A Volkswagen vestiu sua filha mais velha no Brasil com traje de gala, para comemorar os 50 anos de produção da Kombi, celebrados em setembro. Mesmo com alguns meses de atraso para a festa, a Kombi aparece em seu melhor estilo, saia e blusa, para ser cobiçada pelos admiradores. Vermelha na parte inferior e branca na superior, a pintura lembra os primeiros modelos que saíram da fábrica de São Bernardo do Campo, em 1957. A diferença é o atual motor 1.4, refrigerado a água, que exige a grade do radiador na dianteira, adendo que não existia com o histórico motor boxer, refrigerado a ar. Mas a grade não diminui o charme da estampa, que tem, na traseira e nas laterais, selos comemorativos da data.
Os compradores da edição especial, limitada a 50 unidades, também vão receber um diploma, comprovando a raridade, e uma miniatura da primeira Kombi nacional. O preço a ser pago é de R$ 45,5 mil. A Kombi é completa e com uma série de detalhes: iluminação no compartimento do motor; revestimento do assoalho em borracha; imobilizador eletrônico; limpador do pára-brisa, com temporizador; lanternas traseiras fumê; pára-choques dianteiro e traseiro brancos; pára-brisa degradê; rodas pintadas de branco, com calotas cromadas; luzes de direção com lentes claras; vidro traseiro térmico; e novos revestimentos no interior.
O problema é que a insegurança do antigo projeto permanece, pois faltam encostos de cabeça nos bancos traseiros, e a instabilidade, devido ao formato pão de forma e ao tipo de suspensão, que rende apelidos como "Jesus está chamando", continua idêntica. A edição comemorativa também não teve nenhuma alteração mecânica. A VW criou um hotsite para vender a Kombi (www.vw.com.br/kombi50anos) e quem quiser comprar deve ligar para: 0800-0195775.