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Boris responde - 17/07

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MOTO
É necessário usar sempre
dois combustíveis no motor flex?

Charles Dantas
São Mateus (ES)

Estou para receber uma moto Fan 150, com motor flex. Todo mundo diz que eu tenho que abastecer com etanol e gasolina. É verdade que tenho mesmo que usar sempre os dois combustíveis?


Charles, ao contrário dos carros flex, as motos não têm o reservatório de gasolina para a partida a frio. Então recomenda-se de 15% a 20% de gasolina quando você abastecer com etanol. Embora onde você mora (litoral do Espírito Santo) dificilmente vai baixar a temperatura de modo a dificultar a partida do motor.


FREIOS
Dúvidas sobre troca de
pastilhas e fluido

André de Amorim
andrebsb10@hotmail.com


Tenho um Fiat Punto 07/08 com praticamente três anos e meio de uso e 34.500 quilômetros rodados. Até o momento não troquei as pastilhas de freio. Elas darão algum sinal quando precisar trocá-las? Também é recomendável trocar o fluido de freio? Aparentemente está tudo normal.


Com certeza, seu carro está longe da normalidade, André. Com três anos e meio, seu fluido de freio já venceu, pois o prazo de troca é a cada dois anos. Quanto às pastilhas de freio, elas devem ser verificadas a cada 10 mil quilômetros, pois o sinal quem vai dar é o disco que será desgastado por elas. E com um belo e desnecessário prejuízo no bolso.

 

DÚVIDAS
Sobre pastilhas de freio
e consumo com ventilação

Thiago Ferreira Caetano
Belo Horizonte

Tenho duas dúvidas: a primeira é sobre aquele barulhinho incômodo do pedal de freio quando acionado. Tenho uma Chevrolet Montana 09/10 e troquei as pastilhas de freios há menos de um mês e todas as vezes em que piso no pedal aquele barulhinho chato aparece. Eu sei que ele costuma ocorrer quando as pastilhas estão desgastadas. E com elas novas, o que pode ser? A segunda é: meu carro não tem ar-condicionado e por isso ando quase sempre com a ventilação ligada. Esse sistema de ventilação faz o carro consumir mais gasolina como o ar-condicionado? Ele interfere de alguma maneira no consumo do carro?


Oi, Thiago. Barulho de pastilha de freio nova só tem uma solução: tampe os ouvidos. Quanto ao consumo, ele aumenta com o sistema de ventilação ligado. Mas quase nada, se comparado com o ar-condicionado, pois não existe o compressor, que exige muito do motor.


MOTOR
Barulho estranho pode ter
relação com uso do etanol?

Hélio Santos
De Santos

Tenho um VW Gol G5 2009/2010 e depois de 16.800 quilômetros rodados, quando ligo o carro, ele apresenta um “tec-tec” quando o motor ainda não está a 90 graus. Depois disso, o barulho some. Sempre abasteço no mesmo posto e faço as revisões na mesma concessionária VW em Santos. A concessionária me diz que usei combustível ruim, o posto aponta para o uso excessivo de etanol, que prejudica o motor! Você pode me esclarecer o que aconteceu nesta situação? Sinto-me perdido e sem alternativas!


Oi, Hélio. Assim a distância é quase impossível descobrir o que tem o motor do seu carro. Mas o tal "tec-tec" quando você liga pode ser algum problema de lubrificação nas válvulas. Quando o óleo chega, o barulho some. Quanto ao etanol, o que falaram a você é pura besteira: não existe etanol nem a mais nem a menos. Carro flex pode funcionar com qualquer quantidade de gasolina e etanol, misturados ou separados.


AR-CONDICIONADO
Desligo primeiro o aparelho
ou o motor do carro?

Victor Salles
victor_salles@live.com

Falaram-me que toda vez que eu for desligar o carro é preciso desligar o ar-condicionado para não forçar o compressor. É verdade?


Caro Victor. É exatamente o contrário. O compressor não deve estar funcionando quando você liga o motor para não forçar o arranque nem a bateria.



QUESTIONAMENTOS
Diferentes assistências para
direção e desgaste da embreagem

Elton Rodrigues
elton.rodrigues@bol.com.br

Qual a diferença entre a direção manual, hidráulica e elétrica? Outra: é verdade que quanto mais você der a partida com o pé no pedal da embreagem maior será o desgaste do sistema?


Olha, Elton, manual é toda na base do feijão, ou seja, na força do braço, pois não conta com qualquer tido de assistência para aliviar o peso. Direção hidráulica e elétrica são dois sistemas que aliviam o peso do volante para o motorista, uma com óleo, outra com um motor elétrico. Quanto à outra dúvida sobre a embreagem, não há desgaste nenhum.