade específica foi ao recall?

Oi, Luís. É só ligar para o serviço de atendimento ao cliente da fábrica e fornecer o número do chassi que você terá as duas respostas: se o carro foi submetido a recall e, nesse caso, se foi levado à concessionária para o reparo.



PNEUS
Explicação absurda faz dono de i30 se sentir um palhaço

Fabio José Moreschi
fjm@cecrisa.com.br

Tenho um Hyundai i30 2010 que está com 37 mil quilômetros e na revisão dos 30 mil quilômetros constatou-se um desgaste muito grande na parte de dentro dos pneus, ficando completamente liso, quase aparecendo os arames. Faço os serviços de alinhamento, geometria e balanceamento e o funcionário da empresa disse que isso é normal devido ao peso do motor e pelo fato de o carro fazer muitas curvas. Perguntei a ele se eu tinha cara de palhaço. Como devo proceder?

Fábio, minha sugestão é de que, na próxima vez que você for à oficina, coloque uma bolinha vermelha na ponta do nariz. Que conversa fiada é essa de ser normal um desgaste totalmente irregular do pneu? Claro que tem um problema na geometria de direção do carro. Vá ao Procon ou entre com uma ação judicial contra esses picaretas mentirosos.


TRANSMISSÃO
Qual roda traciona nos diferentes tipos de tração?

Eric Andreazza
Caxias do Sul (RS)

Em carros com tração dianteira ou traseira, as duas rodas do eixo tracionam ou apenas uma?

Eric, em qualquer tipo de tração, ambas as rodas do eixo tracionam o automóvel.

FREIOS
ABS funciona só no sistema com discos ou tambores também?

Joel Augusto
joelaugusto@viareal.com.br

Gostaria de saber se existe ABS no sistema de freio a tambor. Eu fui a duas agências na minha cidade e os vendedores disseram que alguns modelos têm ABS nas quatros rodas. Porém, achei estranho, pois as rodas traseiras têm freio a tambor. É verdade ou picaretagem?

Caro Joel. O vendedor não te enganou. O sistema ABS, que evita o travamento das rodas em frenagens de emergência, atua tanto nos discos quanto nos tambores. O que ele faz é aliviar a pressão nas pastilhas e lonas de forma dosada, evitando que as rodas travem e o carro deslize.



FLEX
Dúvida na hora de abastecer o reservatório de partida a frio

Jandiro Lemos de Oliveira
Aracaju

Meu carro é um VW Jetta flex e só abasteço com gasolina aditivada. É preciso encher o reservatório de partida a frio também com gasolina aditivada?

A rigor, não, Jandiro. O tanquinho de partida a frio só é necessário no caso de abastecer com etanol e nos dias de temperaturas mais baixas. Recomenda-se manter a gasolina no reservatório para evitar seu ressecamento. Mas se ficar meses sem utilizá-la, ela não vai mais resolver o problema, caso o carro seja abastecido com etanol, pois a gasolina tem duração limitada a três ou quatro meses.


COMBUSTÍVEL
Gasolina com quantidade menor de etanol é mais interessante?

Edmilson Jonas
Unaí (MG)

A redução da quantidade de etanol de 25% para 20% na mistura da gasolina proporciona maior autonomia para os veículos flex? Se sim, não havendo alteração no preço, será interessante para nós consumidores?

Edmilson, quanto menos etanol, maior é a autonomia, pois o consumo de gasolina é menor. Mas os cinco pontos percentuais não deverão resultar variação significativa da autonomia.



ANTIGO
Qual o procedimento correto com carros que rodam pouco?
Edson Mayorga
Petrópolis (RJ)

Tenho um Ford Galaxie Landau, automático, motor V8 302, mais de 90% original. Saio com o carro a cada 15 dias, em passeios curtos de 50 a 100 quilômetros ou então para encontros de antigos. E, por ficar parado muitos dias, desligo o cabo da bateria. Disseram-me que devo também deixá-lo solto (sem o freio de mão acionado), pois do contrário pode haver comprometimento no sistema de freio. Isso é correto? Alguma outra sugestão para um veículo antigo que roda pouco?

Se o carro fica parado muitos dias com o freio de mão puxado, você poderá ter um problema, Edson: de as lonas traseiras agarrarem nos tambores e não soltarem mesmo quando você solta o pedal do freio de estacionamento. Outra dica é você usar a gasolina Podium (postos BR), que dura mais que as normais. Ou abastecer só um pouquinho de cada vez. Oooooops, esqueci que o carro é um Galaxie.... ele bebe tanto que essa medida é desnecessária!