ARREFECIMENTO
Produtos de marcas diferentes podem trazer problemas ao sistema?
Reginaldo Joaquim
reginaldo.joaquim@bol.com.br
Tenho um Fiat Siena 1.0 EL e completei o reservatório do líquido de arrefecimento com um produto que é de pronto uso, na mesma cor rosa, da marca Radiex. Só depois me dei conta de que o manual recomenda completar com Paraflu. O carro está com 5 mil quilômetros e não apresentou problema. Posso continuar com o Radiex ou tem que ser mesmo o Paraflu?
Olha, Reginaldo, você deve usar o produto que contenha etilenoglicol, que mantém a temperatura do líquido de arrefecimento. Alguns produtos já vêm prontos para o uso, enquanto outros precisam ser misturados com água em proporções determinadas pelo fabricante. Portanto, não importa a marca do produto, desde que seja de boa qualidade e conhecido no mercado.
MISTÉRIO
Por que a buzina do meu carro falha e me deixa no silêncio?
Ricardo Cordeiro
Maceió
Tenho um VW Gol geração 5, ano 2009, e ele sempre apresentou falha no som da buzina. Já troquei o dispositivo três vezes e o problema persiste. Das vezes em que levei o carro para a revisão na autorizada Volkswagen, o consultor sempre alertava para o defeito da buzina e dizia que era um problema comum aos modelos da geração 5 (Gol, Voyage e Saveiro). Para confirmar essa informação, falei com amigos e internautas que também têm modelos G5 e eles relataram o mesmo problema. Percebi ainda que o botão da buzina aquece. Com certeza isso não é normal. Será que a Volkswagen não lesou os seus clientes ao deixar de fazer o recall para troca de todo o sistema de acionamento da buzina?
Realmente, é muito estranho esse problema na buzina do seu carro, Ricardo. Principalmente pelo fato de você já ter trocado o componente três vezes e o defeito persistir. É provável que haja um problema crônico no sistema de acionamento da buzina, que deveria ser detectado e reparado pela concessionária da marca ou por um bom eletricista. Porém, quanto ao recall, não seria o caso, por não se tratar de equipamento de segurança do veículo.
MOTOR
Limpeza de bico pode resolver problema de falta de potência?
Marcos Saraiva
Brasília
Minha dúvida é sobre limpeza de bicos. Tenho um Palio EDX 1.0, ano 1998, que está com barulho no motor como se o mesmo estivesse cansado e perdendo força. Mencionei com amigos esse problema e alguns recomendaram a limpeza de bico, alegando que quando eles estão sujos o carro começa a perder fôlego e muda um pouco o ruído do motor. Outros dizem que limpeza de bico é uma forma de alguns mecânicos ganharem dinheiro fácil, pois a própria gasolina já faz essa limpeza. Então, eu pergunto: vale a pena fazer limpeza de bico no carro ou é só enrolação?
Limpeza de bico é golpe no seu bolso, Marcos. Os sistemas de injeção dos nossos carros são autolimpantes, ou seja, dispensam a limpeza dos bicos injetores. O combustível passa pelo bico com uma pressão tão forte que acaba removendo as impurezas. Mas é claro que existem algumas situações nas quais é recomendada a limpeza, principalmente em motores com alta quilometragem. Nesse caso, o motor dá os sinais de que ela é necessária, pois funciona irregularmente, falha em marcha lenta, tosse, engasga, aumenta o consumo, prejudica o desempenho etc.
MITO
Ainda existe essa história de amaciamento de motor?
Alexandre Macário Pereira
alexandremacario@itelefonica.com.br
Estou adquirindo um veículo zero-quilômetro e várias pessoas me disseram que devo amaciar o motor. Existe algum fundamento nessa indicação? Motor zero-quilômetro deve mesmo ser amaciado?
Oi, Alexandre. O recomendado é que nos primeiros 500 quilômetros você evite subir muito o giro do motor com fortes acelerações em marchas reduzidas. Depois disso, pode dirigir seu carro normalmente.
FREIOS
Por que as picapes geralmente têm tambor nas rodas traseiras?
Cláudio Mortago
Jundiaí - SP
Por que a maioria das picapes (Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux) não tem sistema de freios a disco nas rodas traseiras? A picape da marca SsangYong tem disco nas quatro rodas. É por motivo econômico ou tecnicamente há uma razão para tal?
Olha, Cláudio, na maioria dos casos, as montadoras não oferecem discos de freios nas rodas traseiras das picapes para reduzir custos. Além disso, o sistema exige mais cuidado nas rodas dianteiras, para onde vai 70% da força de frenagem. Portanto, os tambores de freios nas rodas traseiras cumprem bem a função, sem comprometer a segurança.
MANUTENÇÃO
É melhor repintar ou envelopar em carro com pintura queimada?
Renato Alexandre Osawa
Santo André - SP
Tenho um Honda Civic e a pintura está queimada. Gostaria de saber se é melhor pintar ou envelopar, que, como dizem, não é nada mais do que colar um adeviso no carro.
Oi, Renato. Se o polimento não resolver, a melhor opção certamente é a repintura, pois você deixa o carro em condições originais. O envelopamento é uma opção mais barata e, se bem aplicado, proporciona um visual interessante. O problema é se for necessário retirá-lo depois.
DESEMPENHO
Cilindrada e potência definem velocidade final do carro?
Ricardo Josue de Andrade
Rio de Janeiro
Segundo informações de uma revista especializada, o Chevrolet Corsa 1.8 (2002) tem 102cv a 5200rpm, 16,8kgfm a 2800rpm, velocidade final de 179km/h, acelera até 100km/h em 10,9s. O VW Polo 1.6 (2002) oito válvulas também tem 101cv a 5.500rpm, 14,3kgfm a 3.250rpm, velocidade final de 180km/h, acelera até 100km/h em 12,2s. Já a Maserati Spyder Cambiocorsa tem 390cv a 7.000rpm, 46kgfm a 4.500rpm, velocidade final de 283km/h, e atinge 100km/h em 5s. E a Mercedes-Benz SL55 AMG tem 476cv a 6100rpm, 71.4kgfm a 2.650rpm, velocidade final de 250km/h e acelera até 100km/h em 4,4s. A pergunta é: por que carros com cilindrada maior têm velocidade final menor, como o caso do Corsa com o Polo e da Maserati com a Mercedes? Claro que, nesse caso, a Mercedes pode estar limitada eletronicamente. Mas, já vi outros casos e fiquei com dúvida. Gostaria de um esclarecimento mais preciso.
Arrancada e velocidade do carro não dependem só do motor, mas das relações de caixa, dos pneus, da aerodinâmica, do peso e outras variáveis. Um automóvel com motor de 100cv pode andar muito mais rápido do que outro de 200cv se ele pesar a metade.
SUPERAQUECIMENTO
Por que quando ligo o ar a emperatura do motor sobe?
Anderson Lobão
rlima.anderson@gmail.com
Tenho uma VW Parati 1.6, ano 1999. Quando ligo o ar-condicionado, a temperatura do motor sobe muito. O normal do carro é trabalhar a 95 graus, mas ao ligar o ar, o ponteiro vai aos 110 graus. A ventuinha arma aos 95 graus. É normal isso? Posso ficar tranquilo?
Com o compressor do ar-condicionado ligado, o motor sempre é mais solicitado. Mas, talvez o compressor do seu carro esteja sobrecarregando demais o motor. Leve-o para uma revisão.
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