RUÍDO
Batida de pino tem algo
a ver com o combustível?
Gerson Azado
gerson_azado@hotmail.com
Adquiri o novo VW Jetta e com 500 quilômetros rodados, ao passar por um quebra-molas e acelerar, notei um barulho vindo do motor, como um bater de pino. Na concessionária o mecânico disse para colocar, a cada abastecimento, oito litros de etanol. Realmente passei a fazer isso e acabou o barulho. Mas quando só abasteço com gasolina, o barulho volta. Isso é um defeito? Tem solução? Penso que o motor abastecido, seja com gasolina ou etanol , não deveria ter esse barulho.
Você tem razão, Gerson. Um carro flex tem que funcionar bem com qualquer dos dois combustíveis ou qualquer proporção de ambos. Claro que o carro tem algum problema, que pode ser eletrônico (sonda lambda, por exemplo) ou mecânico e estão sugerindo uma solução quebra-galho, que é misturar etanol na gasolina para elevar o índice de octanagem e parar a detonação.
CONSUMO
Por que os carros com motor
flex bebem mais combustível?
Vinícius Baptista
Paty do Alferes (RJ)
Acho estranho as notas referentes ao consumo de combustível dos carros flex nos testes feitos por vocês. Vocês dão nota 8 ou 9 para carros flex 1.0 que fazem 8km/l na cidade e 10km/l na estrada. Eu não entendo. Antigamente, os carros 1.0 só a gasolina faziam 15km/l e chegavam a quase 18km/l. Depois que inventaram o flex, os carros se tornaram beberrões e ninguém fala nada sobre o assunto. Tenho um VW Santana 1997 2.0 a gasolina, que faz 14,5km/l na estrada com cinco pessoas e ar-condicionado ligado. O manual diz que faz 16km/l, mas deve ser em condições especiais. Gostaria que vocês falassem a verdade sobre os carros flex, visto que a taxa de compressão do etanol é diferente da gasolina e não vejo como isso pode ser totalmente corrigido eletronicamente.
Prezado Vinícius, nós também nos espantamos com o consumo dos carros flex e logo percebemos que ainda não existem motores assim projetados. Na verdade, o que se fez (mas os engenheiros da indústria insistem em desmentir) foi uma gambiarra que transformou os motores a gasolina para queimarem também o etanol. Tanto que temos ainda hoje o inexplicável tanquinho para partida a frio. Ou é flex ou não é. Não se justifica o uso de gasolina para o carro (com etanol) pegar nos dias mais frios. Voltando à sua questão, como já dizia Einstein, tudo é relativo. Temos, atualmente, que comparar carros flex com carros flex, assim como um esportivo que anda a 200km/h tem que ser comparado a outro da categoria. O que faz 4km/l é bem mais econômico que o outro que faz apenas 3km/l. E não podemos compará-los com o Uno Mille nem criticar seu consumo tendo em vista o desempenho. A mesma coisa para o motor flex: não o comparamos com o projetado apenas para a gasolina, mas com outros flex. A sua dúvida é a mesma que temos em relação a esses motores e a eletrônica é incapaz de adequá-los aos dois combustíveis.Flex de verdade, só quando for possível uma variação da taxa de compressão. Ou quando for possível turbiná-los com a mesma finalidade.
PASSAT
Apaixonado pelo modelo quer
saber qual a média de consumo
Américo de Carvalho Outeiro Júnior
americoromap@gmail.com
Sou apaixonado pelo VW Passat. Já tive um 1996, lindo, azul, que era meu xodó, mas fiz a besteira de trocá-lo por uma picape Toyota. Um arrependimento só, pois era com motor a diesel sem turbo. Mas agora estou voltando a realizar meu sonho. Estou comprando um Passat 2.0 20V turbo, com motor feito. O carro está lindão. Vocês sabem dizer qual a média de consumo de combustível que ele faz?
Oi, Júnior. Sinto decepcioná-lo quanto ao seu Passat, mas é quase impossível passar as informações solicitadas. Em primeiro lugar, porque um carro com mais de 10 anos de uso pode ter um desempenho bom ou ruim, dependendo de como foi usado e mantido. Segundo, porque um motor turbo pode ter consumos variadíssimos. Se você pisa pouco, o turbo aumenta muito sua eficiência e o consumo reduz. Mas se você pisa fundo, a situação se reverte e o desempenho vem, mas a custa de muito consumo.Em linhas gerais, se o carro estiver em bom estado e você for um motorista ajuizado e não pisar fundo, pode estimar que ele vai rodar acima dos 10km/l na estrada e um pouco abaixo na cidade.
AR-CONDICIONADO
Dúvida sobre instalação
em oficinas especializadas
Robson Carlos Rolim
São Paulo
Meu carro é um Ford Fiesta 1.6, 2007/2008, sem ar-condicionado. A instalação desse item em oficinas especializadas pode afetar ou danificar o veículo, já que o serviço não foi feito durante o processo de fabricação do carro?
Olha, Robson, existem no mercado empresas especializadas em instalação de ar-condicionado, que garantem resultados satisfatórios. Mas é importante saber que, por mais competente que seja o profissional, jamais vai conseguir um resultado tão perfeito quanto o feito dentro da fábrica, durante a montagem do veículo. Para instalar um kit de ar-condicionado é preciso desmontar todo o painel e outros componentes e depois remontá-los, o que nem sempre fica tão bom quanto era. Aí surgem ruídos, rangidos e outros inconvenientes. A melhor opção é mesmo comprar um carro que já tenha o ar-condicionado de fábrica.
AO ESTACIONAR
É melhor deixar o câmbio
engatado ou em ponto morto?
Marcos Tony
Curvelo (MG)
Um carro com câmbio manual ao ser estacionado deve ficar engrenado em primeira ou em ponto morto? Meu irmão aprendeu na autoescola a deixar em primeira marcha sempre, porque senão o carro desce. De fato, se deixar no neutro o carro vai andando. Não sei se andaria muito, porque no dia em que ele mostrou, logo pisou no freio e engatou a primeira. O detalhe é que o carro andou mesmo com o freio de mão puxado. Li que isso pode quebrar o câmbio caso alguém dê uma batida no carro. É verdade?
Caro Marcos: se você vai estacionar seu carro em um local plano, não há necessidade de deixar o câmbio engatado. Porém, se for estacionar em uma descida íngreme, pode até deixar engrenado em primeira ou ré, com as rodas dianteiras viradas para o meio-fio, sem encostar, para não danificar o pneu. Realmente, se outro carro bater no seu nessa condição, pode ser que ocorra um dano na transmissão, pois vai forçar as engrenagens.
PNEUS
O que significam as linhas
e pintas coloridas na borracha?
Mardonio Andrade
mardonio.andrade@jorlan.com
Gostaria de saber o real significado das linhas e ou pintas coloridas que os pneus vendidos na praça apresentam e que os vendedores insistem em dizer que são etapas de fabricação.
Oi, Mardonio. Circulam na internet vários comentários afirmando que as linhas ou pontos coloridos indicam pneus defeituosos. Mas de acordo com um representante da Goodyear, a afirmação não é verdadeira. A explicação é de que as linhas coloridas servem para facilitar a distribuição dos pneus, identificando os mercados para os quais são destinados. Ou seja, são cores diferentes para os pneus que vão para as montadoras, hipermercados, lojas especializadas e para exportação, e não têm qualquer relação com a qualidade ou controle de produção. Já o ponto colorido visto na banda lateral indica o local onde deve ficar a válvula, para facilitar o balanceamento do conjunto roda/pneu.
DILEMA
Nosso combustível é pior
do que o vendido lá fora?
Daniel Maurício
Manaus
Por que com a gasolina europeia os carros têm consumo mais baixo? O etanol que é misturado em nossa gasolina deixa o combustível pior?
O etanol misturado na gasolina melhora o combustível, pois aumenta sua octanagem. Mas também piora, pois tem menor poder calorífico e aumenta o consumo.
MOTOR
Depois de muitos quilômetros
rodados tem algum remédio?
Daniel Zancanelli
danielzancanelli@hotmail.com
Gostaria de saber se é aconselhável usar produtos de limpeza interna em motor cansado.
Motor com elevada quilometragem pode receber produtos para limpá-lo, mas a operação exige muito cuidado e deve ser realizada em oficina, pois a sujeira que se desprende pode entupir o sistema de lubrificação.