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BMW Série 7: Lapidando a sofisticação

Marca alemã apresenta o novo sedã de luxo, que passou por pequenas mudanças no visual e na mecânica, além de atualização tecnológica dos pacotes de conforto e segurança

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Marca alemã apresenta o novo sedã de luxo, que passou por pequenas mudanças no visual e na mecânica

Se alguém olha rapidamente para a nova Série 7 da BMW, que começa a ser vendida na Europa em julho, certamente vai confundi-la com a atual, pois as mudanças externas foram muito pequenas e podem passar despercebidas. As principais alterações estão nos para-choques, que ganharam novas entradas de ar; nos faróis, que mantiveram os anéis iluminados (característicos da marca alemã) mas que agora são compostos totalmente por luzes de LED; na grade dianteira (com o famoso formato de dois rins), que ficou mais saliente e com nove barras (em vez das 12 do modelo anterior); nos espelhos retrovisores, que foram redesenhados e ganharam repetidores de seta mais visíveis lateralmente; e na barra cromada traseira, que une as duas lanternas e dá um toque a mais de elegância, em contraste com a dupla saída de escape, que coloca uma pitada de esportividade.

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Por dentro, o sedã também teve alterações que o deixaram mais refinado e sofisticado tecnologicamente. Os bancos dianteiros são novos e foram projetados para oferecer melhor apoio lateral e reduzir o cansaço em viagens longas. O conforto no banco traseiro também foi otimizado para dois ocupantes, que ganharam novo sistema de entretenimento (opcional) com telas de 9,2 polegadas, completado em alto nível pelo novo sistema de som Bang & Olufsen, com 16 alto-falantes e 1.200watts de potência. Outra novidade tecnológica interessante é a tela em 3D de 10,2 polegadas no painel central, que possibilitou um controle mais eficiente das funções do veículo. As cores dos instrumentos do painel agora variam de acordo com a função escolhida pelo motorista.

Barra cromada une as lanternas dando um toque de elegância em contraste com a pitada de esportividade da saída dupla de escape

REFORMA A atualização inclui também motores e câmbio. As versões 730d, 740d e a estreante 750d xDrive (com tração integral) ganharam o novo propulsor a diesel biturbo de seis cilindros, considerado o mais econômico da categoria. As 730i e 740i mantiveram o motor a gasolina de seis cilindros, que desenvolve 315cv de potência e 45,6kgfm de torque, mas que ficou 20% mais econômico com a nova transmissão automática de oito velocidades, que agora equipa todos os Série 7. Já o motor V8 4.4 biturbo a gasolina, que está sob o capô da 750i, ficou mais potente e mais forte e passou a desenvolver 445cv de potência (45cv a mais que a versão anterior) e 66,3kgfm de torque (um aumento de 4,1kgfm). Para quem quer ainda mais fôlego, há a versão topo de linha, a 760i, equipada com motor V12 (injeção direta de combustível), que gera 551cv de potência e 76,5kgfm de torque, fazendo o sedanzão chegar aos 100km/h em apenas 4,6 segundos.

Mas a BMW também quis demonstrar sua preocupação com a meio ambiente e deu repaginada na versão ecologicamente mais correta: a híbrida ActiveHybrid 7, que substituiu o motor de oito cilindros a gasolina pelo de seis (de 324cv) para se associar ao elétrico (que desenvolve 55cv e é alimentado por bateria de íons de lítio). Com a troca e a ajuda de sistemas que aproveitam a energia durante as frenagens, desligam o motor durante as paradas e otimizam as trocas de marchas, a marca alemã obteve uma significativa redução do consumo e, consequentemente, das emissões de poluentes nessa versão, que consegue média de 14,7km/l e emite 158g/km de CO2. E sem perder o fôlego, pois acelera até 100km/h em apenas 5,7 segundos.

Tela de 10 polegadas no painel central mostra funções de controle

Os pacotes de segurança e conforto ganharam ainda mais sofisticação e o novo BMW Série 7 tem praticamente tudo, como sistema de visão noturna, com reconhecimento de pedestres; dispositivo que detecta quando o motorista está cansado e sem condições de prosseguir viagem; sistema Connected Drive, que combina informações do veículo com dados da navegação, do trânsito etc.; controle de frenagens em curva; todos os tipos de controles de tração e estabilidade; apoios de cabeça ativos, bancos ventilados, câmeras para visão lateral e traseira, head-up display, que projeta informações no para-brisa; entre muitos outros itens.