A BMW do Brasil desmentiu a informação de que os planos da construção de uma fábrica no país estaria em 'standy by'. A notícia foi divulgada em reportagens de veículos de comunicação do Brasil nesta semana.
Segundo as informações veiculadas na imprensa, um executivo da marca teria dito durante a divulgação do balanço do primeiro trimestre da empresa, na Alemanha, que o início da construção da fábrica no Brasil estaria suspenso. O motivo seriam as incertezas do novo regime automotivo brasileiro para os importadores. No ano passado, o governo elevou em 30 pontos percentuais o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os veículos importados, o que causou impacto no mercado de automóveis no país e fez subir consideravelmente os valores dos carros produzidos lá fora. Antes da alta, um Mercedes-Benz C180 0km, por exemplo, custava R$ 114 mil. Hoje, é vendido por R$ 134 mil.
A BMW do Brasil informou que a construção da planta brasileira continua nos planos e que não houve mudança. No entanto, o fabricante afirmou que ainda não há um local definido para abrigar a unidade e nem uma data prevista para início da produção de veículos no Brasil.