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Boeing 787 faz seu primeiro voo comercial após três anos de atraso

Com festa, aeronave foi entregue à companhia japonesa ANA e chegou nesta quarta em Tóquio

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O primeiro Boeing 787 entregue a uma companhia aérea pousou nesta quarta-feira em Tóquio e foi recebido por centenas de entusiastas da aviação comercial.

 

O voo da companhia aérea japonesa All Nippon Airways (ANA), decolou da base da Boeing em Seattle (EUA) e foi direto à capital japonesa. Esse 787 é o primeiro de um total de 55 unidades compradas pela ANA, que espera receber mais 20 unidades até março de 2013 e o resto deverá ser entregue até 2018. A principal concorrente da companhia, a Japan Airlines, também adiquiriu 35 unidades do 787 Dreamliner, mas o primeiro voo está previsto somente para abril do próximo ano.

 

Veja a galeria completa de fotos do Boeing 787 Dreamliner!


Na chegada ao aeroporto de Haneda, em Tóquio, o piloto que comandou o voo fez diversos elogios ao avião, ressaltando que é muito fácil de operar.

 

Cockpit do 787 da All Nippon Airways


No próximo dia 26, a ANA fará um voo promocional de Tóquio para Hong Kong. A venda de 100 bilhetes para esse voo atraiu a atenção de 25 mil pessoas. Um par de passagens vendidos pela ANA para o voo, arrecadou quase US$ 12 mil.


O 787 é conhecido por revolucionar a indústria aeronáutica mundial. É o primeiro avião construído com grande uso de plástico e fibra de carbono, o que o deixou mais leve e 20% mais econômico do que o Boeing 767, por exemoplo, que tem praticamente o mesmo tamanho. Consequentemente, a autonomia do 787 é maior, podendo fazer ligações diretas em rotas que hoje só é possível realizar com escalas. São 50% de materiais compostos, 20% de alumínio, 15% de titânio, 10% de aço e 5 % de outros materiais. O Boeing 777, por exemplo, possui somente 12% de materiais compostos e 50% de alumínio. Outro fator interessante é que ele autodetecta erros e repassa imediatamente para o solo. Assim, quando o avião pousar, a equipe de manutenção saberá o que fazer nele. 

 

Assentos de classe executiva do Boeing 787 Dreamliner da ANA


Atraso

Nos últimos três anos, a entrega do Boeing 787 foi adiada cinco vezes. O último atraso aconteceu por falta de disponibilidade do motor, produzido pela Rolls-Royce. O atraso na entrega foi divulgado quatro dias após um motor Trent 1000 da Rolls-Royce ter explodido durante um teste em Derby, Inglaterra, forçando a companhia a temporariamente fechar a fábrica.


O Boeing 787 pode levar de 210 a 330 passageiros, dependendo da configuração. A velocidade máxima, segundo o fabricante, é de 914 km/h e pode voar até 15.750 km sem reabastecimento, o suficiente para ir de São Paulo a Jacarta, por exemplo.

 

Do mesmo tamanho do 767, o 787 chega a ser 20% mais econômico