UAI

BMW irá lançar Z4 mais potente em Detroit

O roadster com capota rígida retrátil ganha versão sDrive 35is, com 340 cv de potência e função ?overboost?

Publicidade
Foto:

Ainda não é o esperado BMW Z4 M. Ainda assim, a revelação da versão sDrive 35is, a mais potente do roadster não deixa de ser empolgante. O lançamento do Z4 sDrive35is será em janeiro já como versão 2011 no Salão de Detroit, onde há exatos 12 meses a segunda geração foi apresentada. O fabricante da Bavária "apimentou" o motor 3.0 biturbo do conversível. O seis cilindros em linha, que já rendia louváveis 306 cv de potência e 41,4 kgfm de torque, teve a admissão de ar aprimorada e a pressão dos turbocompressores aumentada. Com essa receita, foi fácil obter 340 cv a 5.900 rpm e 45,9 kgfm. O esportivo conta ainda com uma função "overboost", que eleva o torque a 51 kgfm momentaneamente para obter o que a fábrica definiu como "uma aceleração atlética".

Somado ao aumento geral de força, o recurso permitiu baixar o tempo gasto da imobilidade até os 100 km/h para apenas 4,7 segundos, contra o tempo de 5,1 s cravado pelo sDrive 35i. O que um "s" no final não faz. Mas a velocidade máxima continua limitada eletronicamente aos cavalheiros 250 km/h. Opcional em outras versões, o câmbio manual automatizado de dupla embreagem e sete marchas é a única opção do Z4 sDrive35is, mas chega com um ajuste diferenciado. Esse Z4 vêm de série com o pacote "M", que contempla kit aerodinâmico e suspensão adaptativa com controle eletrônico, com altura de rodagem 1 cm menor. E, para tornar o modelo e quem está dentro dele ainda mais rápidos, esse Z4 chega com ?função de largada? ? "launch control" ? que gerencia todos os parâmetros do veículo em busca das melhores arrancadas possíveis.

Veja as fotos do BMW Z4 sDrive 35is!

A nova configuração também se distancia das demais sensorialmente. A BMW dotou o esportivo com um sistema de escapamento cujo som emitido tem uma nova afinação. De acordo com a marca, a nota é de um ribombar profundo, com um enfoque nos sons de baixa freqüência. Em estética esse exemplar conta com rodas especiais com cinco aros com jogos aro 18 ou 19 como opcional. O para-choque dianteiro exibe orgulhoso detalhes prateados nas entradas de ar das extremidades, enquanto a peça traseira ostenta contornos mais arrojados. Para completar, há retrovisores em prata oxidado, acabamento exclusivo no interior, instrumentos com fundo cinza e novas opções de cores, que incluem o vermelho metálico das fotos.

O BMW sDrive 35is faz de zero a 100 km/h em apenas 4,7 s, mas fica nos 250 km/h



Dentro da filosofia EfficientDynamics, que aplica soluções mais eficientes em prol de índices menores de consumo e emissões, o Z4 vêm equipado com direção elétrica ativa, sistema de recuperação da energia cinética gerada pelos freios e sistemas do motor sob demanda, em que um determinado componente fica desligado até que ele seja exigido. O bólido estará disponível nas concessionárias da Europa e América do Norte no segundo trimestre de 2010, mas não deve tardar a chegar no mercado brasileiro. Interessado? Prepare o bolso, porque o top de linha atual no Brasil, o Z4 sDrive 35i, tem preço inicial sugerido de R$ 307 mil e ainda não se sabe por quanto a mais sairá esse "s" acrescentado no final.