O BMW X5 vestiu uma roupagem mais esportiva, ao modo do seu "companheiro" de plataforma X6. Os aperfeiçoamentos em sua aparência (que a marca define como ?atlética?), o utilitário esportivo lançado em 2006 passou a contar com um para-choque frontal com entradas de ar mais avantajadas, que fazem conjunto com os faróis de neblina destacados e com o acabamento em alumínio na porção inferior. Na traseira também houve mudanças. As lanternas ganharam elementos mais horizontais, em LEDs, enquanto as saídas de escape valorizam o para-choque mais abaulado.
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Em mecânica, todas as versões do carro passam a vir equipadas com o câmbio automático de oito marchas. A gama de motorizações também traz novidades, na forma de três novos motores, dois deles movidos a diesel. A versão de entrada xDrive30d recebeu um novo motor 3.0 seis cilindros que, com o auxílio de turbo e injeção direta, gera 248 cv de potência e 55 kgfm de torque. É o suficiente para levar o peso-pesado de zero a 100 km/h em 7,7 segundos e atingir a velocidade máxima de 222 km/h. Tudo com um consumo médio declarado pela marca de 13,5 km/l.
A versão mais potente a diesel, a xDrive40d, é impulsionada pelo mesmo 3.0, mas que passa a contar com dois turbocompressores e sistema variável de abertura de válvulas Valvetronic. Com isso, o propulsor passa a entregar 306 cv e 61,1 kgfm, que o levam da imobilidade aos 100 km/h em 6,8 segundos. A velocidade máxima é de 235 km/h. A maior disposição cobra o seu preço na sede de diesel: 9,9 km/l declarados.
O motor V8 a gasolina equipa a versão xDrive50i, que deve desembarcar no Brasil. O propulsor 4.4 abusa do vigor graças aos seus dois turbos. Com a sobrealimentação aliada ao Valvetronic, o oito cilindros dispõe de saudáveis 408 cv e 61,1 kgfm, que o levam de zero a 100 km/h em um tempo de 5,5 segundos e à velocidade máxima de 250 km/h. Um desempenho comparável ao dos melhores sedãs da marca bávara. O consumo médio divulgado não é tão empolgador quanto o rendimento: 8 km/l.