AR-CONDICIONADO
Equipamento instalado fora da fábrica é sinônimo de problema?
Théo Neves
Salvador
Vou comprar um Chevrolet Celta com direção hidráulica por R$ 30.032 no próximo mês e estou com uma dúvida cruel. Li alguns artigos na internet sobre a instalação do ar-condicionado fora da fábrica. Alguns alegam que isso é perigoso. Outros dizem que nenhum carro popular vem com ar-condicionado e direção hidráulica de fábrica e que esses itens são instalados na concessionária ou talvez em uma empresa terceirizada. No que devo acreditar?
Oi, Théo. É claro que é melhor o carro que já sai de fábrica com o ar-condicionado e direção hidráulica instalados, pois evita adaptações e risco de problemas que podem comprometer a garantia. Não é verdade a afirmação de que carro popular não tem a opção de sair de fábrica com ar-condicionado e direção hidráulica. No caso do seu interesse, a General Motors comercializa o Chevrolet Celta com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos já instalados na fábrica. Alguns modelos de outras marcas podem ter a opção da instalação do ar-condicionado na concessionária.
NA GARAGEM
Vou ter problemas se o carro fica muito tempo parado?
Fernando Sávio
fernandosavio1990@hotmail.com
Gostaria de saber quais os cuidados que devo ter quando uso pouco o carro. Tenho um Fiat Palio Economy 2011/2012, que sai pouco da garagem. Uso o carro só nos fins de semana.
Oi, Fernando. Você deve ter esse tipo de preocupação quando o carro fica parado por muito tempo, ou seja, por mais de um mês. Você usando somente nos fins de semana não é tão grave assim. De qualquer forma, é importante que você confira sempre a calibragem dos pneus, o nível de óleo, faça o ar-condicionado funcionar e quando for andar com o carro procure rodar o suficiente para que o motor atinja a temperatura ideal.
Q.MÉTÉR
Cabo de vela que promete reduzir consumo e emissões
Ueverton Mattos
uevertonmattos@hotmail.com
Segundo o professor Roberto de Sá Gonçalves, ele tem um aparelho chamado Q. Métér Mix, um estabilizador eletrônico que pode ser instalado em qualquer veículo automotor para reduzir o consumo de combustível em até 30% e a emissão de gases poluentes em 25%. Isso é verdade?
Olha Ueverton, o dono do invento pode dizer o que quiser, mas a prática mostra que não é bem verdade. O chamado Q.Métér-Mix, ou QMM, é na verdade um cabo de vela com um resistor e um capacitor. De acordo com o inventor, basta substituir o cabo original pelo QMM, que estabiliza a corrente que provoca a faísca da queima do combustível, proporcionando melhor aproveitamento da combustão no motor. Em testes feitos pela revista Quatro Rodas ficou comprovado que a redução no consumo foi insignificante. Na ocasião, especialistas afirmaram que o QMM pode aumentar a fuga de corrente e a probabilidade de formação de campo magnético, afetando o sistema de injeção e outros componentes eletrônicos. Eles acrescentaram ainda que não há como obter esse tipo de resultado alterando só o cabo de vela.
MITO
Ainda é preciso amaciar motor de carro novo?
Rogério C. Furtado
Araxá
Estou para comprar um VW Fox 1.6 flex, e como é o meu primeiro zero, vem a dúvida: devo amaciar o motor para que não fique lerdo ou frouxo após alguns quilômetros e depois quando for exigir algo mais ele não respondeu? Se tiver de amaciar, como fazer? Andar com mais peso por alguns quilômetros? Quantos quilômetros leva para amaciar? Devo esticar as marchas? Devo andar sem exigir muito do motor no início? Devo trocar o óleo do motor mesmo antes de completar a quilometragem indicada pelo fabricante?
Caro Rogério: amaciar motor de carro é coisa do passado. Nos motores modernos isso não é mais necessário. O que se recomenda é não forçar muito nos primeiros mil quilômetros, evitando acelerações exageradas, esticando marchas e subindo demais o giro do motor. Quanto à troca de óleo, siga rigorosamente as recomendações do fabricante, usando sempre o lubrificante com as especificações indicadas e seguindo o prazo determinado.
POLO CLASSIC
O que fazer para substituir a tubulação do combustível?
Gerfson Santana Menezes
gemmes@ig.com.br
Tenho um VW Polo Classic 1998 e a tubulação de gasolina (desde o tanque) está toda rachada. Não encontro outra que a substitua originalmente. Posso usar uma tubulação de cobre de igual bitola para substituir a que está ruim?
Caro Gerfson, antes de pensar no cobre, você tem uma alternativa mais simples e viável. Peça ao mecânico para retirar toda a tubulação original e leve-a a uma loja especializada em mangueiras. Ela servirá de molde para que seja feita uma nova de plástico, inclusive com todas as conexões. E detalhe: com preço bem mais baixo do que a tubulação original.
MOTOR
Que história é essa de capacidade volumétrica?
Marcos Aurélio
mleoncio1986@gmail.com
Ouço muito falar em carro 1.8, 1.0 e 2.0. Afinal, o que significa isso. 1.8 litro de quê?
Caro Marcos, quando se diz que um carro é 1.0 ou 2.0 trata-se de uma referência à capacidade volumétrica da mistura ar/combustível dos motores. Ou seja, um motor 1.0 tem um litro de capacidade volumétrica da mistura na soma dos quatro cilindros. Cada um tem em média 250ml.
PINTURA
Documento do carro registra uma cor, mas o carro é de outra
Marco Antônio Valdeolivas
mavpmro@gmail.com
Comprei uma VW Brasília 1974/1975 e resolvi restaurá-la. Fiquei na dúvida em relação à cor do carro, pois no documento consta vermelho, porém a pintura original é laranja. Gostaria de saber se na época as cores dos documentos eram mais simples e por isso colocaram vermelho e não laranja, ou seria um erro na documentação, pois o documento de compra e venda que consta vermelho é de 1977. Gostaria de saber qual de que cor que devo pintar.
Olha, Marco Antônio, se no documento do carro consta vermelho, então essa é a cor com a qual o carro deve ser pintado. A cor laranja que você vê na carroceria não seria um vermelho desbotado e queimado de sol depois de anos de uso? Mas, na dúvida, pinte na cor determinada pelo documento.