Quem olha rapidamente para a nova geração da BMW Série 3 pode até dizer: “Parece uma Série 5 reduzida”. E não deixa de ter certa razão, pois a família de cima é bem parecida. Criadas sob a batuta do designer Adrian van Hoydoonk, que segue uma linha de trabalho bem menos controversa do que a de seu antecessor, Chris Bangle, as formas do novo modelo acompanham a filosofia de design que marcou as gerações anteriores: unir elegância e esportividade sem perder a fluidez.
Desenvolvido sobre a mesma plataforma que serve de base para a próxima Série 1, o novo Série 3 ficou 9,3cm mais comprido, 3,7cm mais largo na dianteira e 4,7cm na traseira. Mas a principal mudança está no entre-eixos maior (5cm), que melhorou bastante o conforto interno, principalmente para os ocupantes do banco traseiro, onde houve um aumento de 1,5cm no espaço para os joelhos atrás dos assentos dianteiros e de 8mm para a cabeça.
Na frente, destacam-se os novos faróis, que agora tocam a tradicional grade de dois rins da marca alemã; o comprido capô, que ficou mais curvo e com dois vincos mais acentuados nas laterais; e a tomada de ar inferior ganhou desenho mais fino no centro. De perfil, as mudanças são menos perceptíveis, embora os novos desenhos de roda chamem bastante a atenção. Na traseira, as lanternas mantiveram o mesmo recorte, invadindo a tampa do porta-malas; e a tampa do porta-malas tem um ressalto menor no alto. A saída dupla de escape combina com o conjunto esportivo.
ENVOLVENTE
Por dentro, chama a atenção o novo painel com design horizontal e envolvente, que coloca os comandos bem mais próximos ao motorista. Outra novidade de destaque é o Head-up Display colorido, que projeta informações e imagens importantes (como velocidade, manutenção etc.) no para-brisa, dentro do campo de visão do motorista, evitando que ele desvie os olhos do trânsito. Os tipos de acabamento e a lista de equipamentos variam sobre uma versão básica com três opções: Sport, Luxury e Modern, que possibilitam várias configurações individuais, incluindo materiais e cores.
Outra grande atração do novo Série 3 é o conceito BMW ConnectedDrive, que funciona por meio de câmeras e combina sistemas de assistência ao motorista e serviços de mobilidade, incluindo controle ativo de cruzeiro, que regula automaticamente a velocidade de acordo com o carro que segue à frente, chegando até a parar e arrancar novamente (Stop&Go); alerta para a presença de outro veículo quando o motorista muda de faixa; alerta para colisão iminente; e informações sobre tráfego na região em tempo real, que emite uma chamada de emergência (para serviços de socorro) e toma diversas medidas de proteção para os ocupantes em caso de acidente, entre outros. O carro tem ainda sistema que possibilita ao motorista abrir a tampa do porta-malas quando estiver com as mãos ocupadas.
Mas algumas importantes novidades ficam escondidas. Graças a tecnologias como a função Start/Stop (que desliga o motor em todas as paradas), o TwinPower Turbo, a injeção direta de gasolina de alta precisão, comando variável de válvulas e indicador de mudança ideal de marchas, os dois motores disponíveis para o Brasil (2.0, de 245cv; e 3.0, de 306cv) estão mais potentes, econômicos e ecológicos. O modelo é equipado com câmbio manual de seis velocidades, mas a BMW vai trazer para o Brasil apenas unidades com transmissão automática de oito marchas, que possibilita escolher quatro modos de condução (Sport, Sport%2b, Comfort e Economy).
FICHA TÉCNICA
Motores
2.0, de 245cv de potência e 35,7kgfm de torque; ou 3.0, de 306cv e 40,8kgfm
Câmbios
Manual, de seis velocidades; ou automático, de oito marchas
Dimensões
Comprimento, 4,62m; largura, 1,81m; altura, 1,42m; e entre-eixos, 2,81m
Porta-malas
480 litros
Aceleração até 100km/h
5,9s (2.0 manual) e 6,1s (2.0 automático); e 5,5s (3.0 manual ou automático)
Velocidade máxima
250km/h (limitada eletronicamente)
PREÇOS
A nova Série 3 será vendida por:
328i – R$ 171.400
328i Sport Line 2.0 – R$ 189.700
328i Luxury Line – R$ 212.950
328i Plus - R$ 229.950
335 Sport Line 3.0 – R$ 294.950
Os preços são de versões equipadas com câmbio automático de oito velocidades.
(*) Jornalista viajou a convite da BMW do Brasil