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Boeing 777 substituirá Airbus A330 nas rotas da TAM para Miami

Aeronave para 362 passageiros será usada nos dois voos diários a partir do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo

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Os voos de São Paulo para Miami pela companhia aérea brasileira TAM passarão a ser operados pelo Boeing 777-300, o maior jato bi-motor do mundo. A rota terá o Airbus A330 substituido a partir de 12 de novembro, segundo comunicado da empresa.

A TAM alega que a mudança de equipamento irá proporcionar um aumento de 62% na oferta de assentos entre as duas cidades. Hoje, os dois voos diários são realizados com o A330, que oferece capacidade para 223 passageiros, já o 'triple seven' pode transportar 362 passageiros em três classes de serviço.

Os voos serão os JJ8090 e JJ8094, partindo do Aeroporto de Guarulhos às 23h55 e às 10h30, e os voos JJ8091 e JJ8095, partido do Aeroporto de Miami (EUA) às 18h05 e às 8h20, respectivamente. Segundo a companhia, além de oferecer aos clientes maior capacidade para o transporte de passageiros e de cargas, as novas aeronaves contribuirão para manter a baixa idade média da frota da TAM.

 

Atualmente, a American Airlines já opera voos entre São Paulo e Miami com Boeing 777, além do 767.

 

Aeronave nova não significa mais conforto. O Boeing 777-300 da TAM oferece menos espaço ao passageiro da classe econômica do que o Airbus A330. Embora o espaço entre as poltronas sejam os mesmos, a largura da poltrona no Boeing é quase três centímetros menor do que a poltrona do Airbus. Normalmente, companhias que operam com o 777, utilizam configuração de

nove poltronas por fileira (3%2b3%2b3 ou 2%2b5%2b2), mas a TAM incluiu uma poltrona por fileira. Com 10 assentos (3%2b4%2b3) por fileira, cada poltrona ficou mais estreita.

A maior turbina do mundo
O Boeing 777-300 da TAM utiliza motores GE90, produzidos pela General Eletric. Projetada para equipar os modelos 777-200LR e 777-300ER, da Boeing, a maior turbuina do mundo entrou em operação nesses equipamentos em 2002.

A TAM não se manifestou sobre a possível substituição dos equipamentos nas rotas do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Manaus para Miami, que por enquanto continuarão com os antigos Boeings 767-300.