LUBRIFICANTE
Usar óleo semissintético em carro mais antigo traz algum problema?
Alessandro Borges
alessandro.borges76@bol.com.br
No manual do meu VW Gol 1.0, ano 1997, a Volkswagen recomenda que seja usado o óleo 20W50. Mas, na última troca, optei por colocar um óleo semissintético 10W40. Desde então, o motor começou a fazer um barulho de "bater saia" na primeira partida quando está frio. Depois de algum tempo, com a temperatura em elevação, o barulho para. O que poderia estar acontecendo? Lembro que esse motor já passou por uma retífica há 30 mil quilômetros.
Prezado Alessandro: a Volkswagen já mudou a especificação do óleo para esse modelo: em 2000, para 15W40; e, em 2005, para 5W40. Mas como seu carro já passou por uma retífica, cabe uma importante pergunta: na operação, foi substituída a bomba de óleo? Se foi, você já devia estar usando o 5w40 se o motor do seu carro tiver 16 válvulas (no seu e-mail, você não cita isso) e 15W40 se tiver oito válvulas. Caso não tenha trocado a bomba, o motor não funciona corretamente e pode estar comprometido.
SEM RODAR
Como manter em bom estado
um carro que fica sempre parado?
Isaac Novellino
Rio de Janeiro
Tenho um VW Gol GIII 1.0 16V, ano 2001, que fica parado a semana toda na garagem, pois vou para o trabalho de moto. Às vezes, nem no fim de semana saio com o carro. Já faço isso há sete meses. Posso ligar o carro durante apenas uns cinco minutos por semana? Como manter o meu carro sempre em bom funcionamento?
Oi, Isaac. Só ligar o carro alguns minutos não é uma boa ideia. O correto seria dar uma voltinha com ele de alguns quilômetros, para colocar em uso todos os seus equipamentos, umas duas vezes por mês.
ISENÇÕES
Portadores de necessidades especiais
podem comprar importados com descontos?
Rodrigo Palmer Irffi
Belo Horizonte
Gostaria de saber se carros importados, seja do México ou da Coreia, podem ter as isenções previstas para portadores de necessidades especiais.
Olá, Rodrigo. Os modelos importados do Mercosul e, mais recentemente, do México também podem ser adquiridos com insenções. Dos outros países, não. A Fiat, por exemplo, disponibilizou recentemente o 500 (sem ICMS e IPI) e o Freemont (somente sem o IPI, pois ultrapassa os R$ 70 mil) para os portadores de necessidades especiais.
MISTURA
Posso utilizar gasolina com óleo
dois tempos em carro ou moto?
Luís Antônio
Patos de Minas (MG)
Minha dúvida é em relação àquela gasolina misturada com óleo dois tempos que sobra da pescaria. Posso utilizá-la em meu carro ou moto? Qual é o procedimento? Devo esperar alguns dias para que o óleo perca sua composição? Ou simplesmente posso colocar no tanque e completá-lo para que a mistura fique mais fraca?
Prezado Luís: Esse procedimento não é recomendável para carros com motor de quatro tempos, pois, com certeza, essa gasolina vai molhar as velas e prejudicar a ignição. No caso de moto, ela teria que ter motor de dois tempos e a mistura teria que ser na mesma proporção indicada pelo fabricante.
SIGLAS
Fabricantes usam sopa de letras
para identificar sistema de injeção
Giovanni Martins Veloso
giovannivga@yahoo.com.br
Já vi várias vezes as siglas efi, mpfi e sfi estampadas nas laterais e traseiras de alguns veículos. Gostaria de saber o que significam e as diferenças entre elas.
Olá, Giovanni. Essas siglas identificam sistemas de injeção eletrônica e vêm do inglês: EFI, eletronic fuel injection (do tipo monoponto, com apenas um bico injetor, em ponto central); MPFI, multi-point fuel injection (do tipo multiponto, com um bico injetor para cada cilindro); e SFI (sequential fuel injection, do tipo sequencial, que seria uma espécie de MPFI melhorada).
FORA DE LINHA
Por quanto tempo o fabricante
tem que fornecer peças?
Roberto Ribeiro
Campo Formoso (BA)
Quero comprar um carro usado, mas estou preocupado com as peças de reposição desse veículo, que deve sair de linha em breve. Portanto, minha pergunta é a seguinte: depois que um carro deixa de ser fabricado, por quanto tempo a lei brasileira impõe que o fabricante continue fornecendo peças para ele?
Caro Roberto: existe um certo folclore, uma lenda em torno do assunto (ninguém sabe exatamente de onde surgiu) que afirma que o fabricante é obrigado a garantir o atendimento por 10 anos depois que o veículo sai de linha. Mas, na verdade, o artigo 32 do Código de Defesa do Consumidor é vago e diz apenas que "os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto". O parágrafo único cita que "cessadas a produção ou importação, a oferta deverá ser mantida por período razoável de tempo, na forma da lei". Portanto, fica mais ao critério da política de cada fabricante.
VÁLVULAS
Como saber quantas bicos injetores
tem o motor de um carro?
Hariel Felipe Furtado
harielfelfurt@hotmail.com
Como faço para saber quantos bicos injetores tem o motor de um carro? No meu caso, tenho um VW Gol, ano 1996, equipado com motor 1.6.
Hariel, se o filtro de ar for do tipo redondo, seu Gol tem apenas um bico. Se for do tipo quadrado, são quatro.
CALIBRAGEM
Posso usar o bom senso quando
o manual não cita os ocupantes?
Fabio Marques
fabiao.fm@ig.com.br
Sou proprietário de um Gol G4 e, no manual, a pressão recomenda para os pneus é de 28 psi quando o carro está com duas pessoas e de 32 psi quando transporta cinco. Mas, como rodo na maior parte do tempo com três pessoas, optei por colocar 30 psi. Essa solução está correta?
Sim, Fábio. Na falta de especificação mais apurada do manual, sua solução está correta.
SUBSTITUIÇÃO
Os amortecedores devem ser
sempre trocados aos pares
Edson Kauffmann
edson.kauffmann@hotmail.com
O amortecedor do meu carro empenou em uma batida na lateral esquerda. Gostaria de saber se preciso trocar os dois do mesmo eixo ou posso substituir apenas o empenado?
A menos que seu carro tenha rodado apenas algumas centenas de quilômetros, o certo é trocar o par do eixo, Edson.
COMBUSTÍVEL
Como saber se a gasolina tem
mesmo o aditivo anunciado
Antonio Marcos de Lima
Alfenas (MG)
Como na maioria dos postos, a gasolina comum tem o mesmo preço da aditivada, então eu costumo colocar a segunda opção. Como não sei se realmente ela está aditivada, eu posso colocar mais aditivo no tanque? O excesso de aditivo prejudica o motor? Isso teria algum efeito colateral?
Oi, Antônio, quisera poder responder a sua questão. Infelizmente, o consumidor brasileiro fica nas mãos do dono do posto, pois não há nenhuma fiscalização em relação à aditivação da gasolina. A ANP mal controla se o combustível está adulterado ou não. Aditivos não são verificados pelo governo. Se você tem dúvida quanto à qualidade da gasolina no seu posto, é preferível abastecer com a comum e aditivar você mesmo com os produtos à venda no mercado. O excesso de aditivo pode prejudicar o motor e criar problemas de combustão na câmara.