UAI

Boris responde - 19/02/2012

Emails para esta coluna: borisresponde.mg@diariosassociados.com.br

Publicidade
Foto:

PNEUS

Listras coloridas nada têm a ver com controle de qualidade

Fábio Bueno da Silva
fbuenosilva@yahoo.com.br

Gostaria de saber qual é o significado das faixas coloridas nos pneus novos.

Oi, Fábio. Até sei porque você está perguntando: são essas mensagens que correm pela internet só para apavorar todo mundo com latinhas de refrigerante com xixi de rato, pátio da VW alagado, plástico que envolve o extintor de incêndio do automóvel e outras besteiras do gênero. A das listras coloridas nos pneus é uma delas e não tem nada a ver com sua qualidade. As cores apenas identificam algumas de suas características e os mercados para os quais eles foram fabricados.

CÂMBIO

Qual é a diferença entre o Dualogic e o automático?

Margarida Maria Lages
margml@ig.com.br

Gostaria que você me explicasse direitinho, na prática, qual é a real diferença entre o câmbio Dualogic do Fiat 500 Cult e o automático que equipa a versão Sport Air do mesmo modelo. Isso é importante para mim, pois sou cadeirante, acabei de tirar carteira e só posso dirigir carro automático (uma mão no volante e outra na alavanca freio-acelerador). Quero saber se, na prática, tem alguma diferença no modo de dirigir ou no desempenho do carro, algum impacto importante sobre o funcionamento, vantagens e desvantagens de um e outro etc. Já me disseram que com o Dualogic é mais complicado fazer manobras e dar marcha a ré numa subida ou descida, pois esse tipo de câmbio não "segura" o carro como o automático... Isso é verdade ou é bobagem?

Oi, Margarida. Os dois câmbios permitem que você dirija o carro, mas o câmbio automático tradicional tem vantagens, no seu caso. Na verdade, o Dualogic é uma caixa manual, com embreagem, mas sem o pedal, pois há um sistema automatizado para mudar as marchas. Então, parado numa subida, o automático tradicional pode “segurar” o carro com mais facilidade. O Dualogic exige um pouco mais de prática em determinadas manobras. Mas tem a vantagem de ser mais barato e não aumentar o consumo de combustível.

NISSAN SENTRA

Corrente não precisa ser trocada como a correia

Fagner Gomes
fagnergomesrj@yahoo.com.br

Estou com uma dúvida e gostaria que você me ajudasse, Boris. Tenho um Nissan Sentra, ano 2007/2008, que está com 62.000 quilômetros rodados. Gostaria de saber se esse carro é equipado com correia dentada ou corrente no comando de válvulas. Se tiver correias, qual é a quilometragem ideal para a troca?

Prezado Fagner, no caso do seu Nissan Sentra, a sincronização entre o virabrequim e o comando de válvulas é feita por corrente. Portanto, não precisa de troca como a correia dentada.

LUBRIFICANTE

Troca não deve ser prolongada, pois o aditivo perde as características

José Márcio Silva Lima
Belo Horizonte

Sou proprietário de um Focus Sedan 1.6 flex 2008, que está atualmente com 22.400 quilômetros rodados. A fábrica recomenda a troca de óleo do motor (Motorcraft 5W30) a cada seis meses ou 10.000 quilômetros. Como meu carro roda muito pouco, estou fazendo esta troca aos seis meses, com quilometragem de apenas 2.000/2.500 quilômetros. Não dá para esperar um pouquinho mais? Só rodo na cidade e acho um desperdício essa orientação do fabricante. O que você acha?

A troca do óleo lubrificante se faz por quilometragem ou por prazo, independentemente de quanto o carro tenha rodado. Se o Motorcraft tem de ser substituído aos seis meses, siga a recomendação, pois os aditivos do óleo perdem suas características. De qualquer maneira, José Márcio, resta o consolo de que, entre os componentes do carro que devem ser substituídos periodicamente, o óleo é o mais barato deles...

RODAS

As projetadas pelo fabricante oferecem melhor relação custo/benefício

Vinícius Provetti
Governador Valadares (MG)

Tenho um Fiat Punto 2012 1.4 e sou adepto da segurança. Portanto, gostaria de saber se posso ou devo trocar as rodas e os pneus originais do meu carro por outros. Qual tipo de pneu e roda você me sugere para ter um carro ainda mais seguro para transportar toda a minha família?

Existem dezenas de rodas e pneus que podem ser colocados no seu automóvel, Vinícius. Mas a maioria só altera o automóvel esteticamente. Outros, de perfil mais baixo (colocando rodas de maior diâmetro), podem tornar o carro mais estável, mas vão prejudicar o conforto. De uma maneira geral, as rodas e os pneus originais, projetados pelo fabricante, são os que oferecem melhor relação custo/benefício.

VW GOLF

Alterar componentes do freio não vai melhorar eficiência

Ramiro Peixoto
batistapeixoto@gmail.com

Comprei um VW Golf 1.6 Sportline 2012 e acho o freio do carro fraco. Minha namorada tinha um modelo 2010 sem ABS e eu já achava fraco. O meu tem ABS e é melhor, mas gostaria de saber se pode ser feito algo para melhorar sem alterar muita coisa. Penso em substituir os discos ou pinças. Isso afeta o ABS do carro?

Ramiro, o ABS é um sistema eletrônico que impede o bloqueio das rodas ao perceber uma freada de emergência. Substituir os componentes do freio não vai resolver, pois eles foram projetados para máxima eficiência. Leve o carro numa concessionária e peça uma verificação no sistema, inclusive no hidrovácuo (servo).

PARADO

O fato de rodar pouco não gera problemas futuros

Josimar Aparecido Barreto
Osasco (SP)

Meu pai tem um Siena 1.6, ano 2011. O carro está novo, pois rodou apenas 1.300 quilômetros e somente sai da garagem no sábado e domingo, quando ele vem até minha casa. O percurso é de aproximadamente 25 quilômetros. O fato de o carro ficar muito tempo parado pode causar problemas futuros?

Josimar, se o carro anda cerca de 25 quilômetros todo fim de semana, pode ficar despreocupado que ele não terá problemas futuros. O que poderia trazer problemas seria deixá-lo um ou dois meses parado.

PALIO

Kit de embreagem do modelo 1.0 pode ser trocado pelo do 1.4

Jamerson Rocha
jamerson.rocha@tangarafoods.com.br

Preciso trocar o kit de embreagem do meu Fiat Palio 1.0 e o mecânico sugeriu que eu colocasse a do Palio 1.4, por ser mais resistente (a diferença de preço é mínima). Ele está certo? O uso da embreagem do modelo 1.4 no 1.0 causa algum problema?

O kit do 1.0 pode ser trocado pelo do 1.4 sem nenhum problema para o seu veículo, Jamerson.