CONSUMO
Uma retífica poderia deixar o motor mais econômico?
Vagner Ferreira
vagnerzmferreira@hotmail.com
Tenho um Fiat Tempra 2.0 8V, 1994/1995, que apresenta um consumo de 6km/l a 7km/l na cidade e entre 9km/l e 11km/l na estrada. Quando comprei o carro, sugeri para o mecânico abrir o motor e dar uma geral, trocando anéis, juntas, além de retificar pistãos e tudo mais que fosse necessário. Ele disse que não, pois já tinha avaliado o carro, e informou que o serviço seria muito caro. Mas se fosse feita a geral por dentro do motor o consumo de combustível não poderia ser melhorado? Já troquei as velas, mudei o posto onde abasteço e nada do consumo baixar. O que você sugere?
Oi, Vagner. É claro que uma retífica iria melhorar o desempenho do motor do seu carro, otimizando inclusive o consumo. Mas é preciso fazer os cálculos para saber se o investimento feito na retífica vai compensar o possível ganho com a economia de combustível. No caso do seu carro, que tem mais de 16 anos de uso, fica complicado imaginar um consumo menor do que o que você vem registrando.
ESTACIONAMENTO
É melhor deixar o carro sob sol ou debaixo de árvore?
Plínio da Silva Araújo
Brasília
Meu carro fica o dia todo no estacionamento da empresa. Tenho duas opções: ou o carro fica sob o sol o dia todo ou debaixo de uma árvore, onde vai receber uma gosma da planta e um bombardeio de fezes de pássaros. Entre as duas opções, qual a mais prejudicial para a pintura?
Caro Plínio: o ideal é evitar as duas opções. A exposição excessiva ao sol vai queimar a pintura do seu carro, além de ressecar componentes do interior, como painel e volante. Já a gosma liberada pelas folhas da árvore e as fezes de pássaros contém substâncias que grudam na pintura e podem romper a película de verniz que a protege. E se ficar assim sob a ação de sol ou chuva pode provocar a eliminação de parte da própria tinta, chegando à chapa. O correto seria encontrar um lugar mais apropriado para estacionar seu carro. Se não tiver opção, recorra a uma capa, que certamente vai eliminar alguns problemas e minimizar outros.
SEGURANÇA
Airbags laterais podem ferir crianças no banco traseiro?
Renato Gontijo
Formiga (MG)
Tenho uma filha de dois anos e penso em trocar meu carro, que é equipado com airbags frontais, por um que tenha seis airbags, visando aumentar a segurança para ela. Mas fica a dúvida: o airbag traseiro lateral, chamado de cortina, no caso de crianças pequenas ajuda, atrapalha ou é indiferente?
Olha, Renato, airbag no carro nunca é demais e certamente vai garantir a segurança de toda a sua família. Partindo do princípio que sua filha estará devidamente acomodada em uma cadeirinha no banco traseiro, os airbags de cortina e laterais não vão afetá-la, mas protegê-la em caso de acidente.
PNEUS
Estepe com medida diferente pode afetar funcionamento do ABS?
Luiz Antônio Vale da Fonseca
Belo Horizonte
O Honda Fit modelo EX e EXL vem de fabrica com roda de liga leve, pneus 185/55 R16 e o estepe com roda de ferro e pneu 175/65 R15. O manual do proprietário alerta que se os pneus forem substituídos por outros com dimensões diferentes o funcionamento do sistema ABS será comprometido. Então veio a dúvida: rodar com o pneu estepe em uma emergência compromete os freios?
Olha, Luiz, para você saber se haverá comprometimento no funcionamento do ABS nesse caso é preciso averiguar a diferença do diâmetro externo dos dois conjuntos roda/pneu. A tolerância máxima de diferença vai de %2b3% a -3%. Nesse caso, o pneu 1.85/55 tem diâmetro externo de 609,9mm e o 175/65 de 608,5mm, ou seja, a diferença é de 1,4mm e não vai afetar o funcionamento do sistema ABS.
MANUTENÇÃO
Tem produto que faz mesmo a limpeza interna do motor?
Délio Cunha
d.cunha9859@ig.com.br
Tenho um Chevrolet Prisma 2009 e ando muito pouco com ele, porém quando fui fazer a revisão do 20.000 quilômetros na concessionária, o mecânico disse que seria bom usar um produto para limpeza interna do motor, chamado flush. Esse produto cumpre o que promete ou é um gasto a mais na revisão sem necessidade?
Olha, Délio, não é embromação não. O produto funciona mesmo e deve ser usado periodicamente, nas trocas de óleo. Ele ajuda a remover a sujeira das partes internas do motor, evitando a formação de borra
PELOS FUNDOS
Se o escapamento estiver danificado vou ter problemas de consumo?
Nilton Santana
livrariaval@hotmail.com
Carro com a descarga furada gasta mais combustível? Ou só ronca mais?
Oi, Nilton. Saiba que o sistema de escapamento do carro é projetado para trabalhar com determinado fluxo de gases. Se houver um furo em alguma parte, certamente vai provocar ruídos indesejáveis sem alterar o consumo. Porém, se o furo estiver no catalisador poderá haver aumento da emissão de poluentes.
ESTEPE
Dúvidas sobre a validade e pressão do sobressalente
Marco Antônio Martins
Fortaleza
Meu carro está com 32.500 quilômetros e já começo a pensar na troca dos pneus. Pretendo comprar três pneus novos e adicionar o estepe, que nunca foi usado. Com relação ao estepe, o mesmo pode ser usado sem problemas, apesar de estar guardado desde abril de 2009, quando comprei o carro? Pneu tem prazo de validade? Calibro quando lembro e gostaria de saber se pode gerar algum problema o pneu ficar guardado com a calibragem baixa, além de não estar pronto se acaso eu precisar.
Caro Marco: pneu tem data de validade, sim. É de cinco anos a partir da data de fabricação, que está registrada por um número de quatro algarismos na lateral do pneu, próximo ao DOT. Os dois primeiros números indicam a semana e os outros dois, o ano. Portanto, confira a data de fabricação do estepe do seu carro para saber se ele pode ser usado com os pneus novos. Quanto à calibragem do estepe, é recomendado você mantê-lo sempre com umas libras a mais (duas ou três), pois pode ocorrer perda de pressão pela falta de uso. E dessa forma, quando você for usá-lo não estará com a calibragem baixa. E não esqueça de conferi-lo sempre que calibrar os demais pneus.
LUBRIFICANTE
Os motores flex exigem um óleo com viscosidade diferente?
Charles Paulo
Nova Trento (SC)
Ao fazer a troca de óleo do meu Palio 1.4 flex 2005/2006, me disseram na oficina que agora os motores flex estão usando o óleo 5w30, que é melhor para a partida a frio. Mas no manual o especificado é o óleo 15w20. E agora, quem está certo? Devo usar o óleo indicado no manual ou ir na onda deles?
A princípio, caro Charles, você deve usar o óleo recomendado no manual do proprietário, pois ele tem as especificações determinadas pelo fabricante.
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