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Boris responde - 04/12/2011

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Foto:

SUJEIRA

Que coisa estranha é essa que sai do escapamento?

Marcos Macegosa, São Paulo

Tenho um Fiat Tempra 94/95 2.0 i.e. 8V gasolina. O carro ficou parado na garagem e não foi ligado por um bom tempo. O mecânico disse que estava tudo em ordem com o carro, porém ele não passou na inspeção. Ao chegar em casa com o carro, notei que o escapamento estava cheio de sujeira, que soltava quando eu acelerava. Gostaria de saber se existe um jeito mais rápido de tirar toda essa sujeira
do escapamento.

Oi, Marcos. Vai dar trabalho, mas só desmontando e limpando todos os circuitos de combustível,
entrada e saída.

MISTÉRIO

Por que a luz do óleo demora para apagar no painel?

Rodrigo Dantas, Natal

Tenho um VW Gol G4 2008. Uso pouco o carro, que costuma passar alguns dias esquecido na garagem. Observo que quando vou dar a partida a luz do óleo demora um pouco mais a apagar. Seria motivo para preocupação? Essa demora para apagar (a lâmpada do óleo) só acontece na primeira partida depois de uns três ou quatro dias parado. Depois tudo volta ao normal.

Oi, Rodrigo. Depois de parado alguns dias, o óleo demora mesmo um pouco mais para chegar onde ele é necessário e deve ser por isso que a lâmpada também demora um pouco para apagar. Se ela desliga logo depois que o motor pega, não é motivo para preocupação.

GNV

Vale a pena adaptar meu Captiva para o uso do gás?

Luiz Fernando Pinto de Sousa, Belo Horizonte

Seria viável tecnica e economicamente converter para GNV meu veículo Chevrolet Captiva 2.4 a gasolina, 2009? Percorro em média 4 mil quilômetros por mês, consumindo em torno
de 9km/l.

Viável tecnicamente é, Luiz Fernando. E economicamente também, pois com o gás você deverá gastar (com um equipamento de qualidade e bem instalado) em torno de metade do que paga atualmente pela gasolina. Mas não se esqueça de que o motor perde potência, o que pode ser complicado num carro pesado como o Captiva. Se você não se importar com isso, vá em frente!

SENSÍVEL

Porque meu VW Polo apaga quando vê muita água?

Elisângela Lemos Carneiro, elisangelalcarneiro@ig.com.br

Tenho um VW Polo Classic 1.8 MI, 1998, que está apresentando um sério problema. Quando passo em alguma poça de água ou chove muito, ou quando mando lavar, o carro apaga e não liga mais. Às vezes demora até três dias para voltar a funcionar. Isso não ocorre só com o meu carro, pois já tive notícia de outro Polo com o mesmo problema. O que pode acasionar esse problema?

Elisângela: num carro com injeção eletrônica, como o seu, a coisa mais fácil é descobrir o que está provocando esse problema. Mas só quando conectado num computador com o programa específico do modelo que as concessionárias e algumas oficinas especializadas usam.

MISTÉRIO

Nada faz com que o volante do carro pare de vibrar

Marcelo Borghesi, São José dos Campos (SP)

Tenho um Chevrolet Corsa Classic 2010, que está com 44 mil quilômetros, o qual comprei usado. Fiz a troca dos pneus, alinhamento, cambagem e balanceamento, porém volante começa a vibrar quando o carro chega a 104km/h. Refiz o balanceamento e rodízio dos pneus por quatro vezes (em oficinas diferentes, balanceamento com a roda no carro e fora), porém a vibração não para. Existe algum outro ponto mecânico que deve ser verificado? Estou com medo de ter feito mau negócio, pois o carro aparenta ser novo, só que nenhum mecânico descobre o motivo da vibração e realmente não confio muito nessas oficinas de balanceamento.

Oi Marcelo: assim à distância é difícil imaginar o que mais poderia estar provocando essa trepidação. Você já pediu a assistência de alguma concessionária Chevrolet para um exame mais detalhado do carro?

AR-CONDICIONADO

Sistema exala um desgradável cheiro de cachorro molhado

Marcone Pedro Dias de Souza, Belo Horizonte

Comprei um VW Gol Trend 1.0 8V 2011/2012 zero há três meses. Uso o carro diariamente dentro da cidade e tenho percebido que o ar-condicionado tem exalado um mau cheiro, tipo cachorro molhado, todas as vezes que o ligo. Procurei a autorizada Volkswagem e o técnico me informou que teria que fazer uma higienização, serviço que a garantia não cobriria. Achei estranho o fato de que com três meses de uso já seja necessário fazer higienização do ar-condicionado. Em outros carros que já adquiri costumava fazer a higienização uma vez por ano e nunca apresentaram tal cheiro. O técnico da autorizada me orientou dizendo que toda vez que for desligar o ar devo deixá-lo só com o ventilador ligado por 10 minutos para secar o sistema. Porém esse método não funcionou. Então, como devo usar o
ar-condicionado para evitar mau cheiro? Ou seria algum problema no
ar-condicionado do carro?

Marcone, o seu carro tem filtro no ar-condicionado? Se tiver, troque-o. A higienização costuma resolver também. Uma dica quando você desliga o ar, é deixar alguns minutos com o ventilador no máximo e ajustado para temperatura máxima. O calor costuma ajudar.

MONZA

Algo estranho faz com que os ponteiros fiquem oscilando

Gisele Furt, Volta Redonda (RJ)

Tenho um Chevrolet Monza 2.0 tubarão 1991, GNV/gasolina. Percebo que quando o carro aquece, depois de rodar uns 30 quilômetros, os ponteiros do conta-giros e da bateria ficam oscilando. A bateria é nova, sua amperagem está correta, os cabos de contato foram trocados, também foi testada a bobina de ignição. Qual seria o possível defeito?

Olha, Gisele, esse sintoma do seu carro pode ser problema de aterramento em algum ponto do circuito elétrico. Ou outro que um bom técnico em eletricidade de automóveis não terá dificuldade para descobrir.

MANUTENÇÃO

Fluido de direção hidráulica ajuda a limpar os bicos injetores?

Marcelo Melo, Maceió

Tenho um Mitsubishi Pajero Sport 2003 a diesel. Recentemente, fiz a troca do óleo do motor e dos filtros de óleo e combustível. Na troca do filtro do combustível o funcionário do estabelecimento encheu o novo com fluido de direção hidráulica antes de colocá-lo. Falou que seria para limpeza dos bicos injetores. Esse procedimento é correto?

Olha, Marcelo, se é correto eu não sei, nunca ouvir falar. Eu não faria se o carro fosse meu, em hipótese alguma. Sabe-se lá como será a queima de fluido de direção na câmara de combustão?