UAI

BMW cria versão comemorativa do M5

Sedã superesportivo tem a potência aumentada de 514 cv para 588 cv além de peso menor

Publicidade
Foto:

A BMW criou uma versão comemorativa do M5 em homenagem aos 25 anos do modelo, que se tornou o mais emblemático dos sedãs esportivos, verdadeiros lobos em pele de cordeiro. O ?motorzão? V10 do bólido recebeu um acréscimo de litragem, que passou de 5 litros para 5,5 l. O suficiente para elevar a sua potência de 514 cv para 588 cv, tal como o torque, estimado em 55,3 kgfm contra 53 kgfm do original. A marca também utilizou materiais mais leves, como fibra de carbono nos bancos dianteiros e no teto do sedã, além de ter retirado o banco traseiro, o que diminuiu o peso em cerca de 50 kg, para um total de 1.780 kg. A geração anterior do cupê M3 já havia passado por um processo semelhante na versão CSL, em que perdeu peso e ganhou potência.

Embora a BMW não divulgue dados de desempenho, esta versão do M5 é mais rápida que a ?civil?, que acelera de zero a 100 km/h em 4,5 segundos e alcança uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. De acordo com a marca da Bavária, este M5 percorre uma volta no tradicional circuito de Nürburgring ? palco de testes dinâmicos para veículos de todo o mundo ? em 20 segundos a menos do que o modelo de série, algo em torno de 7 minutos e 50 segundos.

Sedã esportivo foi testado no circuito alemão de Nürburgring



O câmbio adotado é o mesmo do M3, uma caixa automatizada de sete marchas reforçada para suportar o maior rendimento. O M5 preparado não será lançado no mercado, mas representa o último suspiro do consagrado motor V10, capaz de atingir giros de 8 mil rpm. Esse propulsor será substituído em 2011 por um V8 biturbo de menor litragem na nova geração do Série 5.